icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 histórias reais perturbadoras que inspiraram contos de fadas

POR Diogo Quiareli EM História 20/07/18 às 15h00

capa do post 7 histórias reais perturbadoras que inspiraram contos de fadas

Os contos de fadas são histórias emocionantes, mágicas e inspiradoras. Em forma de narrativa, esse tipo de conto faz parte da vida de todas as pessoas, nem que seja na infância quando somos apresentados aos primeiros modelos. Muitos adultos levam consigo os ensinamentos da infância e isso é a prova da influência dessas histórias. Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que alguns contos de fadas são baseados em lendas e outros feitos para retratar a realidade de alguns casos. Diversos desses casos possuem relatos por trás de seus enredos e algumas delas podem te deixar noites e noites sem pegar no sono. As histórias sombrias podem ser aterrorizantes demais para serem retratadas fielmente, por isso modifica-se os roteiros para que tenha sempre um final feliz.

As origens de vários desses contos envolvem estupros, incesto, torturas e até mesmo canibalismo. Pensando um pouco mais sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos algumas histórias reais perturbadoras que serviram de inspiração para contos de fadas que conhecemos hoje. Se você souber de alguma que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Branca de Neve e os Sete Anões

O conto de fadas baseia-se na trágica vida de Margarete Von Waldeck, uma bávara nobre do século XVI. A moça cresceu em Bad Wildungen, onde seu irmão usava crianças para trabalhar em uma mina de cobre. Por causa do árduo trabalho, as crianças ficavam deformadas e eram referidas como anãs. A maçã envenenada também é real, pois havia um velho que distribuía frutas contaminadas aos trabalhadores e às crianças que ele achava que estavam lhe roubando. A madrasta de Margarete, desprezando-a, a enviou para a corte de Bruxelas para se livrar de sua presença. Ali o príncipe Filipe II, da Espanha, tornou-se o seu amante fumegante. O pai do moço, porém, não gostou do relacionamento e despachou agentes espanhóis para assassinarem Margarete. Eles a envenenaram.

2 - Cinderela

A história da linda princesa loira baseia-se na de Rhodopis, uma mulher grega cujo nome significa "bochechas rosadas". Ela foi capturada ainda na infância e vendida na Trácia. Sua venda à escravidão aconteceu em torno de 500 aC e ela foi então levada para o Egito. Sua aparência incomum fazia dela uma mercadoria preciosa e seu comprador a encheu de presentes, incluindo sapatos dourados. Seu calçado foi notado pelo faraó Ahmose II. Ele insistiu para que ela se tornasse uma de suas esposas. Por não ter sangue real, não teria cerimônia e ela serviria apenas para gratificar sexualmente o faraó.

3 - O Flautista de Hamelin

No ano de 1264, um flautista havia se oferecido para se livrar de vários ratos na aldeia germânica de Hamelin. Isso seria feito, desde que os anciãos lhe dessem uma boa quantia em dinheiro após a realização da tarefa. Após se livrar dos ratos, os anciãos voltaram atrás com a promessa. Furioso, o flautista começou a seduzir as crianças da aldeia e elas nunca mais voltavam após segui-lo. Algumas pessoas acreditam que ele tenha levado as crianças para o Mediterrâneo e partido para a Terra Santa.

4 - João e Maria

O conto serve para ensinar as crianças que podem correr perigo ao se afastarem. Durante a grande fome que aconteceu na Europa Ocidental entre 1315 e 1317, houve casos de canibalismo. Alguns pais, desesperados, abandonaram seus filhos e abateram seus animais de estimação. João e Maria, fugindo, podem ter dado de cara com a casa de uma Katharina Schraderin, uma confeiteira famosa. Em 1600, ela inventou um bolinho de gengibre e foi acusada por um padeiro invejoso de bruxaria. Os vizinhos, sabendo da presença dos meninos na casa, caçaram a mulher, resgataram-nos e queimaram-na viva em seu próprio forno.

5 - Rapunzel

Rapunzel é uma história baseada em um conto cristão primitivo. No século III, um comerciante pagão que vivia na Ásia gostava tanto de sua filha que a proibiu de ter namorados. Com ciúmes, ele a trancou em uma torre quando viajou. O cabelo não tem nada a ver com a história, mas quando seu pai partiu em viagem, ela rezava tão alto que logo começou a se espalhar pela cidade que ela se tornará adepta de uma nova religião. Para que não abandonasse a crença que havia começado e para protegê-la, seu pai a decapitou, mas morreu em seguida ao ser atingido por um raio. A jovem tornou-se a mártir Santa Bárbara, reverenciada pela Igreja Ortodoxa Oriental.

6 - O Barba Azul

O Barba Azul, de Perrault, foi inspirado em uma história real. A obra fala de Conomor, um líder terrível que matou sua própria esposa ao descobrir sua gravidez. Ele ganhou o nome de Barba Azul porque o pelo do seu cavalo parecia ser azul durante a luz do dia. Em seu chocante julgamento, ele descreveu em detalhes que havia torturado algumas crianças inocentes.

7 - Mulan

Mulan é um dos histórias mais adorados da Disney. A história real não foge do que é contado na animação, logo não é tão sombria, a não ser pelo sofrimento da guerreira. Ela foi inspirada na história de um idoso que foi recrutado para a guerra e sua filha foi no lugar. A jovem passou longos 12 anos no campo de batalha tendo que sobreviver. Ela era uma boa estrategista e quando tudo acabou, um imperador quis recompensá-la. Ao invés de grandes pedidos, ela exigiu apenas alguns animais para levar para casa, incluindo cavalos. Ela enfim volta para casa e, ao chegar, retoma sua vida normal antes do recrutamento.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest