• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 imagens que mostram o nosso planeta antes e depois do homem

POR Toni Nascimento    EM Natureza      16/10/18 às 18h08

Eu não sei quantos anos você tem e muito menos em qual lugar do planeta você está agora. Eu ao menos sei em que época da sua vida você está lendo isso. Mas mesmo sem ter muitas das respostas, eu sei que você viu o mundo a sua volta mudar. Lembre de todos os pontos por onde passava desde a infância, e olhe-os como estão atualmente. Provavelmente, os rios se transformaram em pântanos, florestas se ergueram em meio as montanhas e, no lugar de um bosque verde, um deserto cresceu de repente. É a destruição do meio ambiente alterando o curso natural do meio ambiente.

Existem, sim, mudanças que são inevitáveis e acontecem por si mesmas. Mas há aquelas que todos nós temos um pouco de culpa, que poderiam ter sido evitadas. Pequenas ações já fariam a diferença: economizar água, trocar o carro pela bicicleta, plantar alguma coisa ou até cortar alguns alimentos que estão prejudicando o meio ambiente. O site Adme fez uma sequência de imagens mostrando essas mudanças da natureza e no planeta. Listamos algumas imagens que mostram o antes e o depois da intervenção humana.

1 - Seca na Europa

Em 2018, a Europa em peso passou por uma severa onda de calor. Ela é consequência do aumento de temperatura média da Terra, muito favorecido pela emissão de gases. É o famoso efeito estufa. Veja as fotos a seguir:

Antes (2017)

Depois (2018)

2 - Usina hidrelétrica gigante

A Usina Hidrelétrica das Três Gargantas ajudou a China a reduzir a emissão de gazes prejudiciais ao meio ambiente. Concebida no século passado, ela aumentou o transporte de carga no local e, além disso, a barragem protege as comunidades ao redor de inundações. Veja a mudança dela nos últimos anos:

Antes (1993)

Depois (2016)

3 - Lago salgado pré-histórico

O lago Poopo fazia parte de um grande lago pré-histórico, junto com o lago Titicaca, mas secou devido ao sistema de irrigação de minas e lavouras próximos dali, onde são extraídos os materiais para a fabricação de baterias.

Antes (2013)

Depois (2016)

4 - Mar da China

A foz do rio Amarelo deslocou centenas de quilômetros para o sul como resultado de inundações artificiais na China Central, para combater as forças japonesas, na década de 1930. O rio traz toneladas de solo do oeste, e as margens da baía, onde o rio Amarelo flui, mudaram. Os sedimentos são depositados na faixa costeira do leito do mar e tornam um solo local fértil, consequentemente, fazendas de cultivo de frutos do mar estão sendo ativamente construídas.

Antes (1985)

Depois (2014)

5 - Geleira de Svartisen

Há mais de 100 anos atrás, a geleira de Svartisen era coberta por uma grossa camada de gelo. Agora, o gelo se foi e uma floresta cresce por ali. Enquanto a geleira derrete, um campo verde nasce no lugar.

Antes (1889)

Depois (2010)

6 - Estação solar

Uma usina chamada Topaz Solar Farm teve seu projeto aprovado na Califórnia. Graças a ela, o estado espera receber 33% da eletricidade consumida a partir de fontes renováveis até 2020 . A construção começou em 2011. Depois de dois anos, a estação forneceu eletricidade aos primeiros consumidores. Agora, 160 mil casas estão conectadas a ele.

Antes (2011)

Depois (2015)

7 - Rio Paraná

A Hidrelétrica de Yacyretá, instalada no rio Paraná, é a segunda mais longa da América do Sul e fica entre a Argentina e o Paraguai. Depois de construída, o nível da água aumentou e cerca de 30 mil pessoas perderam suas casas e outras 800 mil estão correndo perigo. Além disso, várias espécies de animais entraram em risco de extinção.

Antes (1985)

Depois (2010)

E aí, o que você achou dessas imagens? Você gosta de matérias no estilo antes e depois? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que não usa nada de plástico para salvar o planeta, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   A  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+