• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 hábitos de pessoas idosas que podem indicar problemas mentais

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      07/06/19 às 16h24

O envelhecimento natural é uma das poucas coisas que temos certeza no mundo. No entanto, conforme os anos passam, algumas coisas podem acontecer e alguns problemas chegarem. A demência, por exemplo, é a destruição lenta da psique e começa a se apresentar após 65 anos. No mundo inteiro, há quase 50 milhões de pessoas vivendo com esse diagnóstico e esse número só aumenta cada vez mais. De acordo com as previsões de especialistas, em 2030, esse número poderá ter alcançado 70 milhões. Até 2050, cerca de 135 milhões de pessoas podem sofrer disso. Algumas pessoas sofrem por não procurarem um médico ou por falta de informações. Esses problemas mentais podem aparecer antes de finalmente tomar conta.

Os primeiros sinais aparecem entre 5 e 10 anos antes que a doença assuma de vez o seu lugar na vida de uma pessoa idosa. Conhecendo os sintomas, é possível notar as pessoas que tendem a sofrer disso daqui alguns anos. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns hábitos de pessoas idosas que podem indicar problemas mentais. Compartilhe desde já com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Possíveis sinais de problemas mentais

1 - Suspeita

A suspeita pode se manifestar em diversas fases de nossa vida. Há quem tem obsessão de que alguém quer roubar um idoso ou coisa do tipo. Essa acusação geralmente parte de parentes ou vizinhos. Menos frequente, uma pessoa acredita que está sendo envenenada pelos mesmos parentes ou vizinhos. A desconfiança também parte em relação a funcionários públicos. Os idosos não gostam de abrir portas para policiais ou médicos, porque os consideram fraudadores.

2 - Falta de interesse por questões domésticas

Costumamos ver pessoas adultas bem empenhadas em limpar e organizar a casa. Digamos que nossas avós sempre foram empenhadas em limpar a casa e lavar os pratos. Se ela parou com isso do nada, pode significar algo alarmante. Normalmente, ela não ligará para uma pia entupida ou vazamento de água em algum lugar. Esse pode ser um sinal sério.

3 - Mesmas perguntas

É claro que podemos esquecer as coisas vez ou outra, mas é bem importante prestar atenção. Se um idoso perguntar a mesma coisa com muita frequência, pode significar demência. Além disso, esses idosos costumam interromper a si mesmos durante uma fala para refazer a pergunta.

4 - Perda de tempo

Parece algo assustador, mas é algo quase imperceptível para os outros. Esse hábito é manifestado como: uma pessoa acha difícil lembrar o dia e o mês. Às vezes, é até difícil determinar o tempo de acordo com o relógio. É difícil sentir que o tempo passou. Por exemplo, um idoso pode fazer um passeio de 1 hora e acreditar que só se passaram 15 minutos ou 3 horas.

5 - Falta de planos realistas

Isso se manifesta de forma extremamente simples: uma pessoa sonha com algo que é basicamente impossível. Por exemplo, ele diz que vai conquistar o Everest ou construir uma casa à beira de um vulcão. Eles podem sonhar com coisas absurdas e querem realizá-las.

6 - Desejo de estar sozinho

Com essas mudanças, os idosos podem optar por ficarem sozinhos. Eles evitam a sociedade como forma de defesa psicológica, pois têm medo do exterior, o que de repente se tornou quase estranho. Em festas de família, possivelmente se sentarão mais longe e resmungarão de tudo com frequência. Se isso acontecer, você precisa se alertar, pois algo está errado.

7 - Se achar inútil

Uma pessoa idosa pode quebrar algo e não chamar ninguém para consertar, pois sentirão medo do que pensarão dela. Ela prefere ficar com o problema, mesmo que isso a faça chorar e se sentir inútil. Deve-se ficar sempre atento à essas coisas.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+