• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lendas urbanas que já foram explicadas pela ciência

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      20/05/19 às 17h48

Lendas urbanas expõem mais os nossos medos do que qualquer outra coisa. Compartilhá-las com os nossos semelhantes pode ser uma maneira de confrontar e lidar com as coisas que aterrorizam. Diversas histórias são criadas com o único objetivo de parafrasear traumas interligados com problemas completamente humanos. Mesmo com descrições de criaturas animalescas ou experiências sobrenaturais, não é razoável esperar verossimilhança. As narrativas, no entanto, podem aspirar elementos palpáveis. Até porque o medo pode residir em características humanas, levando-os a crer que o enredo adentra o campo do real. Por isso, em muitos casos, paramos para refletir e nos questionamos sobre a veracidade dos fatos. Os cientistas já se depararam com histórias tão disseminadas que se sentiram na obrigação de separar a verdade da ficção. Preparamos uma lista com 7 lendas urbanas que já foram explicadas pela ciência.

O conhecimento científico é carregado de complexas técnicas de análise com o intuito de nos ajudar a solucionar questões duvidosas. Dessa maneira, obviamente, as lendas urbanas também passam por processos de pesquisa para que nós possamos dormir com a consciência tranquila.

1- O assassino podólatra?

Um fenômeno estranho aconteceu no ano de 2007. Quatorze pés calçados foram descobertos nas costas litorâneas do noroeste do Pacífico. Por mais de uma década, a polícia não conseguiu encontrar pistas ou provas para descobrir a identidade do assassino com fetiche em pés. Agora, graças à ciência, sabemos quem estava por trás disso tudo: a própria mãe natureza. Depois de inspecionar o último pé, a polícia descobriu que pertencia a uma pessoa que se matara. O risco de suicídio acabou se tornando um traço comum entre os cadáveres, com pessoas que morreram em tempestades e acidentes no mar, complementando o restante das vítimas.

E o que aconteceu com seus corpos? Simplesmente o círculo cruel da vida. Coisas mortas se decompõem e são mordidas por peixes. Os pés, envoltos em uma robusta carapaça de sapato, escapam desse destino e acabam por se arrastar até a praia. Contudo, uma pergunta emerge: por que esse fenômeno só começou em 2007? Por coincidência, a linha do tempo combina com a época em que as empresas de calçados começaram a introduzir bolsões de ar e espuma em seus produtos, tornando os sapatos mais flutuantes.

2- A explosão de pombos

Imagine se, durante a celebração de seu casamento, pombos começassem a explodir misteriosamente... As pessoas já foram advertidas contra jogar punhados de arroz durante a cerimônia, mas não há absolutamente nenhum apoio científico para a lenda. Especialistas dizem que as aves podem tranquilamente ingerir arroz cru, sem risco de explodir.

3- Rastros da deusa havaiana

De acordo com algumas lendas havaianas, a deusa do fogo mergulhou dentro vulcão Kilauea para fugir de sua irmã mais velha e louca. Logo depois, o Kilauea se tornou um ponto de atividade vulcânica, sendo possível encontrar lágrimas e fios de cabelo da deusa. Os pesquisadores concluíram que essas relíquias são feitas de fibra de vidro vulcânica. Quando gotas de lava são lançadas no ar durante uma erupção, o vento as captura e as estica até que elas se transformem em fios semelhantes a pelos ou lágrimas. Essa é uma das lendas urbanas que já foram explicadas pela ciência.

4- Hampton Court Palace

Durante séculos, o Hampton Court Palace de Londres foi o lar de inúmeras lendas. A maioria delas envolvia assombrações e contato com fantasmas. Dos espectros de Jane Seymour (esposa de Henrique VIII) à infame Gray Lady, Hampton Court tem sido um epicentro da suposta atividade paranormal.

Apesar de seu prestígio macabro, a sensibilidade sobrenatural de Hampton Court poderia ser atribuída ao errático campo eletromagnético da propriedade. Forças magnéticas estranhas podem levar o cérebro a experimentar sensações inexplicáveis ??e sentir a presença de forças invisíveis.

5- Sinal de outros mundos

Em 1437, os coreanos testemunharam uma enorme bola de fogo pairando no céu por cerca de duas semanas. Obviamente, o evento chamou a atenção de todos os habitantes e foi amplamente documentado em escritos filosóficos. Muitos pensaram que a luz brilhante só poderia ser algum tipo de signo celestial ou prenúncio de outros mundos. A história real não foi descoberta até recentemente, quando os cientistas confirmaram que a ocorrência refere-se à explosão termonuclear de duas estrelas.

6- Representação enigmática

No sul da França, há uma caverna pré-histórica chamada Chauvet-Pont D'Arc (muitas vezes traduzida como "Caverna dos Sonhos Esquecidos"). As paredes da região são cobertas com pinturas feitas por seus habitantes nativos, principalmente imagens de leões-das-cavernas, rinocerontes-lanudos e cervos gigantes. Uma parte, no entanto, contém uma interpretação difícil sobre uma espécie de erupção celestial. Em 1994, os pesquisadores descobriram o que os nativos representaram: a erupção vulcânica de Bas-Vivarais. Nada de explosão celestial ou miragem fantasmagórica. Essa é uma das lendas urbanas que já foram explicadas pela ciência.

7- Atividade paranormal

Em 1921, o Dr. WH Wilmer escreveu um misterioso artigo para o American Journal of Ophthalmology. Nele, o médico narrou os estranhos sintomas que assolaram um casal identificado como Sr. e Sra. "H". A família mudou-se para uma nova casa em 1912, e imediatamente começou a presenciar ocorrências incomuns. No início, eles continuamente sentiam como se estivessem sendo observados. Então, pensaram ter ouvido vozes do além e perceberam a mobília se movendo sozinha. Aos poucos, todos ficaram cansados, apáticos e pararam de comer.

Acontece que a família H não estava sendo assombrada. Depois de alguma pesquisa intensiva, Wilmer descobriu que o forno quebrado da nova casa bombeava monóxido de carbono por todos os perímetros, causando enfermidades e alucinações à família H.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+