• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 informações escolares que provavelmente estão desatualizadas

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      17/10/18 às 16h09

Nada é mais nostálgico do que ficar relembrando os tempos de escola. Descobrir coisas novas todos os dias, além da hora do recreio e do lanche também - alias, ninguém é de ferro. Se você ainda está estudando, aproveite cada segundo, pois quando esse tempo passar, não voltará nunca mais. Ainda sim, todo o conhecimento aprendido nesta "era de ouro", vai se modificando a todo momento. Todos os dias são realizadas milhares de novas pesquisas e descobertas cientificas, modificando o nosso modo de ver e pensar o mundo que nos cerca.

Vamos supor que você tenha terminado o ensino médio a dez anos atrás, ou até mesmo cinco, e que irá realizar um exame hoje sobre várias matérias. Com certeza, você teria errado algumas coisas baseadas em conhecimentos que já estão desatualizados. Quem poderia imaginar que a Estrela Polar não é a mais brilhante do céu, como era considerada a um tempo atrás? Será que, baseado nos seus conhecimentos aprendidos na escola, você seria considerado um bom aluno hoje em dia? vem descobrir, pois listamos 7 informações escolares que provavelmente estão desatualizadas.

1 - Estrela mais brilhante do céu

Aprendemos na escola que a estrela mais brilhante do céu era a estrela Polar. Ela serve como guia, durante muitos anos (e até hoje) para viajantes em vários pontos da terra. Mas é preciso reparar essa injustiça, uma vez que esse conhecimento foi desatualizado e ela não é a mais brilhante do céu. Siriús é a estrela mais brilhante, e isso se deve a sua proximidade com a terra. Para que você tenha uma ideia da sua força, ela é cerca de 25 vezes mais brilhante que o sol.

Anteriormente achava-se que a estrela polar era a mais brilhante por um simples fato: ela é a única fixa no nosso céu. Ela não muda de lugar conforme o eixo da terra, e prevê-se que será assim até 3200, quando uma nova estrela assumirá sua posição de constante no nosso céu.

2 - Os estados da matéria

Na escola, nós aprendemos que existem três estados da matéria: líquido, sólido e gasoso. Mas nos últimos cem anos, aprendemos muito sobre a matéria e descobrimos que ela possui outras formas. Duas a mais para ser mais exato: Plasma e Condensado de Bose. O plasma é alcançado através do super aquecimento de um gás, fazendo com que ele rompa moléculas e produza íons, elétrons e nêutrons entre si.  Já é o condessado de Bose é alcançado através do resfriamento em zero absoluto de um átomo. Ao todo, até o momento, contabiliza-se cinco estados da matéria.

3 - Maior desfiladeiro da terra

Localizado no Arizona, EUA, o Grand Canyon foi formado na terra antes do surgimento dos dinossauros na terra. Com 446 quilômetros de comprimento e 1.800 quilômetros de profundidade. Porém, a NASA provou recentemente que não conhecemos o suficiente sobre o nosso próprio planeta. Em uma expedição, eles encontraram um mega desfiladeiro   sob o gelo da Groenlândia. Ele se estende por cerca de 750 quilômetros.

4 - Forma mais fácil de adquirir tétano

Desde que somos crianças, ouvimos dos pais e das tias da escola que ferros enferrujados são a maneira mais fácil de uma pessoa ter tétano. Ou seja, nunca pise em pregos. Não que isso seja totalmente falso, porém não é bem assim. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que na maioria das vezes é encontrada no solo, na poeira e em fezes de animais. Então é muito mais fácil você adquirir tétano através do coco do seu cachorro do que com um ferro enferrujado. E é bom ressaltar, que qualquer ferro, mesmo não estando enferrujado, pode causar tétano também.

5 - Elefantes realizam o sepultamento de integrantes do seu bando

Todo mundo sabe que os elefantes são extremamente inteligentes. Além de conseguirem demonstrar um alto nível de autoconsciência, eles são muito sociais. Quando um elefante do bando morre, eles se organizam em uma grande manada, como se estivessem de luto e realizando uma cerimonia para o falecido. Há uma lenda que afirma que esses animais realizam o sepultamento do morto. Acredita-se devido a vários ossos dos animais encontrados junto, como em um cemitério. Mas na verdade, não há razão para acreditar que os grupos de ossos de elefantes caídos e encontrados sejam cemitérios organizados. O mais provável é que surgiram devido à morte em massa devido à seca.

6 - Os dinossauros foram extintos

Desde pequenos, nós acreditamos que o meteoro que caiu na terra, a 66 milhões de anos atrás, matou todos os dinossauros que andavam por aqui. Estima-se que 3/4 das plantas e animais tenham realmente morrido, porém, não foram todos. Alguns sobreviveram. Basta ver os seus descendentes andando por ai: os pássaros. Os ancestrais distantes dos pássaros, os maniraptores, conseguiram se adaptar muito bem aos tempos pós-catástrofe. Tão bem, que evoluíram a ponto de estar por ai até hoje.

7 - A matemática não é necessária no dia a dia

Tudo bem, não aprendemos isso diretamente na escola, mas aprendemos a pensar assim. A maioria das pessoas acredita que tudo o que aprendemos de matemática na escola não será usado na vida, no dia a dia. Porém, mesmo que você não use cálculos e formulas todos os dias, a matemática te ensinou a pensar de uma forma diferente. Para os fundamentos do pensamento sistêmico e crítico e para o hábito da análise crítica de dados, devemos dizer obrigado. Elas criam um pensamento lógico e ativa várias áreas do nosso cérebro. Ela contribui tanto com a área profissional quanto com a humanitária.

E aí, como eram nos seus tempos de escola? Você estudava mesmo ou só fingia? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que apelidou uma galinha de Rex, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   A  
Imagens GC FD cnbsp VO
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+