• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 imagens que vão te lembrar o quanto a tecnologia evoluiu

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      21/05/19 às 19h38

Você já se deu conta do quanto a tecnologia evoluiu em tão pouco tempo? É impressionante imaginar que, em poucas décadas, a Internet sequer existia. Mesmo já sendo funcional desde a década de 60, ela só foi realmente introduzida ao público no ano de 1994. Assim sendo, acabou se tornando um dos maiores avanços na tecnologia de comunicação, permitindo a transmissão instantânea de dados, documentos, imagens estáticas e voz. A Internet criou uma verdadeira torrente de tecnologia que nos proporcionou ferramentas para o envio de email e mensagens de texto. Em pouco tempo, uma variedade de aplicativos, como MySpace, Orkut, Facebook, Twitter e Skype, mudaram drasticamente a forma como nos conectamos. Como todas as mudanças aconteceram em períodos relativamente curtos, fica complicado mensurar o antes e o depois. Por isso, elaboramos uma lista com 7 imagens que vão te lembrar o quanto a tecnologia evoluiu. Prepare a máquina do tempo, porque agora é hora de reviver o passado (não tão passado assim).

Atualmente, nós temos radiotelescópios, smartphones, notebooks, pendrives e ferramentas multifuncionais na palma de nossa mão. É difícil de acreditar em tudo o que aconteceu quando a Internet discada fora realidade de muitos brasileiros até pouco tempo atrás. Quais as perspectivas futuras? O que a ciência e a tecnologia nos reserva para os próximos anos? Espero que dê tempo de ir ao banheiro antes de ficar sabendo de mais uma inovação tecnológica.

1- PDP-7

Este é o minicomputador PDP-7, produzido pela Digital Equipment Corporation em 1965. Na época, ele era considerado extremamente poderoso e custava R$290.000,00. A máquina tinha 9 kb de memória, mas poderia ser atualizado para até 144 kb (uau?).

2- CD-ROM

Em 1994, Bill Gates se vangloriou com a quantidade de memória que seu CD-ROM suportava. E com razão! Mas, digamos que essa imagem precisa urgentemente ser revitalizada. Essa é uma das imagens que vão te lembrar o quanto a tecnologia evoluiu.

3- Evolução dos computadores

Esta imagem mostra a evolução cronológica dos equipamentos de computadores e a diferença é absurda. Ao passar de cada década, os CPUs diminuíam de tamanho e se tornavam mais potentes.

4- Computador de Apollo 11

O computador que proporcionou a viagem de Apollo 11 à Lua tinha menos potencial de processamento que uma calculadora TI-83. Dá para imaginar uma coisa dessas? Os engenheiros tiveram que trabalhar com equipamentos considerados esdrúxulos nos dias de hoje. Mais do que cientistas: portadores do milagre tecnológica (ou da criatividade mesmo).

5- Imagem de Plutão em 1996

Bom, era essa a imagem que tínhamos de Plutão em 1996. Parece uma bola de beisebol para você? Podemos dizer que, hoje, é possível ver as coisas com muito mais detalhes e precisão. Essa é uma das imagens que vão te lembrar o quanto a tecnologia evoluiu.

6- Mil em um

Perceba o comparativo entre os equipamentos usuais de 1993 e o solitário de 2013. Antes, só era possível registrar fotos, realizar filmagens, atender telefonemas e escutar música em eletrônicos completamente diferentes. Hoje, nós só precisamos de um celular. Feel old yet? Ou, em outras palavras, já está se sentindo jurássico?

7- Cartão de memória

Sim, a diferença entre os cartões de memória é de apenas 9 anos. Isso não dá sequer uma década direito. Lembro de tudo como se fosse hoje (e, na realidade, até que é. Se partimos do pressuposto de que 9 anos não é tanto tempo assim).

E aí, a nostalgia te contagiou? Não se esqueça de deixar o seu comentário a respeito da matéria.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+