icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 ingredientes perigosos que são usados em cosméticos

POR Mateus Graff EM Curiosidades 30/10/18 às 16h21

capa do post 7 ingredientes perigosos que são usados em cosméticos

Cosmético é algo relativo à beleza humana. Alguns produtos de higiene pessoal, por exemplo, podem ser considerados cosméticos. Bom, a gente usa esses produtos sem nem ter ideia de quais ingredientes estão presentes em sua composição. Acreditem vocês ou não, os produtos mais comuns têm ingredientes que podem trazer malefícios à saúde.

Pois bem, caros leitores, a gente trouxe para vocês essa lista com alguns dos produtos mais comuns e que têm ingredientes perigosos. Desde cremes à anticépticos, de shampoos à tinta de cabelo, confiram agora a nossa matéria com os 7 ingredientes estranhos que são utilizados em cosméticos:

1 - Triclosan

Triclosan é um agente bacteriostático, de odor levemente aromático, pertencente ao grupo dos fenoxifenois policlorados. É usado como anti-séptico e também como conservante em cosméticos. Ele também é conhecido por perturbar o sistema endócrino e contribuir para a resistência a antibióticos.

2 - Laureth sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio, é um detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene. É um desengordurante muito eficaz e barato. Se você olhar no rótulo do seu shampoo com certeza verá escrito "SLES". Esse produto é suspeito de causar câncer.

3 - Vaselina

A vaselina, também conhecida como petrolato, é uma mistura semi-sólida de hidrocarbonetos, originalmente promovida como uma pomada tópica pelas suas propriedades curativas. Como citamos, o petrolato está repleto de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, aos quais a exposição prolongada está ligada ao câncer.

4 - Propilenoglicol

Propilenoglicol é um composto orgânico, viscoso, de sabor amargo, inodoro e incolor. Muito usado como um agente condicionador da pele, o propilenoglicol pode causar danos à pele, fígado e rim, razão pela qual o seu uso se destina a ser limitado para o consumo humano.

5 - Siloxanos

Os siloxanos são usados em cosméticos como hidratantes e suavizantes. Pode até parecer não fazer mal para os seres humanos, mas é um suspeito disruptivo endócrino e tóxico reprodutivo, além de ser danoso para peixes e animais selvagens.

6 - Polietilenoglicóis

O polietilenoglicol é o polímero formado a partir do etileno glicol. Também chamado na sua forma abreviada PEG. Eles são usados como espessantes e amaciadores em muitos cosméticos à base de creme. Eles são conhecidos por estarem contaminados com carcinógenos famosos e podem prejudicar o sistema nervoso.

7 - Corantes com alcatrão de carvão

Os corantes com alcatrão de carvão, são outros produtos que parecem completamente inofensivos, mas podem ser muito perigosos. O alcatrão de carvão é carcinogênico e pode ser encontrado em produtos anticaspa e tinturas para cabelo. às vezes não custa nada ler a composição de cada produto que usamos para não corrermos riscos.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest