• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 gírias que todo mundo usava nos tempos de Orkut

POR Bruno Destéfano    EM Entretenimento      22/07/19 às 15h09

Vivemos em um período de constantes evoluções ao longo de poucos anos, especialmente, por causa das tecnologias... e das redes sociais! É tanta mudança que nós nem conseguimos acompanhar tudo ao mesmo tempo. Em questão de semanas (ou dias), o Instagram pode nos surpreender de uma hora para outra. Inclusive, a "bola da vez" é a omissão da quantidade de likes nas postagens (mesmo que ainda dê para burlar quando você entra no perfil pelo notebook). O processo ainda está em fase de testes, mas aparentemente veio para ficar. Muitas pessoas e empresas terão que se readequar ao novo formato da rede social, pois o engajamento se dará de maneira diferente. No entanto, antes de Facebook e de Instagram, nós vivíamos em uma era cheia de peculiaridades. Existem gírias que todo mundo usava nos tempos de Orkut.

Até mesmo a maneira de digitar era completamente específica da rede social, com base nas suas ferramentas. Quem não se lembra das comunidades, dos scraps, dos álbuns de fotos e dos avatares mudando de tamanho o tempo fucking todo? Aquilo sim era problema de verdade. Se preparem, pois hoje estou particularmente nostálgico. Está preparando para explorar as gírias da rede social? Confesso que até hoje eu ainda uso algumas no meu vocabulário interno, mas isso vocês não precisam saber.

1- Só add com scrap

A nostalgia, meu pai! Quem viveu essa fase é privilegiado sim! E quem era adicionado pelas pessoas mais populares da rede social também era mais do que privilegiado. Você entrava em um nicho específico, ainda mais quando o perfil era de um fake com centenas de contatos.

E era bagunça? Não era! A pessoa só era adicionada à badalada lista de amigos se ela enviasse uma mensagem no "mural de recados". Essa é uma das gírias que todo mundo usava nos tempos de Orkut.

2- Leio, respondo e apago

Muitas pessoas gostavam de exibir as centenas de mensagens que os amigos deixavam no mural de recados. Porém, algumas simplesmente liam, respondiam e apagavam (bjs). Qualidade era melhor do que quantidade, não é mesmo?

3- O topo é meu!

Se declarar para a pessoa amada era muito mais empolgante na época do Orkut e eu falo isso com propriedade. Quem não se lembra dos famosos depoimentos? Você podia literalmente se declarar para alguém que, por sua vez, decidia se aceitava ou não. Caso positivo, a mensagem aparecia abaixo do perfil dessa pessoa para todo mundo ver. Era mágico.

Claro que, muitas vezes, isso não funcionava. Os traumas eram reais. Imagina você se declarar para a pessoa e ela não fazer nem questão de aceitar o depoimento? Dói. No entanto, era mais comum enviar depoimentos para os amigos mesmo.

Como o mais recente sempre apareceria primeiro, as pessoas ficavam disputando para ver quem ficaria "no topo" do perfil. Essa é uma das gírias que todo mundo usava nos tempos de Orkut.

4- Pacas

"Eu mal te conheço, mas já te gosto pacas (pakas)" era uma das frases mais usadas no início de depoimentos. Não tinha maneira melhor de expressar o quão você gostava da pessoa, mesmo não a conhecendo ao longo de muitos anos.

5- Avatares

Não, eu não estou falando do filme de James Cameron. Os "avatares" eram as fotos de perfil (pessoais ou de comunidades) dentro do Orkut. Ao longo dos anos, os responsáveis pela rede social constantemente alteraram o tamanho dessas fotos.

E, por isso mesmo, muitas comunidades emergiam para te ajudar a "cortar" sua foto de acordo com o novo tamanho. Era praticamente um trabalho com demandas e ofertas! Foi daí que muita gente encontrou paixão em design gráfico e/ou edição de imagem. Orkut também é cultura!

6- DSTV

O DRAMA ESTAVA IMPLANTADO! Quando alguém desativava um perfil no Orkut, inseria a sigla "DSTV" antes ou depois do nome de usuário. Excluir o perfil? Simplesmente sair e nunca mais acessar? Mas é claro que não! Era muito mais dramático dizer que você "desativou" por tempo indeterminado.

Foi o mais perto que já chegamos de saber como as pessoas reagiriam em nosso enterro. Nesse caso, numa espécie de enterro virtual. Os scraps se acumulava de mensagens confusas.

"PQ vooc desAtivou, miguxoOOoO?!??11?1 OQ acontecel?11?!!?1 VoOolta, porfá!!!!!!! SddsS :( :'(". Essa é uma das gírias que todo mundo usava nos tempos de Orkut.

7- ON e OFF

E quem não lembra dos perfis fakes do Orkut? Icônico! Por trás de cada conta falsa (ON), havia uma pessoa real (OFF). Eram dois personagens completamente diferentes.

As pessoas podiam se relacionar com a sua persona fake ou com o da vida real (geralmente era com o perfil fake). Os perfis viviam um mundo à parte, com festas virtuais, amizades, encontros e discussões em comunidades. Definitivamente são tempos que não voltam mais.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+