• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 homens mais importantes da história do Brasil

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      29/07/19 às 15h05

Em toda a história da humanidade, temos aquelas pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que chegássemos onde chegamos. No Brasil, isso não seria diferente. Nenhuma lista poderia nomear todos os homens que ajudaram o país a se tornar o que é hoje. Até porque foram muitas pessoas, com várias contribuições diferentes. Mas, no entanto, alguns se destacam pelos seus grandes feitos.

A história do Brasil é cheia de altos e baixos e também passou por grandes revoluções. E muitas pessoas foram de extrema importância para o desenrolar desses fatos. Alguns contribuíram de forma positiva e outros nem tanto. Mas, independentemente disso, sua participação foi fundamental para que as coisas mudassem. Essa lista pode conter alguns personagens inesperados, assim como algumas omissões de figuras importantíssimas. Mas seria impossível colocar todos eles aqui.  Confira a seguir, 7 dos homens mais importantes da história do nosso país.

1 - Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado, político e presidente do Brasil, que até hoje é lembrado como um dos homens mais polêmicos da história. Vargas começou carreira na política no Rio Grande do Sul e chegou à presidência da República em 1930. Ele foi o presidente republicano que ficou mais tempo no cargo em toda a história do Brasil. Vargas liderou a Revolução de 1930, a qual conseguiu depor Washington Luís, quebrando com o ciclo de alternância política entre as oligarquias cafeeira e pecuária. Foi dessa maneira que Vargas conseguiu chegar à presidência, onde permaneceu até 1945.

2 - Dom Pedro II

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, ou apenas Dom Pedro II, foi o segundo e último imperador brasileiro. Dom Pedro II ficou à frente do trono por quase sessenta anos, depois de ser forçado a assumir o governo do país após a abdicação do seu pai, Dom Pedro I, em 1831. O imperador ficou conhecido por ser um grande investidor das ciências, das artes e do conhecimento em geral. A sua principal contribuição para o país, com certeza, foi a fundação de instituições educacionais, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Colégio Pedro II.

3 - Jose Bonifácio

José Bonifácio de Andrada e Silva foi um cientista, político e estadista brasileiro, que teve papel fundamental na Independência do Brasil. José Bonifácio foi nomeado o primeiro brasileiro a ter um próprio ministério no governo, que, até então, era comandado apenas pelos portugueses. Conforme ganhou mais confiança do príncipe, ele conseguiu decretar o fim do controle português sobre o comércio brasileiro. Assim, com as suas ideias liberais, José Bonifácio conseguiu ajudar o país a obter primeiro a sua independência econômica. Depois disso, a independência política e a consequência foi a independência do Brasil.

4 - Juscelino Kubitschek

Com toda certeza, esse é um nome que não poderia faltar nessa lista. Mesmo aqueles que não conheçam muito da história do nosso país, sabem da contribuição de Juscelino Kubitschek para o Brasil. Conhecido como JK, o médico e político brasileiro foi o presidente do Brasil de 1956 a 1960. Até hoje, o seu mandato é lembrado como um período de otimismo. Ao chegar à presidência, JK estabeleceu o lema de sua política econômica, onde prometeu "cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo". Não restam dúvidas de que o seu governo mudou para sempre a história do país. 'Os anos dourados', como é lembrado o seu mandato, foi um dos momentos de maior progresso econômico do nosso país. O estímulo à industrialização e construção de Brasília, a nova capital do país, fez com que JK se tornasse um dos homens mais importantes do nosso país.

5 - Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido apenas como Machado de Assis, foi o percursor do realismo brasileiro. Ele foi o fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras, sendo esse um dos feitos mais importantes da sua vida. O escritor vivenciou acontecimentos históricos do país, tais como a abolição da escravidão e transição do Brasil Império para Brasil República. Com mais de 200 contos, 10 romances e outras publicações de vários gêneros publicados, Machado de Assis é considerado, até hoje, o maior escritor brasileiro.

6 - Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, sendo ainda o mais importante de todos. Zumbi dos Palmares ganhou respeito e admiração do seu povo devido as suas habilidades como guerreiro e perfil de liderança. Ele lutou fervorosamente pela liberdade de culto e religião dos negros e pelo fim da escravidão no Brasil. Não foi por acaso que ele se tornou o maior símbolo pela liberdade dos negros da história do Brasil.

7 - Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, ou apenas Joaquim Nabuco, foi um político, diplomata, historiador e jornalista brasileiro. Ele foi um dos nomes mais importantes do movimento abolicionista no Brasil, o qual defendia a libertação dos escravos. Foi destaque ainda literatura e na história do país, sendo um membro do Instituto Histórico Brasileiro e um dos criadores da Sociedade Anti Escravidão do Brasil, de 1880. Além disso, também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Para se ter uma ideia, Joaquim teve tanta relevância na história do Brasil que, na data de seu aniversário, 19 de agosto, é comemorado do Dia Nacional do Historiador.

E você, já conhecia a história de todos esses homens? Acha que faltou algum nome importante na lista? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+