• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 hábitos que achamos inofensivos mas que não são

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      30/10/18 às 18h38

Algumas coisas a gente sabe que são prejudiciais à saúde. Fumar, beber em excesso, dormir mal ou mesmo comer demais. Vocês estão "carecas" de saber que não nos faz bem. Mas e os hábitos mais comuns que ninguém imagina que podem trazer problemas para nossa saúde? Sim, eles existem e vocês vão ficar impressionados quando começarmos a citá-los.

Por exemplo, você tem o velho costume de usar palito de dente? Sabia que isso traz problemas para a gengiva? São coisas assim que a Fatos Desconhecidos irá mostrar para vocês nessa matéria com os 7 hábitos que achamos inofensivos, mas não são:

1 - Segurar espirro

A principal função do espirro é livrar o corpo de bactérias, vírus e partículas de poeira. Quando a gente segura um espirro, as bactérias permanecem no mesmo lugar. Além disso, segurar um espirro pode danificar sua audição ou esôfago devido à pressão.

2 - Usar palitos de dente

Sabia que os dentistas não aprovam o uso de palitos? Eles são inofensivos para o esmalte dos dentes, mas as gengivas sofrem muito. Com um palito é impossível limpar os espaços entre os dentes, isso é fato. O ideal é sempre usar o fio dental depois de todas as refeições.

3 - Dormir de cara no travesseiro

Dormir com a cara afundada no travesseiro pode ser aconchegante, mas é muito prejudicial à saúde. Quando ficamos nessa posição, a nossa respiração é prejudicada, o pescoço fica em uma posição que atrapalha a circulação sanguínea e as vértebras cervicais são afetadas.

4 - Roer objetos

O esmalte dos dentes é bastante prejudicado quando uma pessoa fica roendo coisas como clipe de papel, canetas, lápis e outros objetos. Por isso é também bom evitar fazer coisas com os dentes como abrir garrafas, morder cubos de gelo e doces.

5 - Lavar o cabelo com água quente

Se você gosta de sempre tomar um banho muito quente, saiba que é hora de acabar com esse hábito. Isso porque o banho muito quente pode causar fortes dores de cabeça. Além disso, a água muito quente faz com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo trabalhem mais, fazendo com que o cabelo fique sujo mais rapidamente.

6 - Assoprar pequenas feridas

A primeira coisa que as pessoas fazem quando cortam o dedo, é colocá-lo na boca ou assoprar a ferida. Cientistas da Universidade de Harvard contaram mais de 600 espécies de microorganismos que vivem na boca humana. O sangue coagulado na ferida é um excelente meio para a reprodução desses microorganismos. Tente sempre fazer o curativo da maneira certa e nunca assoprando ou colocando a ferida na boca.

7 - Tocar o rosto e depois esfregar os olhos

Várias erupções cutâneas como acnes e herpes são possíveis de estar na nossa face. Se esfregarmos os olhos, existe uma chance de pegarmos uma conjuntivite, por exemplo. Então, quando você estiver com as mãos sujas, evite ao máximo esfregá-las no rosto ou mesmo nos olhos.

E vocês, sabiam dos riscos de todas essas coisas? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+