• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 hábitos que fazem piorar as suas espinhas e você não sabia

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      30/09/19 às 17h40

Quem já foi um adolescente, se lembra bem delas. E quem ainda não foi, que se prepare. As espinhas podem ser consideradas uma das piores partes de ser jovem. Algumas pessoas têm experiências terríveis com essas bolsas inflamatórias, que nascem em qualquer parte do corpo, principalmente no rosto.

As espinhas podem ser as piores inimigas de uma pessoa. Além de feias, são um tanto quanto nojentas. E para piorar, elas podem surgir do nada. E por que elas aparecem? Como aprendemos nas aulas de biologia, a pele é repleta de glândulas sebáceas, que produzem uma substância oleosa. O objetivo dessa substância é limpar os pelos e a pele, e depois,ser eliminada pelos poros.

Mas se os poros estiverem entupidos, seja pelos crescimento inadequado de pelos ou pelo aumento na produção das glândulas sebáceas, os cravos aparecem. E se esses cravos sofrerem infecções bacterianas, que são muito comuns em nossa pele, eles se transformam em espinhas.

Existem vários tratamentos para diminuir as espinhas. Mas, mesmo fazendo alguns deles, elas podem não diminuir e, em alguns casos, até aumentar. Isso porque, você provavelmente, deve estar fazendo algum desses hábitos, que podem agravar o surgimento das espinhas. Mostramos alguns deles aqui.

1 - Compartilhamento de pincéis

A acne não é uma coisa contagiosa, mas algumas coisas podem ajudar com que ela apareça mais. Compartilhar pincéis de maquiagem, ou aplicadores, é uma dessas coisas. Eles podem ter bactérias, gordura ou células mortas. E isso ajuda o entupimento dos poros e o aparecimento das espinhas.

2 - Lavar o rosto o dia todo

É claro que a higiene é muito importante na nossa vida. Mas limpar o rosto, excessivamente, pode causar mais problemas. O que os especialistas recomendam é que se lave o rosto, logo depois de acordar e antes de dormir. Às vezes, também depois de alguma atividade física, que tenha exigido muito esforço.

3 - Ressecar a pele

Quem tem a pele oleosa, também sofre. E, com certeza, você tem sempre a vontade de ressecá-la, mas esse não é um hábito tão bom. Secar o rosto sempre, fará com que ele fique vermelho e descasque. O recomendável é que, com a pele seca, se passe um hidratante para peles oleosas.

4 - Espremer

Todo mundo já ouviu que não se deve espremer as espinhas. E isso, realmente, é real. O motivo é por conta do fato de que, se espremer a inflamação, você está, muito provavelmente, empurrando células mortas e bactérias para camadas mais profundas da sua pele. Esse fato faz com que a inflamação aumente. E as consequências podem piores. Em síntese, um número maior de acnes ou até mesmo cicatrizes, para o resto da vida.

5 - Esfregar a pele

Esfregar a pele, em especial com toalhas ou papel, pode piorar ainda mais o problema. O recomendável é usar um limpador suave e o aplicar com as pontas dos dedos, em movimentos circulares. Depois, basta enxaguar delicadamente com água morna.

6 - Cosméticos

Quando se tem uma espinha, às vezes, é preciso disfarçá-la. Mas usar cosméticos para isso, não é um hábito bom. Esses cosméticos podem entupir os poros e também piorar os aspectos das espinhas.

7 - Pegar sol

Tentar "secar" as espinhas, por meio do sol, pode ser um pensamento recorrente das pessoas. Mas ele é bastante errado. Em um primeiro momento, isso pode até acontecer mas, depois, a espinha irá voltar e pior do que estava antes. Isso porque ela pode vir acompanhada de manchas e de um envelhecimento que o sol provocou.

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+