• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 jogos antigos que você ainda deveria estar jogando

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      20/01/20 às 15h36

Embora os jogos modernos contem com diversas vantagens técnicas em relação aos seus antecessores, existe algo em muitos dos títulos antigos que os torna incomparáveis. Talvez seja efeito da nostalgia mas, como já vimos anteriormente, esse sentimento saudosista não deve ser subestimado. Enquanto Hollywood investe em remakes de clássicos do cinema, os desenvolvedores de videogames buscam remasterizar alguns de seus sucessos. Alguns chegam a investir em reboots e até sequências dos mesmos, mas é como dizem "a primeira vez a gente nunca esquece". Então, por mais que a indústria do entretenimento se esforce, dificilmente conseguirá recriar a sensação proporcionada por muitas dessas produções. Sendo assim, listamos abaixo alguns jogos antigos que você ainda deveria estar jogando.

7 - Grim Fandango

Considerado um precursores do gênero aventura na era moderna, Grim Fandango foi um grande passo para a LucasArts. Inspirado no filme noir de mesmo nome, o jogo apresenta o Dia dos Mortos de uma forma autêntica. Assim, o player precisa trabalhar no submundo, encontrar objetos e resolver quebra-cabeças para chegar ao destino final. Contraditoriamente, apesar de ser considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, Grim Fandango contou com um péssima recepção em seu lançamento. Como resultado, a LucasArts resolveu deixar esse projeto de lado e se concentrar em outros títulos. Posteriormente, em 2018, o desenvolvedor Double Fine Productions, lançou uma versão remasterizada do jogo. Logo, além da alta resolução, novos personagens foram adicionados, cenas redesenhadas e vários ajustes e correções realizados. Então, vale a pena conferir esse game.

6 - Half-Life

O antecessor do tão aclamado Half-Life 2 também merece reconhecimento. Aqui, no início da história do Dr. Gordon Freeman, vimos um mundo cheio de minúcias e complexidades criados pela Valve. Sendo assim, é certo dizer que Half-Life não é apenas um dos melhores FPS antigos, mas sim um dos melhores jogos já feitos. Ademais, o anúncio de Half-Life: Alyx para março de 2020, parece uma oportunidade perfeita para revisitar a série.

5 - Fallout 2

Antes dos modernos RPGs que permitem exploração em mundo aberto, a série Fallout foi considerada um gênio isométrico pixelizado. Aliás, Fallout 2 vai ainda mais além, pois permite que você faça qualquer coisa, completando o jogo como quiser, de acordo com seus próprios termos. Além de contar com uma elogiadíssima personalização de personagens, o jogo possui uma profundidade incrível e implacável. Por fim, existe uma variedade de facções e missões secundárias em um cenário pós-apocalíptico super interessante de se explorar. Caso tenha se interessado, você pode encontrar Fallout 2 no Steam em alta resolução.

4 - Theme Hospital

Considerado um dos jogos de simulação mais engraçados e caprichosos do PC, Theme Hospital, mesmo pertencendo à década de 90, é um representante inigualável do gênero. Assim como a maioria das produções da Bullfrog, o humor é o diferencial nesse jogo de administração hospitalar. Só para ilustrar, a comicidade varia de recepcionistas pedindo pros pacientes não morrerem nos corredores até o caos emergente de um fuga de vômito em massa nas áreas de espera. Ademais, o visual consegue transmitir muito bem doenças fictícias, como as cabeças inchadas. Também vale ressaltar que existem metas, inspeções, emergências, terremotos e surtos, então não vá achando que esse é apenas um jogo engraçadinho, na verdade, ele é bastante desafiador.

3 - Quake

Outro clássico FPS, Quake consegue se equiparar à Doom no panteão de grandes títulos do PC. Aliás, a produção da id Software alcançou uma excelente recepção crítica e pública em seu lançamento. Em suma, nessa narrativa você tem que lutar por quatro mundos repletos de todos os tipos de bestas horríveis desde o soldado hostil chamado Grunt, até Shambler, um enorme monstro indutor de terror. Por fim, além de seus gráficos considerados retrô chique, sua trilha sonora também é incrível. caso seja do seu interesse, existem várias expansões de Quake disponíveis no Steam e no GOG.

2 - Diablo II

A sequência do game de ação desenvolvido pela Blizzard se mantém entre os melhores clássicos do PC. Inclusive, a ansiedade para o lançamento de Diablo IV só aumentou as recordações de seu antecessor. Apesar de ter tido sua mecânica de RPG imitada por outros desenvolvedores, Diablo II é praticamente insuperável. Visto que seu gráfico pixelado é bem animado e sua jogabilidade de pilhagem é atraente, é compreensível que Diablo II tenha ultrapassado a expectativa de vida de muitos videogames. Por isso a Blizzard tem investido tanto no incremento dessa fórmula.

1 - Age of Mythology

Sem dúvidas, um dos maiores jogos de estratégia em tempo real, Age of Mythology é tão atemporal quanto seu conteúdo. Desenvolvido pela Ensemble Studios e distribuído pela Microsoft Game Studios, AoM é um spin-off da série Age of Empires. No entanto, sua narrativa baseada em mitos e lendas gregos, nórdicos e egípcios o tornou um sucesso comercial e crítico inesperado. Em apenas cinco meses, o jogo vendeu um milhão de cópias. Contando com cinco cenários de campanha e dois mapas aleatórios, o jogo acompanha o almirante atlante Arkantos, que viaja entre as três culturas do jogo para evitar que seu rival ciclope de espalhar o caos pelo mundo. Por fim, em novembro do ano passado, Adam Isgreen, diretor criativo da franquia, explicou que sua equipe está decidindo possibilidades que vão desde uma edição definitiva até um completo reboot.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+