icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 invenções de Star Wars que já existem

POR Cristyele Oliveira EM Entretenimento 30/05/19 às 18h17

capa do post 7 invenções de Star Wars que já existem

"Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante", já existiam tecnologias incrivelmente inovadoras. Mas é claro que estamos falando do universo de Star Wars, se você é da saga sabe do que eu estou falando. Se há milhares de anos atrás, já havia essas tecnologias, isso significa que estamos muito atrasados nesse quesito, se tudo não passasse de ficção.

Mas não se preocupe, um dia a gente chega lá. Aqui na nossa galáxia e no nosso planeta, já temos muitos cientistas que estão trabalhando para alcançar o patamar dessa galáxia de Jedis. Você pode ficar realmente surpreso em saber o quão avançado tecnologicamente nós já estamos. Confira a seguir, 7 invenções que existem no universo de Star Wars que já existem de verdade. Agora que já está feito, nos resta esperar que os preços caiam para que essa tecnologia seja um pouco mais acessível.

1 - Próteses

Sabemos que membros protéticos já existiam muito antes do primeiro filme da franquia estrear em 1977. Porém, com o avanço tecnológico, não estamos mais tão distantes do braço de substituição perfeito do Luke. O que diferencia o seu braço protético são três detalhes importantes. Mas os cientistas já estão tentando alcançar isso, e estão bem próximos disso. Você não encontrará facilmente uma prótese capaz de se mover, sentir e se parecer exatamente como uma parte real do seu corpo. Mas existe uma tecnologia pioneira nesses três campos. Agora é uma questão de tempo até que a combinação dessas tecnologias crie um membro substituto tão eficaz quanto um de verdade.

2 - Holografia

No quesito da holografia que aparece em Star Wars, ela já existe na nossa realidade. No entanto, várias empresas de holografia estão trabalhando para aperfeiçoar ainda mais essa tecnologia. E não demorará muito para criar imagens 3D flutuantes, visíveis de todos os ângulos e controladas remotamente. Talvez, até supere a que vimos naquela galáxia distante.

3 - Binóculos eletrônicos

Uma das coisas mais legais de Star Wars são os binóculos eletrônicos. Além da sua precisão, esses equipamentos são capazes de gerar informações através do visor. Os macrobinoculares MB450 de Luke, por exemplo, fornecem uma leitura da distância e elevação de um alvo. E essa tecnologia tão legal já está sendo usado por muitos exércitos do mundo todo, que contam com equipamentos de reconhecimento tão sofisticados quanto os binóculos do Luke. O equipamento é capaz de ampliar e identificar todos os tipos de informações das imagens detectadas, assim como a tecnologia de Star Wars.

4 - Jetpacks

Desde a década de 1960, existem vários dispositivos que impulsionam as pessoas através do ar. Embora alguns foram mais bem sucedidos do que outros, o fato é que os Jetpacks existem bem antes de Star Wars. O que mudou, desde então, foram as pesquisas e avanços nessa área e a criação de versões mais modernas da famosa "mochila voadora". As empresas de engenhariam desenvolveram os mais variados dispositivos a jato, e tem para todos os gostos e necessidades. O modelo JB-9, da JetPack Aviation, por exemplo, é um dos mais procurados. Basta colocar o dispositivo nas costas, ligá-lo e sair por aí voando.

5 - Robôs

Inteligência artificial, ou a robótica, não fazem parte apenas dos universos fictícios, já estamos bem familiarizados com esse tipo de tecnologia há algum tempo. Claro que se você perguntasse a um fã da saga, há uns 30 anos atrás, se eles esperavam que as coisas se tornassem tão sofisticadas e parecidas com as de Star Wars, ele provavelmente duvidaria. Mas hoje, já existem robôs de todos os tipos e formas, que desempenham as mais variadas funções. Então, quando falamos sobre droides inteligentes, já chegamos lá.

6 - Motos de alta velocidade

As motos speeders de Star Wars provavelmente são levantadas por equipamentos antigravitacionais. Infelizmente isso é algo impossível de se criar agora, ou pelo menos pelos próximos anos. Mas isso não quer dizer que não existam motos parecidas como as daquele universo. A empresa Malloy Aeronáutica já está desenvolvendo uma alternativa viável para essa questão. As "hoverbikes", como são chamadas, usam o mesmo conceito de drones e helicópteros: hélices de alta potência. Essa tecnologia é capaz de elevar o veículo do solo e permite que ele flutue. Embora ainda esteja em fase inicial, não demorará muito para que essa tecnologia seja disponibilizada ao público.

7 - Sabres de luz

Esse último item pode gerar uma certa frustração. Afinal, o sabre de luz é o objeto mais desejado por qualquer fã de Star Wars. Todos os itens aqui listados realmente existem, enquanto os sabres de luz ainda estão na caixinha do "poderia acontecer". Teoricamente, com grandes esforços, até poderiam se torna uma realidade. Mas é bom saber que existe uma esperança.

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram, em 2013, durante um experimento com fótons um novo tipo de matéria. A luz com fótons se "endureceu" em moléculas, de modo que se colidiam fisicamente quando os dois feixes de luz fossem cruzados. É obvio que essas luzes não estão sendo emitidas através de um punho de ferro que você pode segurar na mão, como se fosse uma espada, mas não deixa de ser uma descoberta curiosa. Até porque é animador saber que, em algum lugar do mundo, existem feixes de luz que se chocam uns contra os outros.

E você, é fã de Star Wars? O que achou dessas invenções? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest