7 lugares para serem visitados em Marte

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      13/05/20 às 17h52
capa do post 7 lugares para serem visitados em Marte

Marte é um dos planetas mais vastos que existe. Pelo que sabemos, há enormes vulcões, grandes desfiladeiros e crateras que podem ou não hospedar água corrente. De toda forma, será um local incrível para futuros turistas explorarem. Por isso, separamos 7 lugares para serem visitados em Marte.

As primeiras colônias do Planeta Vermelho estão perto de serem uma realidade do que imaginamos. Sendo assim, precisamos estar preparados. Portanto, enquanto não podemos viajar para Marte, apenas imaginando possíveis roteiros de viagem de lugares que são de tirar o fôlego.

1 - Monte Olimpo

O Monte Olimpo é o maior vulcão já encontrado no nosso sistema solar. Localizado na região vulcânica de Tharsis, seu tamanho chega a ser equivalente ao do estado do Arizona, segundo a NASA. Além disso, sua altura é de 25 quilômetros, o que o torna três vezes maior do que o Monte Everest. Contudo, sua forma faz com que ele seja fácil de escalar e o torna um ótimo ponto turístico do planeta.

2 - Valles Marineris

Marte não abriga apenas o maior vulcão do Sistema Solar, mas também o maior desfiladeiro. Desse modo, o Valles Marineris tem aproximadamente 3000 km de comprimento, de acordo com a NASA. Para se ter uma ideia, isso é cerca de quatro vezes maior que o Grand Canyon, que possui cerca 800 km.

3 - Polos Norte e Sul

Marte tem duas regiões geladas em seus pólos, sendo que as duas possuem composições ligeiramente distintas. Dessa forma, as duas regiões apresentam temperaturas tão frias que o dióxido de carbono se condensa da atmosfera e se transforma em gelo na superfície do planeta. Todo esse movimento de gelo tem vastos efeitos no clima marciano, produzindo ventos e outros efeitos.

4 - Monte Sharp

Em 2012, a região se tornou famosa por ser sede de extensas evidências que já houve água no planeta. No entanto, ainda há muito mais no Monte Sharp para ser explorado. Além de vulcões próximos, também foram descobertas moléculas orgânicas complexas na região. Contudo, ainda não podemos afirmar que esse é um sinal de que há vida no planeta.

5 - Formação de Medusae Fossae

Esse é definitivamente um dos lugares mais estranhos de Marte. Isso porque, há uma série de rochas esculpidas pelo tempo e que formaram uma bela paisagem. Contudo, essas formações estranhas também levantam muitas suspeitas para aqueles que acreditam em OVNI's. De toda forma, é um belo lugar para ser visitado.

6 - Linhas de declive recorrentes na cratera Hale

O Planeta Vermelho possui características estranhas chamadas linhas de declive recorrentes, que tendem a se formar nas laterais de crateras íngremes durante o período quente. Em 2015, a NASA anunciou que os sais hidratados na região podem ser sinal de água corrente na superfície. No entanto, pesquisas mais recentes afirmavam que as linhas de declive recorrentes poderiam ser formadas a partir de água atmosférica ou por meio de fluxos secos de areia.

7 - Dunas fantasmas

Marte é formado principalmente por vento. Isso porque, a água evaporou conforme a atmosfera diminuía. Entretanto, diversas regiões mostram evidências de águas passadas, como as dunas fantasmas encontradas na bacia de Noctis Labyrinthus e Hellas. Segundo os pesquisadores, essas regiões costumavam abrigar dunas com dezenas de metros de altura e que, posteriormente, foram inundadas por água ou lava. Esse é um dos principais locais para entender como os ventos costumavam fluir no planeta.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Space.com  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+