icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 histórias mais insanas de pessoas que foram mumificadas

POR Lucas Curado EM História 22/01/18 às 14h41

capa do post 7 histórias mais insanas de pessoas que foram mumificadas

A mumificação é uma prática muito antiga que ao longo das eras foi sendo aprimorada. Contudo, a preservação do corpo não está ligado somente a intervenção humana sob o cadáver. Em várias situações a própria natureza faz o trabalho por nós. Independente do tipo de mumificação, preservar o corpo tem sempre um significado maior. Esse significado pode vir como um expressão religiosa ou simplesmente histórica. Contudo, como já foi dito, as vezes essa "mumificação" só acontece por coincidência, diversas vezes foram achados corpo perfeitamente preservados. Esses corpo simplesmente caíram ali no momento certo e no lugar certo e a natureza fez o resto do trabalho. E hoje eles representam uma parte importante para compreensão de nossa história.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você a história por traz de alguns desses corpos super preservados. Você vai conhecer como o corpo pode imortalizar os traços de um ser humano. Essa prática ficou conhecida pelas múmias achadas no antigo Egito, mas é utilizada até hoje em algumas ocasiões Especiais. Conheça 7 histórias mais insanas de pessoas que foram mumificadas.

1 - Vladimir Lenin

Após sofrer um 3º derrame em 1923, o homem que tomou frente na Revolução Russa em 1917 ficou completamente impossibilitado em uma cama té sua morte. No dia 21 de Janeiro de 1924, o pai da revolução morre aos 53 anos de idade. O corpo de Lenin foi embalsamado e está exposto em seu mausoléu que se encontra em Moscou. O homem que planejou a tomada de um país, a transformação de um regime, que sobreviveu a várias tentativas de assassinato e resistiu a 2 derrames, encontrou seu fim deitado em uma cama na propriedade em Gorki Leninskiye.

2 -  Santa Bernadete

Bernadete faleceu em 1879 e ficou famosa por relatar 18 aparições de uma "jovem" que mais tarde a igreja católica afirmou se tratar ser "Nossa Senhora de Lourdes". Após sua morte, seu corpo permaneceu intacto, sem nenhum tipo de método utilizado para "mumifica-lo". Em 1933 ela foi canonizada como Santa Bernadete pela Igreja Católica.

3 - Ötzi, O homem do gelo

Encontrada preservada nos Alpes de Ötzal, que fica entra a Áustria e a Itália, Ötzi é considerado a múmia mais antiga da Europa. O corpo preservado pelo gelo é datado de 3300 anos antes de Cristo e é uma forma de entendermos as civilizações europeias da era do cobre. Acreditasse que a causa da morte do homem foi por ter recebido um forte pancada na cabeça. Hoje o corpo se encontra no Museu de Arqueologia de Tisol do Sul, em Bolzano na Itália.

4 - Homem de Tollund

O homem de Tollund foi encontrado em uma turfa (um tipo de ecossistema) em Jutland , na Dinamarca. Seu corpo data de 400 antes de cristo e acredita-se que viveu na era de ferro pré-romana. A causa da morte foi por enforcamento e hoje o corpo se encontra no museu dinamarquês de Silkeborg.

5 - Tutancâmon

O famoso faraó Tutancâmon iniciou seu reinado no Egito com apenas 9 anos de idade e 10 anos depois veio a falecer. Hoje em dia não se sabe ao certo o motivo da morte do faraó, mas uma coisa é certa, dentre todas as múmias encontradas, ela é a mais bem preservada... Mesmo que ela tenha sido embalsamada 1323 anos antes de Cristo.

6 - Rosalia Lombardo

Rosalia Lombardo infelizmente veio a falecer ainda quando criança devido uma pneumonia em 1920 em Palermo na Itália. Seu pai caiu em um luto profundo e sofreu de forma muito intensa com sua perda, dessa forma pediu para preservarem seu corpo.  Ela foi um dos últimos corpo a serem colocados nas catacumbas de Capuchin e é considerada um dos corpo melhores preservados do mundo. Por mais que ela tenha mais de 90 anos, ainda sim parece que ela só está "dormindo". Por isso seu apelido ficou sendo "A bela adormecida".

7 - Xin Zhui

Localizado no museu da provincia de Hanun da China, o corpo de Xin Zhui ou Lady Dai é considerado um dos corpo mais bem preservado do mundo. O corpo estava tão bem preservado que foi possível achar sangue ainda avermelhado em seu corpo, mesmo tendo 2000 anos de idade. Ela foi esposa de Marquis de Han que veio falecer por diversos problemas relacionados ao peso. Até hoje os cientistas buscam entender o mistério por traz de sua preservação.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest