• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 jogos da Idade Média que poderiam facilmente matar você

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      25/09/19 às 19h54

A Idade Média é um período da história entre os séculos V e XV, e que se iniciou com a queda do Império Romano do Ocidente, terminando com a transição para a Idade Moderna. Tal período costuma ser dividido entre baixa e alta idade média. Muito do que sabemos e estudamos sobre a Idade Média costuma girar em torno da religião e da igreja.

No entanto, mesmo isso parecendo algo estranho, as pessoas, naquela época, também se divertiam. Para além dos festivais e músicas, as pessoas também gostavam de jogar uma grande variedade de jogos e praticavam esportes. Porém, alguns deles representavam verdadeiro perigo para seus praticantes e para os espectadores, que acompanhavam, os torneios e disputas. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns dos jogos e esportes da Idade Média, que acabavam ferindo ou causando a morte das pessoas. Confira!

1 - Duelo de espadas

Não é novidade para ninguém que, durante a idade média, duelos de espadas eram utilizados para demonstrar respeito, conquistar a mão de uma mulher ou resolver disputas. Muitos homens, desde muito jovens, se envolviam em treinamentos para aprenderem a utilizar uma espada.

Esses treinamentos envolviam a prática de novos movimentos, táticas de defesa e o manuseio correto dos objetos cortantes. A finalidade era bem clara: aniquilar seu alvo da maneira mais eficiente possível e se defender. Entretanto, alguns duelos também eram realizados puramente por diversão.

2 - Caça

Por muito tempo, a caça era um esporte reservado para os mais nobres. No entanto, apesar da restrição daqueles que podiam participar desse tipo de atividade, ela ainda continuava sendo algo arriscado. As possibilidades de alguém ser lesionado eram altas, uma vez que qualquer um poderia ser atingido por uma flecha mal direcionada ou um animal selvagem. Caso um camponês fosse pego caçando, as punições incluíam cegueira, castração, enforcamento ou ser costurado em uma pele de animal e perseguido por cães.

3 - Justa

A Justa é um jogo em que dois cavaleiros com armaduras, montados em cavalos, utilizam lanças de madeira, com pontas embotadas, para se enfrentar. O escudo ou a armadura dos cavaleiros, muitas vezes, cedia, o que podia causar graves ferimentos. Na verdade, muitas pessoas acabavam mortas, depois de receber um golpe fatal e até mesmo seus cavalos saiam feridos.

4 - Bull-baiting

Muito popular na Inglaterra, o Bull-baiting era um esporte muito perigoso e sangrento. Nele, um touro era amarrado a uma estaca, que o permitia movimentar-se até uma certa distância. Antes de tudo começar, passavam pimenta nas narinas do touro, para enfurecê-lo.

O objetivo do "jogo" era que cães, ou até mesmo pessoas, imobilizassem o touro, geralmente, os mordendo ou os segurando pelas narinas. Costumeiramente, em muitas cidades, só era liberada a venda de carnes de touros, que tivessem participado deste tipo de evento. Isso porque as pessoas acreditavam que, nesses combates, a carne do animal era "amaciada".

5 - Tiro com arco

O tiro com arco era um esporte que exigia bastante habilidade dos competidores. No entanto, apesar de todas as preocupações, em tornar a prática algo seguro, muitos acidentes aconteciam. Na Inglaterra, mesmo os camponeses podiam treinar como arqueiros. Durante eventos de competição, não era incomum que alguns competidores saíssem feridos. Muito também devido ao uso de flechas de fogo nas competições.

6 - Futebol medieval

O jogo era bastante parecido com o futebol moderno. No entanto, havia algumas diferenças fundamentais. A bola, por exemplo, podia ser impulsionada com qualquer parte do corpo. Incluindo as mãos. As equipes podiam ser compostas por até 500 pessoas. Brigas, chutes e socos eram muito comuns. As mulheres também podiam praticar o esporte. Eram muito comuns partidas entre times de mulheres casadas, contra as mulheres solteiras.

7 - Lançamento de martelos

O lançamento de martelos ainda existe hoje, mas é feito em um ambiente mais seguro. O objetivo é balançar uma bola pesada, em volta da cabeça, antes de lançá-la na maior distância possível. No entanto, muitas vezes, os lançadores de martelo acabam arremessando o objeto para onde as pessoas se aglomeravam para assistir a competição. O que causava graves ferimentos e até mesmo mortes.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+