• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lendas e fatos que fazem a Antártida um lugar espetacular

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      28/08/17 às 16h37

A Antártida certamente é um dos lugares mais incríveis já encontrados em nosso planeta, sendo a casa de uma fauna única e rica, mas que constantemente sofre com alterações climáticas, visto que as geleiras do local sofrem diariamente com o derretimento provocado pelo aquecimento global. Enfim, apenas para título de curiosidade, a menor temperatura já registrada no mundo foi de 89,2 graus graus Celsius negativos, exatamente na estação de Vostok, situada na Antártida.

Atualmente, grande parte de seus habitantes são cientistas que executam pesquisas no local, mas se você pensa em um dia fazer um visita, pode querer saber a respeito de algumas curiosidades que cercam o lugar. Pensando nisso, separamos abaixo alguns fatos sobre a Antártida que a tornam realmente espetacular. Confere aí!

1 - Cataratas de sangue

A Geleira de Taylor talvez seja uma das mais incríveis e curiosas da Antártida. Em alguns de seus pontos é possível ver algo avermelhado, como se fosse sangue, mas que na verdade, é ferrugem. Suas coloridas águas escorrem para o Lago Bonney que ficam em vales secos da Antártica.

Estas famosas "paredes de sangue" fascinam toda a comunidade científica pois se trata de um fenômeno bastante raro, no meio de um ecossistema único! Dizem que o local é como se fosse uma amostra de Marte e que poderia ajudar a desvendar alguns mistérios escondidos pelo planeta vermelho... Será mesmo?

2 - Ninguém possui a Antártida

O local permanece livre de governo desde que o Tratado Antártico foi designado no ano de 1959, afim de transformar o lugar em "uma reserva natural, dedicada à paz e à ciência". Anteriormente, os governos da Austrália, Reino Unido e até mesmo da Argentina haviam reivindicado poder sobre o lugar, mas nunca conseguiram. O tratado foi assinado por 48 nações, e fazem da Antártica, livre.

3 - Sem fuso horário

Como seria um lugar que não possui fuso horário nenhum? Como seria se adaptar e se orientar em um lugar desses? Bom, acontece que na Antártida isso realmente não existe, e seus moradores, que são em grande maioria cientistas, se orientam de acordo com sua terra natal, ou ainda pela linha de suprimentos, que os fornece equipamentos e alimento.

4 - Os enormes Icebergs

Certamente, uma das primeiras coisas que alguém vê quando chega à Antártida, são os incríveis e monstruosos icebergs. São realmente gingantes e nunca param quietos, mudando sempre de posição por culpa do vento que os faz navegar por aí. Podem ser meio amedrontadores, mas não podemos negar que compõem sempre as melhores e mais bonitas paisagens do local

5 - Lago Vostok

Vostok é um lago subglacial, enterrado sob aproximadamente 3,7 quilômetros de uma grande quantidade de gelo grosso. Foi descoberto por cientistas russos apenas na década de 90, e é um os maiores lagos de toda a região. Por incrível que pareça, ele mantem uma temperatura média de apenas - 3ºC, e não congela devido a pressão que o sólido gelo concentrado por cima, faz sobre ele.

6 - Descobriram por acidente

Como algo do tamanho da Antártida poderia ficar escondido por tanto tempo? Bom, para quem não sabe, o lugar foi descoberto apenas no ano de 1820, por um pequeno acidente. Os cientistas não tinham nem noção de que o lugar existia e muito menos, de que guardava tantas riquezas e belezas naturais.

7 - É possível visitar pinguins

Os pinguins são animaizinhos que realmente cativam qualquer um mesmo sem chegar perto. Não é atoa que temos alguns filmes que os fazem de personagens principais. Bom, visitar pinguins certamente é um dos pontos preferidos de quem vai à Antártida. Paradise Bay é sem dúvida um dos melhores lugares para observá-los, onde vivem escorregando entre as montanhas de gelo e vivem agrupados.

Por mais que não seja recomendado tocar neles, os pinguins não tem medo dos humanos e pode até ser que algum deles venha correndo para perto. É um dos animais mais incríveis do mundo, e que sempre se localizam há milhares de quilômetros de nós.

E então pessoal, o que acharam? Sabem de algum outro fato curioso sobre a Antártida? Compartilha com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+