icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 histórias insanas por trás de cartazes que você já viu

POR Erik Ely    EM Curiosidades      09/03/20 às 15h24
capa do post 7 histórias insanas por trás de cartazes que você já viu

Olhe a sua volta e você, provavelmente, encontrará um cartaz. Existindo há centenas de anos, eles foram usados para muitos propósitos, incluindo para a promoção de produtos, patriotismo de eventos e estrelas de cinema. Dessa forma, pensando nisso, separamos 7 histórias insanas por trás de cartazes que você já viu.

Recentemente, os cartazes também se tornaram uma forma de arte popular, lembrando pôsteres do passado e fotografias históricas. De forma resumida, além do valor estético, o cartaz tem um valor funcional, pela informação que deseja transmitir. No entanto, aqui, é a história por trás dessa criação que nos interessa.

1 - Almoço no topo de um arranha-céu

Muitos podem pensar que essa foto é falsa ou manipulada, mas, de fato, ela é real. Essa lendária fotografia foi tirada pelo fotógrafo, Charles Ebbets, em 29 de setembro de 1932. Na foto, 11 trabalhadores almoçam no 69º andar do 30 Rockefeller Plaza. Além disso, somente em 2003, Charles recebeu o crédito pela fotografia. E nesse meio tempo, ela pôde ser encontrada em inúmeras paredes.

2 - Nós podemos fazer isso

Em 1941, o artista gráfico americano J. Howard Miller criou um dos cartazes mais icônicos da história. Na época, ele foi contratado para criar uma série de pôsteres, patrocinados pelo Comitê Coordenador de Produção de Guerra. Contudo, a partir dos anos 1970, o cartaz se tornou um símbolo na luta de mulheres que buscavam igualdade de direitos, sendo usado e tido com inspiração, até os dias de hoje.

3 - Lord Kitchener quer você

Este famoso cartaz de recrutamento, representando o Secretário de Estado da Guerra, Lord Kitchener, apareceu pela primeira vez em 5 de setembro de 1914, na capa da London Opinion. Nesse mesmo mês, o país obteve o maior número de voluntários. Além disso, o pôster serviu de inspiração para o icônico "Eu quero você para o exército dos EUA", usado pelos Estados Unidos na Primeira e Segunda Guerra Mundial.

4 - Dia V-J na Times Square

Em 14 de agosto de 1945, Alfred Eisenstaed retratou um icônico evento, um marinheiro se reencontrando com a enfermeira que o esperava. Contudo, uma vez que os rostos estavam cobertos pelo beijo, a identidade do casal só foi ser revelada, no final da década de 1970. E quando perguntaram, a enfermeira afirmou "foi um beijo bom, um beijo molhado".

5 - Albert Einstein

Depois de receber uma homenagem em seu aniversário, de 72 anos, o fotógrafo Arthur Sasse esperou que pudesse capturar o sorriso de Albert Einstein. No entanto, após a festa, ele estava cansado de sorrir, foi aí que gritou "basta" e esboçou a careta.

6 - Muhammad Ali vs. Sonny Liston

Essa fotografia foi tirada pelo fotógrafo da Sports Illustrated Neil Leifer, considerado um dos maiores fotógrafos esportivos do mundo. Contudo, essa foto merece um destaque especial. Isso porque, em 25 de maio de 1965, Muhammad Ali e Sonny Liston se enfrentaram pela segunda vez em um ringue de boxe. Em um luta história, Liston foi ao chão e enquanto isso, Ali gritava: "levante-se e lute, otário!". E foi aí, que esse momento foi registrado.

7 - Che Guevera

Esta famosa foto conhecida como Guerrillero Heroico (Guerrilheiro Heróico), foi tirada na cidade de Havana, em Cuba, no dia 5 de março de 1960, por Alberto Korda. Mesmo que sendo um take de surpresa, todos nós sabemos que como essa foto viria a ficar famosa. Entretanto, somente em 1968, que a foto ganhou os traços e cores que hoje conhecemos. Na época, o artista irlandês, Jim Fitzpatrick, iniciou o projeto sem direitos autorais e a imagem acabou se tornando uma das imagens mais icônicas da História. Mesmo sem possuir os direitos, Jim entregou os direitos de sua arte à família Guevara.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest