icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 hábitos de sono inusitados em diferentes partes do mundo

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      26/02/18 às 19h38
capa do post 7 hábitos de sono inusitados em diferentes partes do mundo

Há tempos atrás fizemos uma matéria falando sobre o misterioso fenômeno da paralisia do sono. Mas hoje resolvemos trazer para vocês uma matéria com alguns costumes e hábitos curiosos que existem ao redor do mundo. Pois bem, cada um tem as suas manias na hora de dormir, uns gostam de dormir com ventilador, outros com a luz acesa. E você, tem alguma mania?

Na verdade, trouxemos os costumes estranhos. Por exemplo, vocês costumam dormir no trabalho? No Japão isso é é comum. Já os aborígenes, na Austrália, geralmente dormem em grupos. Confiram então, caros leitores, a nossa matéria com os 7 hábitos de sono inusitados em diferentes partes do mundo:

1 - Os mexicanos e o costume de dormir em rede

Tudo bem que para nós não é espanto algum ver alguém dormindo em uma rede, certo? Até por que, muitos brasileiros amam tirar aquele bom cochilo em rede. A fabricação de redes na península de Yucatán, no México, é algo assustador desde os tempos coloniais. As pessoas da península preferem dormir em redes do que em camas. Bom, todo mundo sabe o quanto é bom uma rede, mas nada se compara ao conforto de uma cama.

2 - Dormir quando se está com medo

Pessoas da ilha de Bali, na Indonésia, já foram observadas exibindo algo que é chamado de 'sono do medo'. Quando estão em alguma situação que envolva medo, elas podem cair em um sono muito profundo em pouco tempo. Essa prática é considerada uma "aquisição cultural". E eles não estão errados em fazer isso, pois segundo estudos, dormir ajuda a reduzir ou até apagar a resposta ao medo.

3 - Dormir sem planejamento

A maioria das pessoas tem uma hora certa para dormir, certo? Algumas dormem à noite e outras trocam à noite pelo dia. Em tribos como a Botswana e Zaire, toda hora é hora de dormir. Segundo a antropóloga Carol Worthman, "eles dormem quando sentem vontade, durante o dia, à tarde, no fim da noite." Algo bem diferente do que o resto do mundo faz. Especialistas dizem que dormir quando estamos cansados é uma boa maneira de descansar e desviar da 'ansiedade do sono'.

4 - Dormir em grupo

Yasmine Musharbash é uma antropóloga da Universidade de Sidney. Ela diz que dormir em grupo é uma 'preferência cultura marcante' entre os aborígenes. "As pessoas sempre dormem em companhia de outras. Você dorme em uma fileira de camas, colchões ou tapetes". Mas existe uma possível razão para esse comportamento. As filas são feitas para proteger os mais vulneráveis, como crianças e idosos. Sendo assim, os adultos mais fortes dormem nas extremidades dessas filas.

5 - Dormir nu

Quem nunca dormiu nu, não sabe o que está perdendo. Segundo estudos, 1 terço dos britânicos diz dormir pelado todos os dias. Ah, e caso você não saiba, já fizemos uma matéria com os benefícios que dormir sem roupas trás para a nossa saúde.

6 - 'Sesta' na Espanha

Um dia normal de trabalho na Espanha é bem diferente do nosso. Eles começam a trabalhar as 9 e vão até as 13:30 da tarde. Depois disso, eles dão uma banana para o capitalismo, vão para casa comer e dormir. Por volta das 17 horas elas voltam e trabalham até, mais ou menos, as 20 horas. E quem não gostaria de ter um intervalo desses no meio da tarde?

7 - Dormir durante o trabalho

Os japoneses estão sempre surpreendendo o resto do mundo. Pois bem, e se você achou legal os espanhóis tirarem uma soneca à tarde, que tal dormir no trabalho? No Japão as pessoas são famosas por trabalharem muito e por isso elas tiram uma soneca no trabalho. Segundo estudos, esses cochilos no trabalho trazem benefícios, como melhorar o desempenho, a criatividade e ainda deixa as pessoas mais produtivas.

E aí, já conheciam todos esses costumes? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest