icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 imagens mais estranhas de deuses ao redor do mundo

POR Mateus Graff EM História 16/10/18 às 16h58

capa do post 7 imagens mais estranhas de deuses ao redor do mundo

Os povos antigos faziam os deuses de uma maneira estranha, ao menos para nós. Por exemplo, na mitologia egípcia era normal as pessoas fazerem uma fusão entre animal e humano, para simbolizar deuses. Eram deuses com corpo de humanos com cabeça de chacal, falcão ou mesmo de um gato. Mas não só os egípcios que tem tais imagens de deuses, outras culturas também representavam as divindades de uma maneira muito estranha.

Por isso nós resolvemos reunir para os nossos leitores algumas representações, digamos assim, quase inimagináveis de deuses ao redor do mundo. Confiram vocês e tirem suas próprias conclusões:

1 - Rainha da Noite

As areias do Iraque têm sido um bom local para arqueólogos fazerem descobertas. Na década de 1920, foi encontrado um painel de barro na Mesopotâmia. O painel tinha figuras estranhas, datado de algum momento do século 19 ou 18 a.C.. Uma mulher nua e alada com pernas torneadas que afunilam-se até os pés com garras, que inclusive seguram dois leões. Ao lado deles estão duas corujas com pernas estranhas e alongadas.

Hoje conhecida como Rainha da Noite, o painel está no Museu Britânico. Essa peça provavelmente era um item de culto e devoção. Alguns especialistas sugerem que ela é uma deusa do amor, sexo e guerra.

2 - Deusa das Serpentes

A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu. O palácio de Knossos era um local importante e a cidade ao redor pode ter abrigado cerca de 100 mil pessoas. Quando foi escavado no início do século 20, o palácio tinha objetos curiosos, incluindo um par de estátuas que mostravam uma estranha deusa.

O que mais chama a atenção, apesar da deusa estar com os seios de fora, são as cobras que ela segura nas mãos. Depois dessa, várias outras estátuas com mulheres segurando serpentes foram encontradas. O significado dessa figura ainda é debatido. Muitos acham que a deusa está ligada aos seguidores selvagens de um deus como Dionísio. Creta tinha muitas ligações com o antigo Egito, e estátuas de mulheres segurando cobras também foram encontradas lá.

3 - Estatuetas de Vênus

Durante muitos anos, pessoas na Europa e na Sibéria esculpiram estátuas estranhamente deformadas de uma mulher grande. Mais de 200 figuras datadas de 35.000 a 8.000 anos atrás foram encontradas. Todas elas mostram mulheres com barrigas salientes, seios inchados e outras partes também exageradas. Muitos pensam que as estátuas representam uma divindade materna. Os aspectos abertamente femininos podem apontar para a ideia de que a fertilidade seja transformada em uma deusa.

Talvez a mais famosa dessas figuras sejam a estátua de Vênus. Datada de cerca de 23.000 a.C., quando foi encontrada, os historiadores achavam que era uma representação de amor e beleza. Eles deram o nome de Vênus. Mesmo que essa figura tenha sido estudada por 100 anos, muito permanece misterioso.

4 - Homem-leão

O Homem-leão é uma escultura de marfim de mamute, datada no Aurignaciano. A imagem representa um corpo humano, revestido de uma cabeça de leão. É um dos exemplares escultóricos de vulto redondo dos mais antigos que se conhecem até ao presente. É impossível saber o que a estátua representa para as pessoas que fizeram isso. Mas figuras como essa são vistas em outras culturas e se relacionam com divindades, que se cruzam entre os mundos humano e espiritual.

Essa estátua foi descoberta pelos nazistas em 1939 como parte de sua pesquisa sobre suas teorias da supremacia ariana. Apenas depois da derrota dos nazistas é que os historiadores puderem trabalhar e descobrir qual o significado do Homem-leão.

5 - Taweret

Taweret ou Tueris, "A Grande", era a deusa da fertilidade e protetora das embarcações e das grávidas. Também foi uma deusa celeste, a "Misteriosa do horizonte" na mitologia egípcia. Taweret é frequentemente mostrada andando com um humano, mas ela tinha cabeça de hipopótamo, as costas de crocodilo e as garras de um gato.

Os hipopótamos fêmeas eram conhecidos por serem especialmente violentos na proteção de suas crias. Assim, pensava-se que as mulheres poderiam proteger seus filhos invocando essa deusa. Talvez, devido aos perigos do parto no mundo antigo, o culto a Taweret tenha se espalhado em todo o Oriente Médio.

6 - Mictlantecuhtli

Também denominado Micli (Senhor do Reino dos Mortos, na língua asteca), esse deus é governante de Mictlan, a camada mais profunda do submundo asteca. Esse deus estava ligado a animais como corujas, aranhas e morcegos. Nas estátuas, ele é mostrado com uma pessoa vestindo uma caveira com dentes salientes, ou como um esqueleto. Seu corpo tem manchas de sangue.

Quando os arqueólogos descobriram o primeiro templo de Mictlantecuhtli em 2013, eles perceberam a quem o templo pertencia quando descobriram crânios humanos com pigmento vermelho, algo semelhante a como Mictlantecuhtli é frequentemente mostrado.

7 - As cabeças celtas

As tribos celtas que ocuparam a Europa antes da ascensão do Império Romano tinham uma sociedade complexa. Deixaram material rico para os arqueólogos estudarem. Uma de suas práticas religiosas ajudou estudos de sua cultura.

Os povos celtas costumavam colocar itens em rios e nascentes como oferendas. Esses locais podem ser repletos de ouro, armas ou mesmo cabeças esculpidas. Essas cabeças celtas são encontradas em toda a Europa. Elas foram encontradas enterradas e até mesmo vistas incorporadas em igrejas cristãs.

A cabeça celta foi descoberta em Corleck Hill, na Irlanda, e é um dos exemplos mais intrigantes. A pedra não tem um, mas três rostos. Cada rosto tem uma expressão semelhante e olhos esbugalhados. Alguns pensam que a estátua representa um deus que tudo vê, algo que pode aparecer em todas as direções.

E você, já tinha visto todas essas imagens bizarras de deuses antigos?


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest