• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 livros clássicos que são impossíveis de ler

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      29/06/20 às 14h12

Cada pessoa tem o seu passatempo preferido. Alguns gostam de passar horas em frente à TV assistindo uma boa série. Outros optam por filmes de vários gêneros, músicas ou, é claro, bons livros. A leitura faz parte da vida das pessoas há muito tempo e, felizmente, temos um universo de opções. Grandes obras já foram adaptadas para o cinema, para os jogos e para peças teatrais. E todas elas tiveram como base os livros.

Esse hábito de ler toma o tempo de muitas pessoas e pode ser extremamente benéfico para a saúde. Além de exercitar o cérebro, abrem-se milhares de portas para os conhecimentos mais diversos, além de mexer com a imaginação e causar uma sensação de prazer.

Mas é claro que nem todos os livros são prazerosos de ler, nem mesmo para quem tem o hábito da leitura. Alguns livros são verdadeiros desafios e se tornam impossíveis de ler por vários motivos. Ou pelo narrador não confiável, exigir conceitos não muito conhecidos, explicarem demais, ou serem mais longos do que realmente precisam ser. Seja qual for o motivo, listamos alguns desses exemplares aqui.

1 - O som e a fúria

O romance de William Faulker tem quatro narradores diferentes que guiam o leitor a uma história sem trama real. O que faz com que o livro fique ainda mais impossível de ler, é que ele começa da perspectiva de um personagem que tem graves dificuldades mentais, que entende de forma vaga o que está acontecendo.

2 - 100 anos de solidão

Esse conto de Gabriel Garcia Marquez sobre isolamento e obsessão também é bem desafiador de ler. Ele leva o leitor através de várias gerações da mesma família que foi responsável pela construção da nova vila de Macondo. E uma das coisas mais desafiadoras do livro é que, quase todos os homens da família tem exatamente o mesmo nome.

E como se isso já não dificultasse a leitura, os personagens parecem ser fadados a repetir praticamente a mesma história sempre.

3 - To the Lighthouse

O livro de Virginia Woolf não tem nenhuma ação, nenhum enredo e quase nenhum diálogo. Ele conta a história de uma família, que vai para a ilha de Skye. Basicamente, a história é que eles querem ir ao farol, mas chove e eles não vão. O resto do livro é apenas para completar espaço e cheio de filosofia.

4 - Pêndulo de Foucault

O romance de Umberto Eco se centra na história de três editoras pesquisando sociedades secretas e decidindo inventar uma delas. A dificuldade do livro é que existem tantas histórias, filosofia, mitologia e ciência que é preciso ficar alternando entre elas a cada cinco minutos para poder conseguir acompanhar toda a trama.

5 - Les Miserables

Alguns livros não são desafiadores por conta da sua forma ou estrutura, mas sim por seu tamanho. O clássico de Victor Hugo é carinhosamente chamado de "tijolo" pelo tamanho do livro. Ao longo da sua obra o autor segue várias tangentes, contando histórias paralelas e descrevendo de forma muito detalhada os esgotos de Paris. O livro tem mais de 600 mil palavras.

6 - Miss Macintosh, My Darling

A obra de Marguerite Young é um dos livros mais longos já escritos. Para se ter uma ideia, esse livro tem mais palavras que Les Miserables. A história do livro é sobre uma mulher tentando encontrar sua babá de infância. E a autora levou 18 anos para escrever e a própria disse que se soubesse o tempo que levaria não teria se dado ao trabalho.

7 - Laranja Mecânica

Esse não é um livro longo, ele tem menos de 200 páginas, mas o que dificulta é que ele é escrito em uma língua inventada pelo autor Anthony Burgess. E o autor se recusou a dar um dicionário explicando as palavras nas primeiras edições do livro. Quem quisesse ler o livro, teria que traduzir as palavras por conta própria.

E mesmo conseguindo saber o que metade das palavras significa, o livro ainda sim é difícil.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+