icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 insetos com comportamentos estranhos

POR Toni Nascimento EM Mundo Animal 10/10/18 às 15h49

capa do post 7 insetos com comportamentos estranhos

A natureza é o maior mistério da humanidade. Ela é também o que há de mais lindo. Existem milhares de locais interessantes e inexplorados além, é claro, dos vários animais que completam essa equação. Os bichos são capazes de demonstrar muita fúria e bizarrices naturais, principalmente quando os animais em questão são os insetos. Basta lembrar-se da última vez que estava dormindo e algum deles entrou por debaixo do lençol e rastejou na sua pele até que você acordasse em um pulo, assustado. Você também podem procurar pelos cantos e buracos, aonde eles gostam de se esconder.

Quando olhamos os insetos na vida selvagem, podemos ver o seu comportamento natural, sem a interferência humana. Alguns deles, possuem hábitos e características no mínimo curiosas. E isso não quer dizer que sejam só coisas ruins. Alguns comportamentos estranhos são maravilhosamente lindos e até dão um tom mais leve e divino para o planeta Terra. Talvez você conheça alguns, mas provavelmente nunca ouviu falar da maioria desses aqui. Listamos 7 insetos com comportamentos estranhos.

1 - Vaga-lumes da Tailândia

O Fireflies Synchronous, ou como conhecemos, vaga-lume, é um dos animais mais interessantes da natureza. O inseto emite um brilho que encanta seus admiradores. Mas na província de Prachin Buri, Tailândia, existe um jardim aonde eles demonstram um comportamento estranho, porém, único e belo. Os milhares de vaga-lumes que vivem no local piscam juntos, em perfeita harmonia. Unidos em um timing perfeito, eles conseguem sincronizar suas ações, esbanjando um show de luzes que não é visto em nenhum outro lugar do mundo.

2 - Lagartas Processionárias

Encontradas em algumas regiões da Europa e da Ásia, as lagartas processionárias se alimentam de folhas de árvores e flores. Assim como os vaga-lumes da Tailândia, o que chama a atenção nesses insetos é a sua sincronia comportamental. Elas andam em procissão, uma atrás da outra em grandes fileiras. Apesar desse comportamento estranho ser fofo a primeira vista, elas são animais altamente destrutivos. Uma única geração das lagartas processionárias pode destruir 73% de uma floresta de pinheiros.

3 - Mamangaba

Devido a evolução, ao longo dos anos as mamangabas desenvolveram vários mecanismos e sinais de atração para que alguns insetos, como as borboletas, pudessem vir até ela, permitindo a polinização. Mas nem sempre é fácil para os bichinhos achá-las. Esse é o destaque da Mamangaba. A abelha desenvolveu uma habilidade que a permite sentir os campos elétricos minúsculos que foram criados por flores. Isso possibilita que a abelha possa encontrar as flores mesmo que a longas distâncias.

4 - Troll Haired

As florestas tropicais ainda escondem muitas espécies de animal que não conhecemos. Há poucos anos foi descoberto o Troll Haired, espécie descoberta na floresta tropical do Suriname. Ainda não se sabe muitas coisas sobre esse pequeno inseto, mas uma estranheza chama a atenção: os cabelos. Como eles ficam na parte de trás do corpo do animal, acredita-se que eles sirvam para enganar os predadores, que atacarão a extremidade errada do bicho.

5 - Formiga de fogo

As formigas de fogo são conhecidas por terem uma picada muito doída e destruírem materiais elétricos algumas vezes.  Mas esse pequeno inseto desagradável ganha destaque por outra coisa: sua capacidade de construir pontes e balsas. Comuns em regiões onde existe muito alagamento, elas desenvolveram a habilidade de se unir para formar bálsamos vivos de formiga, evitando o afogamento. Elas também conseguem construir torres vivas de formiga.

6 - Formiga

Agora sem falar de um tipo específico, mas delas em geral, as formigas possuem uma característica muito curiosa. Elas são extremamente inteligentes. Elas usam de matemática para formar uma rota lógica para a comida, casa e muitas outras coisas. Elas também conseguem usar desse mesmo processo para andar longas distâncias bem mais rapidamente e facilmente.

7 - O grilo canibal

O grilo canibal é comum no sudoeste dos Estados Unidos. Existem algumas épocas do ano aonde aparecem vários enxames desse animal. Eles tomam cidades inteiras, como uma verdadeira praga. É neste momento que a estranheza desse bichinho, aparentemente inofensivo, aparece. Para diminuir novamente o número de sua própria espécie, o Grilo Canibal começa a comer os integrantes da sua própria espécie. Isso é o que eu chamo de canibalismo animal. Bizarro.

O que você achou desses adoráveis animais? Conhece outros com características tão estranhas quanto esses daqui? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que quer passar longe dos grilos canibais, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   LW  
Imagens VIX MC UOL
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest