• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 histórias de astronautas que farão você nunca querer ir para o espaço

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      27/05/19 às 17h27

Imagine a seguinte situação: você está sozinho a centenas de quilômetros da Terra. Sem ter a quem recorrer à curto prazo, acaba testemunhando algo humanamente perturbador. O que faria? Como reagiria? Nós sabemos que os astronautas vislumbram fenômenos impressionantes. Contudo, por vezes, o que eles veem não é apenas inacreditável, mas inexplicável. Há algumas coisas realmente assustadoras que os astronautas presenciaram no espaço e nós não tínhamos nem ideia. Os astronautas já relataram ter captado luzes estranhas, extraterrestres e até mesmo OVNIs. Isso faz com que você talvez se pergunte: eles realmente viram essas coisas todas ou o contato com o espaço sideral pode simplesmente distorcer as noções de realidade dentro da psique humana? Por isso, preparamos uma lista com 7 histórias de astronautas que farão você nunca querer ir para o espaço.

Essas estranhas histórias intergalácticas provam que o espaço definitivamente não é para as pessoas que se surpreendem com qualquer coisa. Algumas das narrativas fazem com que nós repensemos o que é ficção e o que é realidade.

1- Alô? Quem está aí?

Em 2003, Yang Liwei tornou-se o primeiro astronauta enviado ao espaço pelo programa espacial chinês. Em seu voo inaugural, ele disse que ouviu "alguém derrubando alguma coisa fora da espaçonave e batendo um 'balde de ferro' com um 'martelo de madeira'". O astronauta olhou para as regiões externas, mas foi incapaz de encontrar a fonte dos barulhos. Considerando que o espaço é um vácuo, foi ainda mais estranho que ele tenha escutado quaisquer ruídos. Inclusive, Liwei não foi o único a presenciar esse fenômeno; outros astronautas chineses ouviram o mesmo som em missões de 2005 e 2008.

2- Música sideral

Depois de quatro longos dias, os astronautas americanos Tom Stafford, Gene Cernan e John Young estavam do outro lado da Lua. O ano? 1969. Enquanto fotografavam crateras, os três integrantes da missão Apollo X começaram a ouvir ruídos oriundos de seus fones de ouvido. Aconteceu por uma hora inteira. "Com certeza é uma música estranha", disse o Comandante Cernan no instante em que presenciou o ocorrido. "Nós vamos ter que descobrir o que é isso", respondeu Piloto Young. "Ninguém vai acreditar em nós."

Após décadas, a Popular Science e Time deram explicações contundentes, afirmando que o som emanava da interferência de rádio entre naves espaciais. No entanto, alguém poderia pensar que três astronautas experientes estariam acostumados a estranhos acontecimentos no espaço.

3- Enguia no espaço?

O astronauta aposentado da NASA, Dr. Story Musgrave, é veterano de seis missões espaciais entre 1983 e 1996. Então, seria difícil descredibilizá-lo. Entretanto, ele afirma que vira uma espécie de enguia branca com oito metros de comprimento flutuando no espaço. Não é difícil imaginar que esta poderia ter sido uma mangueira separada da nave espacial, mas Musgrave permanece inflexível quanto às suas conclusões. Essa é uma das histórias de astronautas que farão você nunca querer ir para o espaço.

4- Explosões de luz

Durante a missão Apollo 11, os astronautas relataram ter captado "flashes de luz" diante de seus olhos. Experimentos foram conduzidos nas quatro missões subsequentes para tentar descobrir o que estava causando essas visões estranhas. Por fim, a NASA determinou que os astronautas estavam vendo raios cósmicos que não podem ser verificados a partir da Terra.

5- OVNI captado por dois minutos seguidos

Ao longo de sua carreira, o astronauta soviético do Azerbaijão, Musa Manarov, passou 541 dias no espaço. No entanto, somente um dia fora necessário para ele captar o inimaginável. A caminho da estação espacial MIR, Manarov filmou um OVNI em forma de 'charuto' por dois minutos seguidos. Ele nega veementemente que este OVNI seja um mero lixo espacial.

6- OVNI com braços

Quando pensamos em OVNIs, geralmente associamos a imagem de discos voadores. Qualquer coisa além do nosso entendimento é bem difícil de explicar, como os astronautas James McDivitt e Ed White acabaram percebendo. Isso aconteceu quando eles estavam voando sobre o Havaí. Ambos notaram um objeto voador totalmente desconhecido que parecia ter braços saindo do próprio corpo. "Ele tinha uma forma muito definida - um objeto cilíndrico. Era branco e tinha um braço longo que se estendia para o lado", afirmou McDivitt. Essa é uma das histórias de astronautas que farão você nunca querer ir para o espaço.

7- Frota alienígena

O que é pior do que detectar um OVNI? Vislumbrar uma frota deles. Gordon Cooper, o astronauta que voou tanto no Mercury 9 quanto no Gemini 5, afirma ter visto toda uma "frota" de OVNIs na época em que viajou para a Força Aérea. Segundo relatos, em 1963, um desses objetos voou em sua direção. O fenômeno também foi detectado no radar, o que responde a qualquer pergunta sobre a prova de sua existência.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+