• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 indicações de que uma pessoa está ''se fazendo de vítima''

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      22/10/19 às 11h32

Todos nós desejamos estar na companhia de pessoas que nos proporcionem bem-estar físico e emocional. Porém, nenhum de nós está isento de acabar conhecendo ou tendo que conviver com uma pessoa cujo comportamento pode ser extremamente tóxico, drenando nossas energias com sua negatividade e mar de problemas.

É muito importante estendermos a mão, àqueles que precisam de nossa ajuda. Mas, igualmente, é importante sabermos discernir se uma pessoa de fato precisa de ajuda ou se ela está apenas tentando nos manipular. Algumas pessoas podem se colocar no papel de vítima, para nos causar sentimentos como pena ou simplesmente para aliviar o peso de suas responsabilidades. Pensando nisso, hoje, listamos alguns sinais e estratégias utilizadas por algumas pessoas que "se fazem de vítima". Confira!

1 - Elas acreditam que o mundo está contra elas

A personalidade das pessoas que costumam "se fazerem de vítimas" pode estar relacionadas a um distúrbio paranoico, que as leva a distorcer a realidade. A pessoa costuma se lamentar sobre tudo, com muita frequência. Assim, por sempre estar na defensiva, ela pensa que todos estão contra ela. Não é incomum que, ao responder as pessoas, elas o façam de maneira queixosa. Além de afirmarem que ninguém as ama ou poderá entender o momento que estão passando.

2 - Não assumem responsabilidade por seus atos

Pessoas que querem se vitimizar, aparentemente, possuem uma incapacidade em assumir responsabilidade por seus atos. Ou por aquilo que acontecem a elas. Eles estão tão convencidos que os outros podem ajudá-los que assumem que as pessoas farão por eles até aquilo que compete apenas a si mesmos. Para eles, é muito comum ignorar a sua responsabilidade sobre seus problemas e direciona isso a outras pessoas. Eles até mesmo podem fazer outras pessoas se sentirem culpadas, por não ajudá-los.

3 - Seus problemas são sempre exagerados

Por possuírem o hábito de se sentirem frágeis em relação a tudo, essas pessoas costumam exagerar as situações, que as desagradam, ou tornar seus problemas ainda maiores do que são. O que é feito para que as pessoas sintam pena delas. Elas podem apelar para o choro ou demonstrarem muita raiva para que seus supostos "agressores" se sintam culpados e se desculpem.

4 - Tudo de ruim sempre acontece com eles

Manter relações com essas pessoas pode ser bem desgastante. Isso porque sua mentalidade negativa e suas histórias sempre tão trágicas e acabam nos colocando para baixo. Elas sempre lhe dirão o quanto estão indo mal no trabalho ou como seus problemas familiares são devastadores para ela. Além de que todas as pessoas ao seu redor são ruins.

Essas pessoas não conseguem ver as oportunidades que as adversidades da vida podem trazer. Além do mais, elas também não conseguem enxergar que as coisas podem melhorar, caso eles trabalhem para isso.

5 - Nunca pedem desculpas

Muitas vezes, as desculpas, de uma pessoa que se vitimiza, não são sinceras. Além do mais, elas raramente reconhecem seus erros ou pedem desculpas àqueles afetados por suas ações. Os mecanismos de manipulação dessas pessoas são tão bem desenvolvidos, que elas sempre encontram uma maneira de se justificarem.

6 - Sentem pena de si mesmos

Pessoas que costumam se fazer de vítima tendem a trazer frenquentemente seus defeitos à tona e ter uma forte autocrítica. O hábito de sentirem pena de si mesmas as faz parecer crianças indefesas e frágeis, perante a sociedade. Quando elas não conseguem gerar a empatia ou simpatia nos demais, elas se consolam, se afundando ainda mais na imagem de vítima que criaram de si mesmas.

7 - São rancorosos

Coisas que aconteceram no passado dessas pessoas costumam frenquentemente serem trazidas para o presente. Nomes e situações, que já não fazem mais parte de suas vidas, são invocadas, como um escudo protetor, assim as tornando incapazes de deixar para trás, as coisas que lhe causaram dor e sofrimento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+