• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lugares mais poluídos do mundo

POR Arthur Porto    EM Mundo Afora      19/09/19 às 16h48

Atualmente, um dos maiores problemas no mundo envolve a questão da poluição. De acordo com uma pesquisa, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, nove em cada 10 pessoas, em todo o mundo, respiram ar poluído.

Ainda nesse ínterim, estima-se também que cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano. O motivo? Exposição a partículas finas do ar poluído. De acordo com especialistas, tais partículas penetram os pulmões e o sistema cardiovascular. Ao entrarem em contato com o corpo humano, as partículas causam diversos tipos de doenças. Derrame, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia. Apenas para citar as mais comuns.

Em suma, ainda de acordo com a pesquisa, as áreas mais poluídas do mundo são pouco conhecidas. Aqui estão 7 dos lugares mais poluídos do mundo, em ordem alfabética.

1 - Chernobyl, Ucrânia

Como todos sabem, Chernobyl foi palco do maior desastre nuclear da história. Atualmente, cerca de duas décadas depois, a zona de exclusão segue inabitável e os moradores locais ainda sofrem as consequências do desastre. Lesões na pele, doenças respiratórias, infertilidade e defeitos congênitos são alguns dos problemas que o acidente trouxe. Além disso, estima-se que, entre 1993 e 2002, mais de 4.000 casos de câncer de tireóide foram diagnosticados entre crianças e adolescentes na região.

2 - Dzerzhinsk, Rússia

Durante a Guerra Fria, Dzerzhinsk foi um dos principais locais de fabricação de armas químicas, na Rússia. Ali, acredita-se que cerca de 300.000 toneladas de resíduos químicos foram descartadas de maneira inadequada, entre 1930 e 1998. Devido a tal fato, o local foi considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes Mundiais, como a cidade mais poluída do mundo. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, em 2003, a taxa de mortalidade era de 260%. Mesmo com tal cenário, um quarto dos 300.000 residentes da cidade segue trabalhando em fábricas, que produzem produtos químicos altamente tóxicos.

3 - Kabwe, Zâmbia

O cenário da poluição em Kabwe, Zâmbia, não é diferente de outras regiões, que são afetadas pelo mesmo problema. Em suma, atividades em extração e fundição de minério envenenou toda uma geração de crianças, na província de Copperbelt. Ainda nesse ínterim, a exposição às substâncias tóxicas danificou o cérebro e outros órgãos vitais de muitas crianças. Os níveis de chumbo, no sangue infantil, são, em média, de cinco a 10 vezes maiores do que o permitido.

4 - La Oroya, Peru

La Oroya é considerada a maior cidade mineradora do mundo. De acordo com um estudo, realizado em 2005, pelo Instituto Blacksmith, que é composto por grupo ambientalista de Nova Iorque, 97% das crianças menores de seis anos têm níveis tóxicos de chumbo no sangue. O local é tão poluído que os morros, que o cercam, ganharam um ar totalmente fantasmagórico. A causa dessa poluição é um complexo metalúrgico e de fundição, que pertence hoje à Doe Run Peru, uma subsidiária da companhia de mineração americana Doe Run.

5 - Linfen, China

Em relação à poluição, Linfen, na província de Shanxi, é outro exemplo dramático. De acordo com os próprios moradores da região, ali, todos convivem com uma atmosfera carregada de gases poluentes e partículas. De acordo com o relatório, divulgado pela OMS, o qual foi citado no início da matéria, 16 das 20 piores cidades poluídas do mundo estão na China. Em Lifen, há uma elevada incidência de doenças respiratórias e cancros do pulmão. Entre as crianças, é comum a intoxicação por chumbo. Além disso, o excesso de arsênio, presente na água, é o responsável por ocasionar constantemente uma epidemia de doenças de pele.

6 - Mailuu-Suu, Quirguistão

Mailuu-Suu é o lar de perigosos resíduos de urânio. Em suma, os resíduos são descartados por mineradoras e cooperativas. Ao todo, são aproximadamente dois milhões de metros cúbicos de lixo radioativo, descartado no local, o que torna a região um dos lugares mais poluídos do mundo.

7 - Norilsk, Rússia

A cidade siberiana de Norilsk abriga o maior complexo de fundição de metais pesados ??do mundo. Em suma, a cidade passou a ser considerada de ser um dos lugares mais poluídos da Rússia. E pasmem! Ali, a neve é ??negra, o ar tem gosto de enxofre e a expectativa de vida dos operários está abaixo da média russa.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+