icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 funções que você não sabia que seu celular tinha

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      16/12/16 às 14h32
capa do post 7 funções que você não sabia que seu celular tinha

Qual a última vez que você passou mais que um dia ou algumas horas longe de seu celular? É difícil lembrar de quando passamos tempo distante dos aparelhos que se tornaram indispensáveis a nossa vida nos últimos anos.

Com alguns simples truques você vai ser capaz de realizar novas tarefas com seu aparelho, quem sabe até prolongando a vida útil dele e não precisando de uma nova troca. São ideias inovadoras que vão acrescentar novas possibilidades para seu celular, permitindo funções que talvez não sejam nativas dele.

Conheça algumas das tarefas secretas que você pode fazer com o aparelho que você já tem em casa, com algumas simples modificações bem fáceis de se fazer.

1 - Dispositivo de escuta

Talvez você nunca tivesse pensando nisso, mas existe uma forma de utilizar seu celular como um equipamento destinado a funções de espionagem ou monitoramento de segurança de sua casa. Basta deixar o celular configurado em modo de completo silêncio e sem funções de vibração, com a função de auto resposta ativada. A partir daí, de qualquer lugar que você estiver, basta ligar para o aparelho, que vai responder automaticamente e te permitir ouvir o que está acontecendo no local.

2 - Bloqueio eterno

Se você tiver algum problema com aparelho celular perdido ou roubado, existe uma forma de bloquear o dispositivo para sempre. Cada chip celular recebe um código de 15 números exclusivo atribuído a ele. Caso você ligue para sua operadora e peça o bloqueio a partir do número em questão - chamado de código IMEI -, o telefone se tornará inútil a partir daí. A medida é tão útil que, se utilizada com mais frequência, pode ajudar a reduzir ou eliminar os casos de roubos de celulares. Para acessar o código de seu chip basta digitar a combinação *#06#.

3 - Microscópio

Pode parecer surpreendente, mas existe uma forma de fazer celulares com câmeras comuns se transforarem em microscópios a partir de um simples truque. Você vai precisar de uma pequena lente específica para ser colocada no celular, como lentes destinadas a canetas laser, por exemplo, fáceis de encontrar. Com a lente em mãos, basta fixá-la sobre a câmera do celular e utilizar a tecnologia para ver objetos que não conseguia ver a olho nu antes.

4 - Tirar fotos debaixo d'água

Se você tem essa função nativa no seu celular, provavelmente deve utilizá-la com certa frequência, mas se não tem, saiba que pode conseguir os mesmos efeitos com qualquer aparelho. Existem cases e bolsas especiais que protegem o seu celular da água, mas você não precisa comprá-las. Colocando o celular dentro de saquinhos ziploc ou até mesmo embalando com plástico filme, é possível conseguir o mesmo efeito e garantir a proteção do aparelho. Tente com um celular antigo antes de arriscar com o seu para conferir.

5 - Desbloqueio facial

Existem diferentes formas que os usuários utilizam para bloquear os seus próprios telefones. Pode ser um simples gesto de arrastar a tela, um desenho de um complexo padrão, uma senha numérica ou até mesmo palavras complexas. Além dessas, porém, existe uma função nativa em alguns modelos Android que permite o desbloqueio da tela a partir do rosto de alguém. Procure as configurações de segurança de seu aparelho ou um aplicativo específico para isso.

6 - Fazer hologramas

Com uma tecnologia que parece mágica, é possível criar hologramas virtuais em 3D que parecem sair da tela de seu celular. Para esse recurso, você vai precisar construir um pequeno aparelho plástico com objetos caseiros. Com um pouco de paciência vai ser capaz de desenvolver apresentações incríveis e surpreender todos ao seu redor. No YouTube, é possível encontrar uma série de tutoriais ensinando a fazer o seu próprio projetor.

7 - Aumentar a vida útil do celular

Com o tempo de uso, é normal que o celular acumule sujeira e poeira em lugares não tão fáceis de se fazer uma faxina periódica, como por exemplo nas entradas de carregadores e fones de ouvido dos aparelhos. Para eliminar dejetos que podem atrapalhar o processo de carregamento e diminuir a vida útil do celular, você pode utilizar uma simples seringa. Se certifique que ela está cheia de ar e não contenha algum líquido que pode prejudicar o aparelho e injete na abertura desejada. O ar vai ajudar a empurrar as partículas de poeira para fora, melhorando a limpeza do celular.

Qual desses truques você mais gostou? Experimente alguns deles e conte para gente os resultados nos comentários.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest