icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 hábitos que retardam o metabolismo e podem te fazer ganhar peso

POR Jesus Galvão EM Curiosidades 23/05/19 às 14h37

capa do post 7 hábitos que retardam o metabolismo e podem te fazer ganhar peso

Nosso corpo é perfeito e, portanto, as suas funcionalidades trabalham de tal maneira. Ou pelo menos deveriam. Cada pequena célula desempenha um importante papel para o seu bom funcionamento. E para isso, certas coisas são necessárias para auxiliá-lo, como dormir, descansar, se alimentar corretamente e, acredite você ou não, estabelecer rotinas.

O metabolismo, processo de transformar os alimentos ingeridos em energia, também sofre a influência de nossas ações. Certos hábitos podem então alterá-lo, causando problemas como o ganho de peso, por exemplo. Hoje, trouxemos para vocês alguns hábitos que podem estar retardando seu metabolismo e te fazendo ganhar uns quilinhos a mais. Confira!

1 - Horário para comer

Estudos mostraram que se alimentar em horários aleatórios pode lhe fazer engordar. Isso porque nosso organismo não compreende quando será a próxima refeição e desacelera tudo, para poupar energia. O ideal é tentar criar uma "rotina", estabelecendo horários fixos para se alimentar adequadamente.

2 - Privação de sono

É quase uma questão de lógica deduzir que pessoas que dormem mal ou pouco não sejam tão dispostas e usem menos calorias ao longo do dia. Tente encontrar uma maneira de dormir melhor. Alguns chás e os modernos aplicativos para smartphones podem auxiliar.

3 - Não comer o suficiente

Se reduzimos a ingestão de calorias, nosso corpo entra em um modo de "fome" e diminui nosso metabolismo para poupar energia o quanto puder. Caso você queira iniciar uma dieta para perder peso, os nutricionistas recomendam que se corte aproximadamente 200 calorias para que tudo seja feito de modo saudável.

4 - Ficar sentado por muito tempo

Caso você passe o dia todo sentado atrás de um computador por exemplo, saiba que isso pode estar afetando seu metabolismo. Sabendo disso, muitas empresas têm incentivado cada vez mais que seus colaboradores façam exercícios simples e alongamentos em certos intervalos ao longo da jornada de trabalho.

5 - Falta de cálcio

A ingestão de cálcio suficiente é de suma importância para regular o metabolismo. Mesmo que você não possa tomar leite e/ou seja intolerante a lactose, existem diversos alimentos que são ricas em cálcio e que você pode incorporar a sua dieta.

6 - Desidratação

Tudo em nosso corpo basicamente depende da ingestão de água. Caso você esteja desidratado, as coisas não vão funcionar bem. Estudos descobriram que beber água pode nos ajudar nas questões do metabolismo. A ingestão do líquido poderia aumentar sua taxa metabólica em cerca de 30%.

7 - Jet lag

Nosso corpo possui uma espécie de relógio interno e caso ele seja interrompido, por exemplo quando viajamos longas horas e temos que nos adaptar a um outra rotina, todo o corpo sofre. Em especial nosso metabolismo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest