• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lugares mais bem vigiados do planeta

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      27/11/18 às 16h27

O planeta atual está cheio de câmeras para todos os lados. Você sai na rua e, com certeza, está sendo vigiado. No elevador do seu prédio, no seu trabalho, na padaria, todos os lugares são altamente vigiados hoje em dia. Ainda assim, alguns lugares por aí conseguem uma segurança reforçada. O banco do seu setor, o hipermercado, o shopping, todos eles possuem um up na segurança, e devem ter câmeras e vigias até nos lugares mais inesperados, vai por mim.

Acontece que, mesmo em meio de tudo já listado, existem alguns lugares que estão no topo de segurança no mundo. Lugares tão bem vigiados no planeta Terra que você nunca poderia visitá-los. A verdade é que esses lugares aqui, você dificilmente ouviu falar deles, de tão secretos, vigiados e protegidos que são. Quer conhecer eles, e tirar a prova se realmente são tão vigiados assim? Listamos os 7 lugares mais bem vigiados de todo o mundo.

1 - Iron Montain

A Iron Mountain é uma empresa de registro e seguro de registros, físicos ou digitais, de empresas ou pessoas extremamente ricas. Ela tem como cliente Bill Gates, grandes estúdios de cinema e até mesmo governos. Perto de Pittsburgh, o Iron Mountain Vault é um complexo subterrâneo gigante, construído em uma mina de calcário abandonada.

O complexo é mais difícil de entrar do que a Casa Branca. Mais de 2 mil pessoas trabalham nesta vasta rede de corredores brancos que mais parecem saídas de um filme do James Bond. O cofre tem seu próprio corpo de bombeiros com cinco motores e 125 enormes e bem protegidos cofres que são resfriados artificialmente com água de um lago subterrâneo.

2 - HavenCo

A HavenCo Limited foi uma empresa de serviços de hospedagem de dados. Sean Hastings e Ryan Lacke fundaram a HavenCo em 2000 para atuar como um refúgio seguro para todos os tipos de operadores de dados. Em suas próprias palavras, o objetivo deles era criar "o primeiro refúgio de dados eletrônicos". A empresa foi feita para ser um dos lugares do mundo de mais dificil acesso.

Ela não tinha aliados, nem nacionalidade (fica no meio do oceano), tornando-a totalmente isolada e bem protegida. Porém, esse conceito logo chamaria atenção mundial, e acabaria encontrando problemas. Consequentemente, dois anos após sua criação, foi nacionalizada britânica.

3 - ADX Florence

A The Administrative Maximum Facility, ou ADX Florence, é uma prisão de segurança máxima dos EUA. Esse é o lugar para onde vão os maiores criminosos do país que devem ficar totalmente longe da sociedade. Uma verdadeira prisão feita para super vilões. Ela é considerada praticamente inescapável.

O lugar, descrito pelo diretor como "a vida após a morte", é possível caminhar pelo pátio por uma hora ao dia - a hora de esticar os pés. Nas outras 23 horas, a grande maioria delas está trancada em suas minúsculas salas de concreto, bem pequenas, projetadas especificamente para que não possam mover nenhum móvel ou mesmo ver o céu pela janela. Eles realmente não conseguem nem olhar a paisagem lá fora.

4 - Bank of England's

O Bank of England's pode ser considerado o mais seguro do Reino Unido, e talvez do mundo. O banco, há séculos, guarda ouro como ninguém no local. Observe: paredes com 8 metros de espessura e com chaves gigantes e únicas, além de tecnologia de bloqueio ultramoderno. O banco foi invadido apenas uma vez durante toda a sua existência, no século 19.

5 - Rio Tumen

O Rio Tumen realmente não possui muitas qualidades. Ele seria um rio qualquer se não fosse por uma característica unica: o rio é fronteira de três países, a Coreia do Norte , China e Rússia. A fronteira não é tradicional, sendo que é muito complexo entender qual parte do rio é de quem. Isso tornou o rio um dos locais mais vigiados do mundo.

6 - Os cofres secretos da Igreja Mórmon

Os mórmons, também conhecidos como frequentadores da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, têm um enorme cofre secreto em Utah. Isso levantou a suspeita de muita gente, obrigando os mórmons a irem nas suas redes sociais e fazerem um tour virtual pelo lugar. Mas a verdade é que as 50 pessoas que moram no local estão desde 1930 tentando arquivar várias histórias das famílias que fazem parte da igreja pelo mundo. São 35 bilhões de imagens de informações genealógicas, a maioria delas contendo material frágil, como 2,4 milhões de rolos de microfilme.

A razão pela segurança, e distância, é manter a segurança dos arquivos.

7 - Arquivo secreto do Vaticano

É impossível ter essa lista sem os arquivos secretos do Vaticano. Essa coleção raríssima contém 12 séculos de história. Lá existem vários documentos oficiais que moldaram a humanidade. Nos últimos anos, o Vaticano tentou ser um pouco mais aberto sobre os arquivos. Eles permitiram que os jornalistas excursionassem pelo complexo e até realizaram uma exposição pública de trabalhos selecionados em 2012. Ainda assim, os arquivos continuam a guardar muitos segredos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adoraria ler os arquivos secretos do Vaticano, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   TT  
Imagens OG
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+