• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lugares históricos que foram perdidos no tempo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/05/20 às 14h17

Em toda a história da humanidade, já passamos por vários períodos, tanto bons quantos ruins. Independente disso, marcos históricos são deixados por aqueles que já passaram pelo nosso planeta antes de nós. Sejam ruínas de alguns monumentos ou até mesmo edifícios, esculturas e lugares inteiros preservados pelo tempo.

Por mais que tenhamos a datação e uma linha histórica feita em nossas mentes, isso não quer dizer que elas não sejam mutáveis ou que estejam sempre totalmente corretas. Já que várias cidades perdidas foram redescobertas nos últimos anos. E esses lugares fizeram com que os pesquisadores e todos nós questionássemos essa linha histórica. Mostramos alguns desses lugares que ficaram perdidos no tempo.

1 - Dwarka, Índia

Entre 1979 e 1980, estava acontecendo a escavação arqueológica perto do templo de Dwarkadh. E nela, foram encontradas as primeiras pistas do antigo Dwarka. Segundo os textos hindus, esse era um campo de conflito entre Krishna e o maligno rei Salva. E segundo a lenda, Krishna teria criado o distrito de Devbhoomi Dwarka, na costa oeste de Gujarat. E o rei Salva teria chegado em um objeto voador.

Essa lenda atrai os teóricos alienígenas porque ela sugere que a batalha entre os dois foi feita com armas avançadas. E as escavações arqueológicas marinhas acharam uma variedade de edifícios, âncoras e outros artefatos arqueológicos por lá.

2 - Mohenjo-daro, Paquistão

A maior civilização antiga do mundo foi a do valo do Indo. Mas mesmo sendo a maior dentre as quatro é sabido pouco sobre as pessoas do vale. Isso porque o idioma deles não foi decifrado até os dias de hoje.

A cidade de Mohenjo-daro é uma das mais conhecidas que foram descobertas até o momento. Ela era originalmente quadrada feita por 12 ruas principais, das quais 11 eram residenciais. A cidade também tinha um sistema de drenagem sofisticado até com esgotos feitos. E um dos edifícios mais bem preservados dessa cidade é o chamado Great Batjh medindo 54 metros de norte a sul e 32 metros de leste a oeste.

3 - Caral, Peru

Em 2001, a datação por carbono mostrou que esse lugar era de 2627 a.C. E nesse mesmo tempo, acredita-se que os egípcios começaram a construção dos primeiros complexos de pirâmides.

Olhando o layout dessa cidade, é possível ver que ela foi projetada com distritos para vários tipos de comércio, tanto rico, como pobre. Ela tem 163 acres e era o centro administrativo de uma civilização complexa. Caral e mais outros 18 locais datados da mesma época foram agrupados no que é conhecido como Cultura Caral-Supe. E juntos, eles representam os primeiros assentamentos urbanos.

4 - Troia, Turquia

A cidade foi imortalizada por Homero e fascinou várias pessoas. Ela foi considerada mitológica durante muito tempo. Mas ela emergiu como um lugar real quando Heinrich Schliemann, um dos fundadores da arqueologia moderna, a descobriu na Turquia, na década de 1870.

O arqueólogo até deu o nome de alguns dos personagens do poema para objetos de ouro que ele achou no lugar. E de acordo com descobertas mais recentes, a cidade pode realmente ser 600 anos a menos do que se imaginava. Além disso, ela pode ter 5.500 anos de idade.

5 - Skara Brae, Escócia

Esse assentamento neolítico foi encontrado em 1850, durante o inverno. As tempestades arrancaram a grama de uma duna e revelaram as várias ruínas de antigas casas de pedra. E essa descoberta acabou sendo o assentamento neolítico mais bem preservado no norte da Europa.

Antes das pirâmides serem construídas, a cidade era habitada e tinha prosperado pro séculos. E o que o faz importante não é apenas a sua datação, mas as condições de preservação dele. A cidade ainda tem móveis antigos de pé. E em 1999, ela foi colocada como  parte do Núcleo do Patrimônio Mundial Neolítico de "rcades.

6 - Lothal, Vale do Indo

Essa é a cidade mais antiga do Vale do Indo sendo habitada, pela primeira vez, em 3.700 a.C. O Serviço Arqueológico da Índia escavou o lugar de 13 de fevereiro de 1955 a 19 de maio de 1960. A cidade tinha a primeira doca conhecida do mundo que ligava a cidade ao curso do antigo rio Sabarmati.

O lugar era um centro comercial vital e próspero. E suas mercadorias que eram miçangas, pedras preciosas e ornamentos preciosos iam ate o oeste da Ásia e África. E em 1961, quando retomaram as escavações, os arqueólogos descobriram trincheiras afundadas.

7 - Gobekli Tepe, Turquia

O lugar foi descoberto em 1994 e mudou tudo o que a humanidade achava que sabia sobre história. Ele é um templo antigo enorme que foi construído a partir de pilares de grandes anéis de pedra. Cada pilar tem figuras complexas de leões, escorpiões e até abutres. E essa arte e a engenharia do local são incríveis.

Gobekli Tepe foi construído em 10 milênios e é oficialmente o templo mais antigo do mundo e com o idioma escrito mais antigo. Por isso é difícil identificar o objetivo exato das esculturas.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Toptenz
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+