• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 invenções da Grécia Antiga que você usa até hoje (sem saber)

POR Ana Luiza Andrade    EM Curiosidades      10/07/17 às 19h00

Grécia: solo da sabedoria, do conhecimento, da arte. Terra de Platão, de Sócrates, dos maiores filósofos que a humanidade já conheceu. Essa é a sociedade que se desenvolveu há 2.000 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo e que nos alcançou através de séculos, influenciando toda a cultura ocidental que praticamos ainda nos dias atuais.

Mas a Grécia era também diversificada. As cidades que compunham o território grego e seguia o curso dos mares Egeu e Jônio, não eram iguais. Se em Atenas a sabedoria e a inteligência eram cultuadas como filosofia de vida, em Esparta, a vida era basicamente militar. Indo além da sabedoria ateniense e militarização espartana, a Grécia Antiga também é reconhecida pela sua arquitetura, pelas artes plásticas e pelo teatro, que foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa cultura.

Não há dúvidas de que os gregos foram uma das civilizações mais inspiradoras que já passaram pela nossa história. Mas algumas invenções da Grécia Antiga são ainda desconhecidas pela população, mesmo que façamos uso desses inventos até hoje. Quer descobrir quais são esses legados incríveis? Então aqui vai uma lista deles:

1 - Democracia

O significado da palavra democracia tem origem no grego: demokratía. Demo significa "povo" e kratos refere-se a "poder". Portanto, democracia é o poder exercido pelo povo.

Em Atenas, todas as decisões políticas estavam nas da maioria, ou seja, do povo. Assim, as leis não eram feitas com base na opinião de um conselho de poderosos, mas sim discutida por todos os cidadãos que podiam decidir o que era melhor para a sociedade.

Os atenienses foram então, os fundadores do conceito da democracia. Essa palavrinha tão deturpada atualmente, mas que segue sendo uma filosofia de governo sustentada e defendida por muitos países e governos até hoje.

2 - Filosofia

Se a Grécia assim como outros povos também possuíam deuses e histórias mitológicas, a fim de explicar fenômenos inexplicáveis à época, também haviam homens que preferiram atingir uma solução por um meio racional, que não fosse baseado na religião ou na magia, mas que pudesse ser desenvolvido de um raciocínio lógico baseado na observação.

É importante dizer que a filosofia é uma ciência. É a capacidade do homem de prestar atenção a sua volta e trazer à tona fundamentos para o nosso desenvolvimento intelectual.

Entre os filósofos gregos de maior renome podemos citar Tales de Mileto, Sócrates, Platão e Aristóteles. Sendo Tales, o primeiro filósofo da humanidade.

3 - Medicina

Hipócrates, considerado o "pai da medicina", também era grego. Ele fundou a Escola de Hipócrates, viajava ensinando conceitos e princípios da medicina, assim como a relação ética que um médico deveria exercer com seu paciente.

Se antes de Hipócrates acreditava-se que as doenças eram maldições dos deuses, Hipócrates foi o primeiro a realizar a observação clínica. Assim, ele pode relacionar o mal estar do corpo ao ambiente e condições experimentadas pelo doente.

Por isso, apesar de muitas das suas teorias terem sido superadas, Hipócrates permanece sendo relevante no estudo médico, e seu nome cultuado desde então. O juramento que os médicos realizam durante a graduação é conhecido como o "Juramento de Hipócrates".

4 - Jogos Olímpicos

Os gregos valorizavam não apenas a saúde mental, como também a saúde física de sua população. O ideal de beleza grega está bem definido nas esculturas, sendo corpos atléticos e musculosos o ideal de harmonia e vitalidade.

Para manter esses corpos, os jogos eram supervalorizados por essa cultura. Tanto que os Jogos Olímpicos foram criados por eles e eram dedicados aos deuses do Olimpo, daí a origem de seu nome. O primeiro jogo Olímpico data de 776 a. C. Os campeões dos jogos eram reconhecidos com coroas de folhas ou grinaldas. Nada de medalhas de ouro, prata e bronze, essa é uma característica dos Jogos Olímpicos modernos.

5 - Geometria

Outros povos já haviam experimentado o conhecimento da geometria, mas foram os gregos que a estabeleceram definitivamente como uma ciência. Se hoje utilizamos a régua e o compasso é graças aos gregos.

Tales de Mileto não foi somente o primeiro filósofo da humanidade. É também o pai da geometria.

Outros gregos que influenciaram todo o nosso conhecimento geométrico e também estendem essa bandeira grega são:  Pitágoras, Euclides e Arquimedes. Sua regras geométricas e axiomas ainda são ensinadas nas escolas.

6 - Cartografia

Anaximandro: guarde este nome difícil. Pois ele é considerado o fundador do estudo astronômico na Grécia. Sua capacidade de medir a distância entre as estrelas e também o tamanho delas, influenciou à Anaximandro a ter desenhado o primeiro mapa do mundo. Pelo menos o primeiro a ficar conhecido na época.

Para este cientista, o planeta azul era cilíndrico e ficava suspenso através do equilíbrio de diversas forças que sustentavam a Terra no centro do Universo. Foi um bom começo para o inicio da cartografia.

7 - Despertador

Imagine sua vida sem um despertador? Muitos precisam dessa ferramenta para lidar com as obrigações da vida. E mais uma vez, os gregos foram os pioneiros dessa criação tão apreciada pela humanidade.

O objeto daquela época tinha a forma de uma ampulheta. Na parte superior ficava uma quantidade de água calculada. Esse líquido descia para a base através de um funil. Assim quando a parte inferior ficava cheia, no momento programado, a água saía por meio de um tubo até outro recipiente que forçava o ar a sair, assobiando um som irritante da pressão, o que naturalmente acordaria qualquer um.

É claro que o despertador que temos hoje é bem diferente do que os gregos criaram naquele tempo, mas a ideia da sua funcionalidade foi inventada por eles.

Assim como todas as invenções, a ideia primordial lança uma luz de inspiração para as próximas gerações que vão continuar a desenvolver o projeto sempre melhorando e buscando o aperfeiçoamento da primeira criação.

Nesse campo, os gregos de longe foram uma das sociedades que mais contribuíram com o sistema sob o qual vivemos. Afinal de contas, "presente de grego" nem sempre é ruim.

E aí? Qual desses inventos você considera o mais importante para a nossa cultura ocidental? Não esqueça de deixar a sua opinião.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+