icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 franquias que não caíram na maldição do terceiro filme

POR Ana Monteiro EM Fatos Nerd 08/11/17 às 16h58

capa do post 7 franquias que não caíram na maldição do terceiro filme

Você já ouviu falar da Maldição do Terceiro Filme? Reza a lenda de que as franquias começam a perder seus propósitos durante suas sequências, e é no terceiro filme que toda a história vai por água abaixo. Quer um exemplo? Compare o terceiro filme do Homem de Ferro com seus antecessores. Ou se lembre do filme do Homem Aranha que fechou a trilogia de Sam Raimi. Também foi em O Lado Oculto da Lua que os filmes de Transformers começaram a desandar.

Será que realmente não tem jeito e todos os filmes estão fadados a fracassar em algum momento? Selecionamos alguns filmes para provar que é possível superar essa tal maldição!

1 - Harry Potter

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban não só é um exemplo de filme que sobreviveu a maldição do terceiro filme, como também foi um dos melhores de sua franquia. Enquanto o primeiro filme, A Pedra Filosofal, e o segundo, A Câmara Secreta, mostravam a infância de Harry, foi no terceiro filme que o elenco começou a ficar adulto. Além disso, também foi o marco na história de quando as coisas realmente começaram a ficar mais sombrias e perigosas.

2 - Piratas do Caribe

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo conseguiu escapar da maldição porque respondia várias questões que foram deixadas em aberto no filme antecessor, O Baú da Morte. É nele que a morte de Jack Sparrow é resolvida, e que depois de muita luta, os personagens finalmente conseguem dar um fim no terrível Davy Jones. Uma pena que no quarto filme as coisas começaram a dar errado e a franquia deixou de ser interessante.

3 - Toy Story

Toy Story 3 foi um acerto da Pixar por um simples motivo: timing. Quem conheceu Woody, Buzz Lightyear e todos os outros brinquedos durante a infância havia crescido e já estava prestes na época de faculdade quando o filme foi lançado. E aí como não se identificar com a questão de Andy ter crescido, criado novas prioridades, não ter mais tempo e nem interesse em brinquedos mesmo morrendo de saudade? O sucesso foi tanto que já existem planos para o quarto filme da franquia.

4 - Star Wars

Star Wars é Star Wars, não tem nem o que discutir. Para uma franquia voltar a vida depois de tanto tempo é sinal de que ela é muito boa e cheia de fãs. Apesar das críticas ao episódio 6, O Retorno Jedi, o arco foi um sucesso. Tanto é tempos depois foi uma decisão segura para o estúdio produzir os três episódios que antecedem o primeiro arco. Já tinha reparado? A primeira trilogia foi tão boa que deu espaço para outra trilogia surgir. Isso porque nem falamos dos filmes que estão sendo lançados atualmente.

5 - O Senhor dos Anéis

A trilogia O Senhor dos Anéis foi indicada em categorias do Oscar trinta vezes e levou o prêmio dezessete. A obra clássica de Tolkien ganhou uma adaptação a altura pelo diretor Peter Jackson. No terceiro filme, O Retorno do Rei, os espectadores foram presenteados com cenas de batalha épicas, reencontros emocionantes e um final feliz para boa parte dos personagens. Pena que o sucesso da trilogia fez com que O Hobbit fosse visto como uma mina de ouro e, por isso, tentaram fazer outra trilogia em cima desse pequeno livro. A trilogia de O Hobbit é a maldição do começo ao fim, e não só no terceiro filme.

6 - Jogos Vorazes

Jogos Vorazes: A Esperança mostra o momento exato que a trama deixa de ser sobre um reality show de sobrevivência e se torna realmente uma revolução. Ele responde imediatamente algumas questões que foram deixadas em aberto no segundo filme e mostra quem é o verdadeiro vilão da obra. A única coisa questionável é a necessidade de ter dividido a adaptação do livro em duas partes, mas é algo que dá para relevar.

7 - Batman

Depois da atuação incrível de Heath Ledger como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas, a maldição do terceiro filme era o destino certeiro de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Mas, para a surpresa de todos, o filme fechou a trilogia do diretor Christopher Nolan com chave de ouro. Entre os personagens que se destacaram estão a Mulher Gato de Anne Hathaway e o vilão Bane de Tom Hardy. Por isso que até hoje, os fãs clamam pelo retorno desse diretor e do ator Christian Bale como Batman.

Você é fã de algum desses filmes? Concorda que eles escaparam da maldição do terceiro filme?  E qual outro filme você acha que também surpreendeu a todos mesmo sendo o terceiro? Você acha que algum outro filme não conseguiu escapar dessa sina? Deixe sua opinião nos comentários!


Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest