icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 lugares onde você pode visitar ilusões de ótica

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      25/06/18 às 15h59
capa do post 7 lugares onde você pode visitar ilusões de ótica

Convenhamos, quem é que não gosta de boas ilusões de ótica? Tentar descobrir o que está por trás daquilo pode ser desafiador e uma boa atividade para exercitar nosso cérebro. Nós aqui da Fatos já escrevemos sobre o tema, e se você é um típico curioso, pode conferir nossa matéria que cita 7 explicações para as maiores ilusões de ótica que viralizaram na internet. Mas é claro, ilusões do tipo não estão apenas no ambiente virtual.

Diversos lugares pelo mundo atraem milhares de turistas anualmente, populares por proporcionarem experiências únicas. Por exemplo, há uma enorme quantidade de museus que tem este como tema principal, sem contar que a natureza também pode nos surpreender de tal forma. Pensando nisso, separamos abaixo 7 lugares onde você pode visitar ilusões de ótica. Confere aí! É impressionante!

1 - Museum of Illusions, Kuala Lumpur

Kuala Lumpur é a capital da Malásia, conhecida por alguns de seus maravilhosos museus. Um dos mais novos é completamente dedicado à ilusões de óticas. Por lá é possível encontrar desde as mais interativas, que variam de túneis de vórtice a uma sala rotacionada sem fundo, até imagens emolduradas que podem enganar seus olhos enquanto você tenta decifrar o que está acontecendo.

Na imagem acima vemos uma ilusão presente no museu, onde há apenas uma cabeça sem corpo. Bem, esta é uma ilusão bem simples comparada ao restante que podemos encontrar por lá.

2 - Yangzhou Zhongshuge, Yangzhou, China

Para os amantes de livros este deve ser o verdadeiro paraíso. Esta é uma biblioteca diferente de todas que você já deve ter visto na vida. Em vez de dispor os livros enfileirados em prateleiras sem graça, por aqui você pode encontrar prateleiras curvas que vão até o teto. O chão é completamente espelhado, dando a ilusão de que você está entrando em um túnel infinito de livros. De fato, é impressionante.

3 - Camera Obscura e World of Illusions, Edimburgo, Escócia

Localizados em um mesmo edifício na capital escocesa Edimburgo, é possível encontrar diversas ilusões de ótica nesses museus, desde salas de encolhimento até labirintos de espelhos. Dentre todas as ilusões que se pode encontrar por lá, certamente a sala de encolhimento é uma das mais populares, atraindo milhares de turistas por ano. Conhecida como Ames Room, ganhou o nome em homenagem ao oftalmologista americano Adelbert Ames Jr., que fundou a primeira sala do tipo no ano de 1946.

Apesar de parecer cúbica, a sala possui o formato de um trapézio, com paredes e chão inclinados. Dessa forma, o lado esquerdo do ambiente é mais baixo que o outro, e é por isso que pessoas posicionadas em lados opostos apresentam tanta diferença de altura. Sem dúvida, é um ótimo lugar para fazer boas fotos.

4 - Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro, Brasil

Sim, aqui estamos em uma ilusão de ótica presente no Brasil. Muitos turistas que passam pelo Rio vão até a Pedra do Telégrafo para tirarem fotos que parecem desafiar a morte. A impressão que temos é que estão em cima de um enorme penhasco, mas na verdade, estão a apenas um metro de distância do chão.

A questão é que, capturando a foto do ângulo certo, é possível registrar o oceano abaixo, e todo o verde ali presente, criando a impressão de que a pessoa está arriscando a própria vida. É simplesmente incrível!

5 - Lago Sørvágsvatn (ou Lago Leitisvatn), Ilhas Faroe

Localizado entre a Noruega e a Islândia, as Ilhas Faroe compõem um arquipélago de 18 ilhas. O lago em questão é o considerado o maior da região e por incrível que pareça, a impressão que nos dá é de que está situado muitos metros acima do oceano. No entanto, esta é apenas uma ilusão de ótica proporcionada pelo ângulo em que a foto foi tirada. De fato o lago está sobre as águas de baixo, mas está posicionado muito mais próximo do que parece.

6 - Mystery Spot, Santa Cruz, Califórnia

Localizado na floresta californiana Redwood, o Mystery Spot é descrito apenas como uma "anomalia gravitacional". E de fato, o ponto turístico acaba desafiando as leis da física e da gravidade conforme conhecemos. Objetos podem rolar para cima e você pode se inclinar tanto quanto Michael Jackson no clipe de "Smooth Criminal", sem cair.

No entanto, existem algumas boas explicações para que tudo isso seja possível. A primeira é que a casa foi construída em um local específico da floresta, onde as árvores costumam crescer de forma inclinada. A segunda é que a casa também foi construída de forma inclinada. Dessa forma, os visitantes abusam das possibilidades para tirarem fotos e gravarem vídeos que desafiem a gravidade.

7 - Trickeye Museum, Seul, Coreia do Sul

E aqui temos mais um museu com ilusões de ótica incríveis. Mas ao invés de você ficar apenas parado observando as obras, pode, e deve, interagir com elas. Os artistas usam uma técnica chamada de "trompe l'oeil", do francês, que significa "enganar o olho". Utilizam de perspectiva e sombreamento para criar imagens que carregam a ilusão de serem 2D, mas que na verdade, são de fato 3D. Dessa forma, a impressão que temos é de que as pinturas saem da tela para o mundo real.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum desses lugares? Conhecem outros que também possuem ilusões de ótica incríveis? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Insider  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest