• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 incríveis pirâmides menos conhecidas

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      22/08/19 às 17h52

Pirâmides são estruturas monumentais construídas em pedra. Normalmente elas tem uma base retangular e quatro faces triangulares que convergem para um vértice. Algumas pirâmides são tão grandes, com construções tão bem feitas, que algumas pessoas dizem que elas não foram construídas pelo homem. Porque na época, os recursos tecnológicos não eram capazes de fazer pirâmides tão grandes.

As pirâmides egípcias são as mais conhecidas como por exemplo, a Grande Pirâmide de Gizé. Mas o nosso mundo tanto nos tempos antigos, como nos mais recentes várias pirâmides estranhas foram feitas. Elas podem não serem bastante conhecidas e por isso mostramos algumas delas aqui.

1 - Pirâmide de Céstio

Quando se pensa em monumentos de Roma logo o Coliseu vem à mente. Mas na capital italiana também é possível ver uma pirâmide antiga que é datada do Império Romano. Acredita-se que a construção dessa pirâmide tenha acontecido entre 18 a 12 a.C.

A Pirâmide de Céstio abriga o túmulo de Caius Castius, que era um magistrado romano. Ela se destaca como uma enorme pirâmide feita de tijolos e cimento com uma cobertura de mármore branco. Uma coisa a se notar é que essa pirâmide é mais inclinada que as egípcias. Segundo lendas, a Pirâmide de Céstio foi identificada como sendo o túmulo de Remo. E uma outra, que foi demolida, era considerada o túmulo de Rêmulo.

2 - Monte Alban

O México é o lar de várias pirâmides notávies. E Monte Alban é um ponto obrigatório para aqueles que são entusiastas de pirâmides. O lugar tem uma combinação de pátios verdes gramados e pirâmides incríveis que foram escalonadas meticulosamente e construídas em pedras.

As construções no local são da cultura zapoteca e datam do século VIII a.C. O lugar teve 1500 anos de história humana e as mudanças culturais foram inevitáveis. Depois de vários séculos sendo usadas pelos zapotecas, a cultura mixtec assumiu o uso antes da conquista espanhola no século XVI. Atualmente o lugar fica na província mexicana de Oaxaca, que é relativamente perto da fronteira guatemalteca.

3 - Pirâmide de Tchogha Zanbil

A antiga civilização de onde está o Irã é cheia de intrigas. E uma dessas coisas é uma pirâmide gigantesca que está danificada, mas ainda é presente e identificada como Patrimônio Cultural da UNESCO. Essa estrutura, que está na província de Khuzestan, é a principal característica de um enorme complexo com um perímetro de pouco menos de quatro quilômetros que é conhecido como Tchogha Zanbil.

Essa enorme cidade foi construída pelo rei Untash-Napirisha dos Elamitas no histórico Reino de Elam. A pirâmide que está no centro de Tchogha Zanbil é a maior e mais monumental pirâmide escalonada que não foi construída na Mesopotâmia. Essa pirâmide é um tipo conhecido de zigurate, que é uma estrutura em forma de pirâmide escalonada que tem alturas enormes. A pirâmide de Tchogha Zanbil é um monumento religioso que hora as divindades elamitas Inshushinak e Napirisha.

4 - Cahokia

Nos Estados Unidos também é possível ver pirâmides deixadas para trás. A cultura do Mississipi deixou para trás um lugar histórico com gigantes montes de terra lembrando pirâmides. Cahokia Mounds State Historic Site preserva as relíquias da cultura mississipiana que tem uma grande variedade de usos.

Cahokia é um lugar de esforços de consevação e foi designado como um lugar histórico pelo estado de Illinois. E para proteger essas riquezas, 2.200 acres foram comprados por Illinois e esforços de restauração foram feitos para se estabelecer o sítio histórico. O nome do sítio é em homenagem ao povo Cahokia que permanecia lá no século XVII.

5 - Pirâmide de Koh Ker

Essa pirâmide é escondida nas selvas cambojanas. Essa pirâmide com terraços mantém sua estrutura com cada peça segurando o conjunto do edifício. A exploração da pirâmide é problemática por causa da presença de minas terrestres na área.

Também tem o fato de que a entrada do lugar também é uma questão de especulação. E se pensa que pode existir um túnel subterrâneo clandestino na estrutura. A pirâmide foi feita de arenito, tem sete níveis hierárquicos e uma altura de aproximadamente 40 metros.

6 - As Pirâmides do Sudão

O país com o maior número de pirâmides é o Sudão. A parte norte do país tem uma rica história por seus reinos Kushitas. Cinco sítios arqueológico tem 350 pirâmides que foram construídas ao longo de várias centenas de anos como tumbas onde reis e rainhas eram enterrados.

Essas pirâmides medem entre seis e 30 metros de altura e tem fundações que são cerca de um quinto da área típica da base de pirâmide egípcia.E isso faz com que elas pareçam mais abruptas e pontudas em sua aparência. A inclinação das pirâmides medem 70 graus em comparação a inclinação típica egípcia. As Pirâmides do Sudão são reconhecidas pela ONU como Patrimônio da Humanidade.

7 - Pirâmide da Lua

Ela está em San Juan Teotihuacán, no México, e é a segunda maior pirâmide da cidade. Ela foi construída para ser parecida com a montanha Cerro Gordo que fica perto da área de construção. Ela é datada de 100 a 450 d.C. Ela fica no final da Avenida dos Mortos e a escadaria do lugar era onde animais e seres humanos eram sacrificados em cerimônias religiosas.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+