icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 histórias mais estranhas envolvendo o mito de Atlantis

POR Bruno Dias EM Curiosidades 08/10/18 às 15h11

capa do post 7 histórias mais estranhas envolvendo o mito de Atlantis

Só de pensar em Atlantis já vem à cabeça sereias, ruínas afundadas e uma cidade que tiveram sua ruína pelos caprichos de deuses. Se a cidade realmente existiu ou não, é um dos mistérios da humanidade. E a origem dela seria real ou teria suas origens somente no mito?

A história dessa cidade começou com a filosofia grega e foi impulsionada com o movimento literário moderno que foi inspirado por Cristóvão Colombo. Com mais algumas teorias no meio, o mistério da cidade aumentou e até hoje pessoas ainda procuram a cidade perdida. Citamos aqui algumas coisas sobre o mito dessa cidade.

1 - Platão

Esse filósofo introduziu a ideia do continente em dois diálogos, Timaeus e o inacabado Critias, que são datados de 360 a.C e ambos com nomes dos personagens. Nas obras, Platão descreve Atlantis como um continente maior que a África e a Turquia, que era, originalmente, um lugar bastante chique, sagrado para o deus do mar Poseidon e cheio de fossos. Ela era governada por vários reis que fizeram com que Atlantis se tornasse um poder massivo. Mas 9.000 anos antes do tempo de Platão, os cidadãos dessa cidade se tornaram guerreiros e desagradaram os deuses, que por sua vez, afundaram a cidade.

2 - Etimologia e mitologia

Segundo o mito de Platão, os deuses gregos dividiram as terras e Poseidon acabou com Atlantis. Ele se apaixonou por uma mulher humana chamada Cleito e a protegeu, colocando-a em uma caverna e transformando a ilha em uma série de círculos de terra e água. Com isso ele também a impedia de fugir. Cleito deu à luz a cinco pares de gêmeos e o mais velho de todos foi chamado de Atlas. Ele foi nomeado o rei do lugar e do oceano que o rodeava. Depois disso, o continente foi nomeado em sua homenagem.

3 - Alegoria

A história de Atlantis é uma alegoria, uma metáfora ampliada que tem um ponto filosófico mais profundo. Platão usava esse recurso com frequência e o mais famoso dele é a Alegoria da Caverna, que ele usa para explicar a teoria das formas. No caso de Atlantis ele se refere à ideia do estado perfeito que ele tinha apresentado em sua obra A República. Platão coloca seu estado perfeito na forma de Atenas antiga contra Atlantis guerreira que é anti-Atenas. Quando Atlantis tenta atacar a Grécia, ela é punida pelos deuses.

4 - Locais

O que levou Atlantis para o imaginário popular foi o livro, de 1882, chamado Atlantis: O Mundo Antediluviano, que foi escrito por Ignatius Donnelly. Ele usa um pouco de ciência linguística combinada com teorias racistas do maianismo e propõe que Atlantis era real e que foi a origem das pessoas das Américas, Europa e no Oriente Próximo.

5 - Arte e Cultura

Depois do livro de Donnelly, Atlantis estava em todos os lugares. O gênero de ficção científica estava começando a decolar e vários filmes abordavam a cidade, como por exemplo, Capitão Nemo achando o continente perdido 20.000 Léguas Submarinas, assim como obras menos conhecidas como O Continente Perdido de CJ Cutliffe Hyne: A História da Atlântida, de 1899. Além de ser conhecida também como o lar dos super heróis Aquaman e Namor the Sub-Mariner.

6 - Oculto

Uma das pessoas influenciadas pelo livro de Donnelly foi Madame Helena Petrovna Blavatsky, que fundou a Sociedade Teosófica na década de 1870. Uma de suas principais obras é a Doutrina Secreta de Blavatsky que ela afirma ter sido ditada na própria Atlantis. A líder religiosa afirma que existiram sete raças-raízes na humanidade.

7 - Ciência

A geologia acabou provando a hipótese de Atlantis já ter existido porque a ciência das placas tectônicas prova que é impossível uma grande massa de terra ter afundado no mar durante a história, porque não há para onde ela sumir porque o leito do mar se espalhou ao longo da história e não se contraiu.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest