• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 inacreditáveis previsões de livros que se tornaram realidade

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      29/12/17 às 12h29

Muitas histórias de ficção são criadas tomando como base o que o autor espera para o futuro. Muitas vezes essa imaginação "mirabolante" acaba sendo mais realista do podíamos esperar. Muitas vezes situações são elevadas a um extremo considerado absurdo para o período e pouco tempo depois já se tornaram uma realidade e até superarão o esperado. A evolução humana é constante e com a tecnologia e a comunicação avançada o desenvolvimento acaba sendo ainda mais rápido.

Enquanto décadas eram precisas para se poder mudar algo antigamente hoje apenas alguns meses podem fazer com que isso aconteça. E a imaginação é ainda mais rápida que isso. Os almejos sociais para um futuro não tão distante já estiveram presentes em obras de arte, livros, filmes e séries. Os livros, em especial, já tiveram uma grande carga de acertos ao prever acontecimentos. Situações que antes pareciam pura fantasia se tornam realidade em um piscar de olhos e é exatamente disso que iremos falar. Os livros a seguir foram capazes de descrever situações que hoje são reais antes mesmo delas acontecerem e merecem crédito pela criatividade ou até mesmo intuição.

1 - As duas luas de Marte - As Viagens de Gulliver

No livro Gulliver's Travels, ou As viagens de Gulliver, publicado em 1726, o autor Jonathan Swift leva o seu personagem principal até um mundo estranho no qual descobrirá que marte possui duas pequenas luas. Se isso já não bastasse ainda são feitas no livro incríveis descrições sobre elas, incluindo sua distância. O incrível é que elas só foram descobertas 151 anos depois da publicação do livro. Como ele conseguiu prever isso ninguém sabe.

2 - Bombas Atômicas - The World Set Free

Uma enorme destruição em massa foi descrita durante a história de The World Set Free. Seu autor H. G. Wells  prevê o surgimento de uma enorme "granada" com imenso poder de destruição. No livro ela é chamada de bomba atômica, assim como a conhecemos hoje. Foi apenas 31 anos depois que isso se tornou realidade através do Projeto Manhattan que atacou a cidade japonesa Hiroshima.

3 - Smartphones - 2001

Uma das funções desses dois aparelhos é muito bem descrita no livro 2001. Nele Arthur C. Clarke tem a ideia de um dispositivo que possibilita que as notícias cheguem instantaneamente ao seu dono. Neles as pessoas poderiam ler as notícias assim que elas estivessem disponíveis, de forma rápida e fácil. O primeiro Smartphone foi criado em 1994 e suas melhoras quanto a chegada de informações só começaram bem recentemente. Apesar do nome, o livro foi lançado em 1968, 26 anos antes do surgimento da tecnologia.

4 - O desastre do Titanic - O Naufrágio de Titan

Morgan Robertson escreveu o livro The Wreck of the Titan, ou O Naufrágio de Titan, em 1898. Nele um enorme navio se choca com um iceberg e acaba naufragando devido a sua colisão. A história que mais parece uma premonição descreveu exatamente o que aconteceu 14 anos depois com o navio Titanic. As circunstâncias do livro e da história real se mostraram estranhamente similares.

5 - A ida do homem a Lua - Da Terra à Lua

Por mais que conquistar o espaço e as suas extensões seja um antigo desejo humano essa previsão carrega um grande mistério. Em seu livro From the Earth to the Moon, Da Terra à Lua, o francês Jules Verne descreveu uma grande arma espacial capaz de enviar projéteis até a Lua. Por incrível que pareça as previsões não pararam por aí. A nave espacial que foi lançada apenas um século depois tinha a mesma quantidade de passageiros e carregava o mesmo nome, Apollo 11. Além disso ele ainda foi capaz de descrever a sensação experimentada devido a falta de gravidade pelos astronautas.

6 - Antidepressivos - Admirável Mundo Novo

O autor do romance Brave New World, ou Admirável Mundo NovoAldous Huxley cria um mundo no qual a sociedade é psicologicamente manipulada por seu governo. Lá as pessoas passam a fazer o uso de uma droga responsável por estimular a felicidade chamada Soma. Ela teria sido desenvolvida para reduzir os sentimentos de tristeza e ansiedade das pessoas e trazer uma maior estabilidade emocional. Acontece que nada disso existia naquela época e os primeiros experimentos com antidepressivos só aconteceram 2 décadas depois do lançamento do livro.

7 - Cartão de crédito - Daqui a Cem Anos/Revendo o Futuro

A história utópica de ficção chamada Looking Backward, Daqui a Cem Anos/Revendo o Futuro, criada por Edward Bellamy desenvolveu um método diferente de pagamento para a época. Em sua história as pessoas utilizavam cartões com determinados valores para se pagar as coisas. As pessoas recebiam uma quantidade de dinheiro que era depositada diretamente nos cartões e depois os usavam como forma de pagamento. A tecnologia dos cartões de crédito só foi desenvolvida em 1950. O livro foi escrito em 1888, 62 anos antes do surgimento dos cartões.

Esses escritores realmente acertaram em cheio na hora de escrever suas histórias. Entender como eles conseguiram prever todas essas coisas é realmente impossível mas eles conseguiram e seus livros são a prova disso. Sabia das coincidências encontradas nesses livros? Comenta aí se conhece mais algum livro com premonições incríveis como essas!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+