icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 itens femininos que são usados há mais tempo do que pensávamos

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 18/08/20 às 12h10

capa do post 7 itens femininos que são usados há mais tempo do que pensávamos

O que seria do mundo sem os acessórios que usamos diariamente, né? Desse assunto, as mulheres entendem bem. Brincos, meia-calça, batom e sapatos de salto alto são alguns dos itens mais comuns para elas. Esses já foram experimentados ou usados pela maioria das mulheres, pelo menos uma vez na vida. Até mesmo as que não gostam ou não se consideram vaidosas, acabam usando pelo menos um desses em uma ocasião especial. Atualmente, esses itens são bastante acessíveis a todos. No entanto, nem sempre foi assim. No passado, comprar qualquer um desses podia ser uma grande batalha, pois costumavam custar uma verdadeira fortuna.

Diante da história de itens femininos, descobrimos que vários deles já foram destinados a homens. Alguns ainda tinham um propósito completamente diferente do que têm hoje em dia. Pensando então sobre isso, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns itens femininos que são usados há mais tempo do que pensávamos. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Itens femininos usados há mais tempo do que você imagina

1 - Batom

O batom existe há muito tempo e era extremamente caro. Na antiguidade, usavam cinábrio, henna e carmim como batom. A rainha egípcia Neferti provavelmente tinha lábios com cheiro de ferrugem e venenosos. Isso porque ela os esfregava com óxido de ferro e cera de abelha. Eram necessários cerca de 70 mil insetos (cochonilhas) para obter cerca de meio quilo de carmim, o pigmento usado no batom de Cleópatra.

2 - Maiô

O maiô foi inventado para esconder o umbigo. Até a segunda metade do século XVII na Europa, as mulheres podiam nadar sem roupas ou com faixas de pano. No entanto, a partir de 1670, foram proibidas de visitar os locais de banho públicos sem trajes especiais. Foi aí que precisaram esconder seus corpos. No entanto, em 1946, o estilista francês Louis Réard expôs ao mundo da moda o umbigo de uma mulher novamente. Isso, quando apresentou um novo modelo de biquíni.

3 - Sutiã

O sutiã surgiu dos esportes. Todo mundo já ouviu falar de espartilhos, mas não o que veio antes. As atletas da Roma Antiga usavam faixas que se pareciam com sutiãs. Esses itens eram usados para esportes. Existem até mosaicos representando o primeiro sutiã primitivo, que podem ser vistos na Sicília e em Pompeia.

4 - Brincos

Os brincos são itens muito antigos. Na Roma Antiga, eles eram usados por escravos. Na Grécia Antiga, por jovens "promíscuas". As mulheres nobres romanas também usavam esses acessórios, mas com pedras preciosas, que enfatizavam ainda mais o alto status.

5 - Sapatos de salto alto

Os primeiros sapatos com salto alto surgiram na Pérsia no século X. Os soldados usavam para cavalgar, pois facilitava na hora de prender os pés nos estribos. Logo os saltos se espalharam pela Pérsia e Europa. Somente no final do século XVIII que esses itens passaram a ser associados exclusivamente ao guarda-roupas feminino.

6 - Rímel

Antigo, o rímel era bastante prejudicial a saúde, isso porque eles eram utilizados para tingir os cílios, assim combinando com os cabelos que eram popularmente ruivos na Inglaterra, na época da Rainha Elizabeth I. Para isso, usavam misturas caseiras e substâncias tóxicas.

7 - Meias-calças

No século XV, na Europa, as primeiras meias-calças foram criadas de lã e com atadura especial. Elas eram usadas por aristocratas. No entanto, foi somente no século XVIII que essa peça de vestuário entrou no guarda-roupa feminino.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Incrivel Club  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest