• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 invenções que geralmente são creditadas à pessoas erradas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/08/19 às 19h00

O ser humano está sempre procurando soluções para os seus problemas cotidianos, e quase sempre essa solução se torna uma invenção que muda para sempre as novas vidas. O que seria das nossas vidas sem os inventores? Hoje, fica quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem algumas invenções revolucionárias.

Mas, para classificar, quem foram os maiores inventores da história envolve alguns parâmetros a serem analisados. Inclusive, muitas pessoas podem reivindicar ter inventado ou, no mínimo, ter aperfeiçoado alguma invenção de outra pessoa. Mostramos aqui algumas invenções que foram inventadas por pessoas que não são creditadas.

1 - Linha de montagem

Erroneamente, a linha de montagem é creditada a Henry Ford. Ele também não inventou a linha de montagem em movimento, quem fez isso foi muito provavelmente Ranson Olds. Esse processo básico de linha de montagem foi inventado pelos chineses, durante o reinado de Quin Shi Huang, que foi o primeiro imperador da China. Essa linha foi usada para construir o famoso Exército de Terracosta. As partes,que compõem as estátuas, foram feitas em diferentes lugares da China e depois reunidas para serem montadas.

2 - Manteiga de amendoim

Essa é uma coisa que os americanos amam e alguns brasileiros também. Se perguntados quem inventou a manteiga de amendoim, eles diriam George Washington Carver e estariam errados. Carver acreditava na cultura do amendoim, e tinha mais de trezentos usos para eles. Mas a invenção da manteiga de amendoim é dos incas. A primeira aparição do amendoim foi em 950 a.C., na América do Sul. E os incas foram conhecidos como os fabricadores de manteiga de amendoim.

3 - iPod

Tecnicamente, quem inventou o iPod foi a equipe de engenharia da Apple. Mas o primeiro player de mídia digital portátil foi inventado por um britânico, chamado Kane Kramer. Foi, em 1979, quando Kramer tinha 23 anos, quando ele desenvolveu um dispositivo que armazenava 3,5 minutos de música em um chip. E o design do dispositivo é bastante parecido com o iPod. E ele registrou uma patente mundial para sua invenção. Mas ele não conseguiu arrecadar os 90 mil dólares, que precisava para renovar sua patente e ela expirou.

4 - Automóvel

Do mesmo jeito que a linha de montagem é creditada erroneamente a Henry Ford, a invenção do automóvel também é erroneamente dada a Karl Benz, que é o fundador da Mercedes-Benz. Em 1879, Karl Benz mostrou o seu automóvel movido a gasolina. O design de Benz era incrivelmente primitivo. E, a realidade, o primeiro automóvel foi desenvolvido por Wiihelm Maybach, em 1900.

5 - Telescópio

A invenção do telescópio é creditada ao pai da física moderna Galileu Galilei. Mas, na verdade, ele foi desenvolvido por um fabricante de óculos holandês chamado Hans Lippershey, em 1608. Isso foi um ano antes de Galilei aperfeiçoar o design. O primeiro telescópio apenas ampliava três vezes os objetos, que eram magnitudes mais baixas, que o que foi desenvolvido pro Galilei.

6 - Rádio

A maior parte das pessoas acredita que quem inventou o rádio foi Guglielmo Marconi. Ele era um inventor bastante talentoso, que melhorou os designs dos rádios anteriores. Uma das melhorias era no alcance do rádio. O verdadeiro inventor do rádio foi David Edward Hughes. Ele foi a primeira pessoa que demonstrou como as ondas de rádio podem transmitir sons. Isso foi 15 anos antes de Guglielmo Marconi fazer sua patente de rádio, quando Hughes demonstrou a capacidade de enviar sinais de código Morse pelo ar.

7 - Telefone

Não há dúvidas que foi Alexander Graham Bell quem inventou o telefone. Mas a verdade é que não foi ele o inventor do telefone. A invenção dele foi incompleta e realmente mudou depois da apresentação de sua patente, usando alguns desenhos de Elisha Gray. Quem, na verdade, inventou o telefone foi Antonio Meucci. Mas ele não podia arcar com o dinheiro que era preciso para registrar sua patente e seu protótipo foi perdido para a Western Union. Ela então fez um acordo com Bell e então deu a ele a patente do telefone.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Toptenz
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+