icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 iguarias mais estranhas do mundo que têm insetos em suas receitas

POR Diogo Quiareli EM Mundo Afora 14/11/18 às 13h12

capa do post 7 iguarias mais estranhas do mundo que têm insetos em suas receitas

Uma das melhores coisas da vida é expandir o nosso paladar e conhecer novos tipos de comidas, não é mesmo? Esse é ainda um dos maiores motivos pelos quais as pessoas decidem viajar para outro país ou região. Cada cultura possui o seu tipo de comida típica e algumas podem chamar a nossa atenção, assim como outras podem nos afastar. Chefes de cozinha estão sempre buscando inovar os pratos já existentes, assim mantendo sempre a preferência do público. Pimentas, um pouquinho a mais de sal ou qualquer outra mudança, todas são testadas na hora de seguir uma receita e criar um novo sabor. No entanto, há alguns ingredientes em certos países que nos deixam totalmente assustados.

Há lugares onde comer inseto é uma coisa normal e até mesmo saborosa. A história mostra insetos como uma comida popular nos tempos dos romanos e gregos, assim permaneceu até os dias de hoje em alguns países. Esses insetos são servidos de várias maneiras, e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas das iguarias mais estranhas do mundo que têm insetos em sua receita. Se você souber alguma outra que não listamos, manda pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Tailândia (Grilos)

Comer insetos na Tailândia não é nada estranho. Na verdade, eles são encontrados com facilidade em qualquer refeição. Esse tipo de comida pode ser preparada de várias formas. Algumas pessoas optam por fritá-los, outras por assá-los e até servi-los crus. Um dos mais populares no país é o grilo frito. Eles fritam o inseto e temperam com uma espécie de molho de soja e pimenta tailandesa em pó. A comida, por incrível que pareça, oferece uma grande variedade de minerais, como o cálcio, cobre e zinco. Esses também são encontrados em carne bovina.

2 - China (Escorpião vivo)

Não é novidade para nós que os insetos são comidas típicas na China, né? Eles são servidos de várias formas. Essa tradição dominou o país há séculos. Para muitos, a comida é popular por ser barata e mais fácil para sobreviver, visto que muitos insetos fornecem as mesmas proteínas que encontramos em carnes de frango e porco. Para outros, os insetos são vistos como comidas finas servidas nos melhores restaurantes. No entanto, não só insetos, mas por lá comem escorpiões. O mais curioso é que são servidos vivos. Os escorpiões são apenas polvilhados com temperos e mergulhados em óleo quente antes de serem servidos.

3 - Japão (Vespas)

O país possui festivais para se comer insetos. No Kushihara West Festival, por exemplo, celebram as vespas e diferentes modos de comê-las. Os japoneses servem as vespas de várias formas, desde biscoitos até moerem e transformarem em temperos. Outro método comum é cozinhá-la no meio do arroz. No entanto, o biscoito de vespa segue sendo o método mais popular e curioso. A comida é parecida com o cookie que conhecemos, mas recheados com o inseto.

4 - México (Percevejos)

O consumo de insetos no país é comum desde as tribos indígenas do passado. Hoje ainda é comum comer alguns deles. Algumas cidades costumam usar o inseto como um prato chique em restaurantes caros. O percevejo é o mais popular por lá. Existe até um festival para isso. O Festival Jumil tem como objetivo homenagear os percevejos, pois acreditam que eles tenham efeitos medicinais, bem como afrodisíacos. Além disso, possuem um grande valor proteico e muitos minerais. Esses insetos são mergulhados em molhos e servidos vivos. Outros preferem colocá-los juntos com as carnes. Dizem que o sabor do inseto é picante.

5 - Indonésia (Libélulas)

As libélulas são bastante úteis em áreas com muitos mosquitos. O inseto costuma se alimentar de mosquitos, livrando-nos de picadas. No entanto, na Indonésia, o inseto tem uma outra finalidade: servir como prato. Eles costumam colocar um bastão mergulhado na seiva da árvore para atrair os insetos. Quando capturadas, são servidas vivas com outros insetos. No entanto, alguns lugares costumam tirar suas asas e fritá-las em seguida. Dizem que o seu gosto é parecido com o de um caranguejo.

6 - Brasil (Formigas)

Formigas são vistas como comida gourmet em alguns lugares do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, a formiga é vista como um alimento gourmet e muito rico em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas. Elas podem ser cozidas ou fritas, sendo também usadas como "temperos" de saladas. Dizem que o gosto é parecido com o de hortelã, por isso algumas pessoas costumam mergulhá-las no leite para dar um sabor diferente à bebida.

7 - Israel (Gafanhotos)

Apesar da má reputação religiosa do inseto, em Israel, o gafanhoto transformou-se em alimento. Os israelenses transformaram o que seria um mau presságio, de acordo com a Bíblia, em uma refeição bastante popular. Eles podem ser consumidos de várias formas diferentes, sendo a frita a mais comum delas. Eles são temperados com alho e temperos locais e depois fritos. Comparam o sabor do gafanhoto ao do camarão e eles possuem um alto valor proteico e vários nutrientes.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens O4uxrk33 G1
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest