• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 líderes militares mais fracassados de todos os tempos

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      05/11/19 às 14h31

O mundo foi se moldando com o tempo. Diversas decisões de pessoas, principalmente líderes, levaram o nosso planeta chegar onde chegou e ser exatamente assim, como conhecemos. O mais curioso é que nem sempre houve acertos, ou seja, grandes erros de líderes mudaram todo o rumo da História. Podemos chamar esses erros de fracassos grotescos, por mais ofensivo que pareça a expressão. Por que falamos disso? Bom, enquanto vários militares entraram para a História por causa de feitos incríveis, outros conseguiram a proeza de cometer erros severos em batalhas, o que alterou tudo.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para cada um, alguns dos líderes militares mais fracassados de todos os tempos. Para se ter uma noção, até Hitler compõe a lista e você vai precisar ler para saber. Se souber de algum nome que não listamos aqui, manda para gente, afinal, é sempre bom trocar informações. Sem mais delongas, vamos lá:

Líderes militares fracassados

1 - Antonio López de Santa Anna (1794-1876)

Esse líder teve o seu fiasco durante a Guerra Mexicana-Americana, no México e nos Estados Unidos, entre 25 de abril de 1846 até 3 de fevereiro de 1848. Poucos generais podem colocar no seu currículo a derrota de um confronto chamado "Guerra dos Pastéis". Isso começou após o pedido de indenização de um confeiteiro francês. Durante sua longa carreira como general, presidente e ditador, o México perdeu mais da metade de todo o seu território. Ele até mesmo se ofereceu para atuar como espião para os Estados Unidos. Com 70 anos, ele ainda buscava o apoio dos Estados Unidos para depor o imperador Maximiliano, enquanto oferecia seus serviços. No entanto, os dois declinaram.

2 - Pierre Charles Villeneuve (1763-1806)

O líder falhou durante a Batalha de Trafalgar, na Espanha, no dia 21 de outubro de 1805. Pierre era vice-almirante e tinha como missão derrotar os ingleses, assim abrindo caminho para a invasão por terra. Depois de desobedecer às ordens, o que comprometeu o plano, soube que seria substituído. Ele saiu do porto rapidamente para mostrar serviço. O resultado disso foi a Batalha de Trafalgar. Essa foi então uma catástrofe na qual ele terminou preso, assim acabando com as esperanças francesas de conquista da Grã-Bretanha.

3 - Douglas Haig (1861-1928)

Haig foi mais um dos líderes que fracassaram. Seu fiasco foi durante a Batalha do Somme, na França, entre julho e novembro de 1916. Ele tinha o apelido de Açougueiro Haig. Suas táticas militares levaram milhares de soldados britânicos à morte. Foram então cerca de 420 mil baixas só na Batalha de Somme. Essa foi a maior carnificina que o mundo já havia visto até então. Do mesmo modo, serviu para mover o mesmo impasse nas trincheiras. Estas ficavam a 64 quilômetros, na direção da Alemanha, mas ainda dentro da França. Segundo pesquisas, o número total de mortos chegou a 2 milhões.

4 - Rei Xerxes I (519 a.C.-465 a.C.)

Esse famoso rei fracassou durante a Batalha de Salamina, na Grécia, em 480 a.C. Após quase perder com uma vantagem de 30 para 1 na famosa Batalha das Termópilas, o líder se viu em decadência. Só conseguiu terminar trapaceando, encontrando uma passagem secreta. Após isso, caiu na armadilha dos gregos e levou a frota marítima persa até uma derrota estrondosa. Essa derradeira situação aconteceu em Salamina.

5 - Oreste Baratieri (1841-1901)

Oreste fracassou durante a Batalha de Adwa, na Etiópia, no dia 1º de março de 1896. Depois de meses de impasse, o italiano ordenou que as tropas atacassem as forças etíopes do rei Menelik II. Essa foi uma bênção a ele que, sem suprimentos, quase desistiu. Ele então subestimou os inimigos e achou que eram 30 mil homens armados. Na verdade, eram 100 mil com fuzis modernos.

6 - Marco Licínio Crasso (114 a.C.-53 a.C.)

A derrota desse líder aconteceu na Batalha de Carras, na Síria, no dia 6 de maio de 53 a.C. Os partas mandaram uma tropa de 10 mil homens quando ouviram que os romanos estavam invadindo. A exclusividade era a cavalaria. Contra eles, 50 mil romanos, que eram liderados pelo homem mais rico de Roma. Esse estava lá para mostrar que era tão competente quanto seus rivais, César e Pompeu. Isso poderia mostrar que ele ficaria mais rico ainda. O fracasso foi grande.

7 - Adolf Hitler (1889-1945)

O fiasco de Hitler, um dos líderes mais famosos do mundo, foi na Batalha de Moscou. Essa aconteceu na Rússia, entre 2 de outubro de 1941 a 7 de janeiro de 1942. Após acabar com o acordo de não agressão, assim invadindo a União Soviética, em 1941, a invasão alemã chegou a Smolensk, última parada antes de Moscou. Era verão na Rússia. Os generais desejavam tomar a capital, mas Hitler fez pouco caso e tentou ganhar mais território. Quando finalmente voltaram a atenção para a casa de Stalin, os russos já haviam se preparado e o inverno tinha chegado. Foi o fim.

E aí o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, afinal, seu feedback é extremamente importante.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+