icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 lugares do mundo onde ainda existe a pena de morte

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 01/08/18 às 15h32

capa do post 7 lugares do mundo onde ainda existe a pena de morte

A forma com que o mundo lida com crimes e criminosos vem mudando com o passar dos anos. Muitos defensores dos direitos humanos intervêm na hora de decidirem como penalizar uma pessoa, e buscam reeducar e lidar com a situação de maneira menos violenta. Com isso, a tão temida pena de morte desapareceu em vários países no mundo. Os castigos envolviam desde aplicações de remédios no corpo do condenado para que morresse de forma calma até afogamento ou a cadeira elétrica. No entanto, mesmo tenha acabado em vários lugares, existem aqueles locais que mantêm a prática para os crimes mais terríveis. Segundo a Anistia Internacional, mais de 50 países ainda aplicam a pena de morte com frequência.

Aqui no Brasil, junto com outros sete países, a pena de morte é ilegal para crimes "comuns". Só pode ser aplicada em contextos de guerras. Há ainda 98 países que erradicaram totalmente as execuções. Pensando um pouco melhor sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos para você alguns países que ainda fazem uso a pena de morte. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - China

A China ocupa o primeiro lugar dos países que mais aplicam a pena de morte. No entanto, o país só aplica essa sentença para crimes violentos, isso inclui a corrupção e o tráfico de drogas. No entanto, muitas execuções são realizadas antes mesmo de haver um julgamento apropriado.

2 - Irã

Só no ano de 2011, mais de 360 pessoas foram executadas no Irã. Entre estas, há homens, mulheres e menores de 18 anos que cometeram algum crime. O país ainda chama a atenção por realizar essas sentenças em público. Os crimes que mais levam as pessoas à pena são: sodomia e corrupção.

3 - Arábia Saudita

As execuções na Arábia Saudita aumentaram nos últimos anos. De um ano para outro chegou a triplicar, para ser mais exato. O mais chocante é que na maioria dos casos onde essa é a sentença, o condenado não tem direito a advogado e são sentenciados com base em confissões obtidas à força.

4 - Iraque

Pelo menos 68 pessoas foram executadas no país no ano de 2015. Nesse número, incluem-se estrangeiros e mulheres. A maioria dos condenados são por acusações de envolvimento em ataques por grupos armados e crimes violentos, como assassinatos, estupros e sequestros.

5 - Estados Unidos

Acredite ou não, mas os Estados Unidos ainda mantém a pena de morte. A maioria das execuções acontecem nos estados do sul do país. Só em 2011 foram emitidas 78 sentenças de morte no país.

6 - Coréia do Norte

O país asiático também compõe a lista dos países que ainda mantém a pena de morte. Embora o número de sentenciados à pena seja baixo, aa prática existe. Alguns casos de execuções foram contra soldados como parte do processo de consolidação no poder de Kim Jong-um.

7 - Iêmen

Iêmen é um país árabe que está localizado na extremidade sudoeste da Península da Arábia. Ele também preenche a lista dos países que ainda usam a prática como castigo em alguns crimes. A pena de morte no país se dá por vários crimes, incluindo os não violentos. No entanto, as leis do país proíbem a execução de menores de 18 anos.

E aí, você sabia sobre essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest