• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores arrependimentos no leito de morte

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      26/09/19 às 18h36

Não, ninguém se arrependeu de não ter praticado mais sexo ou de ter praticado bungee jumping. De acordo com a enfermeira australiana, Bronnie Ware, que acompanhou de perto os últimas dias de diversos indivíduos, os maiores arrependimentos são outros. "Eu gostaria de não ter trabalhado tanto" foi um deles.

Em suma, Bronnie Ware é especialista em cuidados paliativos e doentes terminais. A profissional escreveu um livro, que lista os principais arrependimentos de pessoas que estão prestes a morrer. De acordo com Ware, as "confissões honestas e francas" mudaram sua vida. A ideia de escrever um livro surgiu depois que um artigo que publicou, em seu blog, transformou-se em um texto viral.

Confira agora, os 7 principais arrependimentos que foram testemunhados por Ware.

1. Gostaria de ter tido a coragem de ter sido fiel a mim, não a vida que os outros esperavam

Um dos principais arrependimentos entre os enfermos foi não ter confiado em si mesmos. "Esse foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil perceber quais sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não havia honrado nem a metade de seus sonhos e morreram sabendo que era devido a escolhas que haviam feito, ou não. A saúde traz uma liberdade que poucos percebem".

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto

A grande maioria dos doentes terminais alegou ter percebido que o trabalho não é o fator mais importante. "Isso veio de todos os pacientes do sexo masculino que eu cuidei. Eles gostariam de ter vivido, presenciado a juventude de seus filhos e a companhia de suas parceiras. Algumas mulheres também dividiram esse arrependimento. Em suma, os homens dos quais cuidei lamentaram profundamente ter passado, a maior parte de suas vidas, correndo sob a esteira da profissão".

3. Gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos

Outro ícone, muito frequente entre os doentes terminais, é a repressão de sentimentos. "Muitas pessoas reprimiram seus sentimentos, a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, eles estabeleceram uma existência medíocre e nunca viveram aquilo que realmente desejaram. Muitos deles desenvolveram doenças ocasionadas pela tristeza e pela amargura".

4. Gostaria de ter mantido contato com meus amigos

Para muitos, a amizade tornou-se, nos últimos momentos, o que havia de mais valioso. "Muitos não aproveitaram a companhia dos velhos amigos. Muitos perderam contato com pessoas queridas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que deixaram as amizades de ouro morrerem. Muitos se arrependeram por não dar às amizades o tempo e o esforço que mereciam. Parece que todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo".

5. Eu gostaria de ter sido mais feliz

Como foi visto, muitos só valorizam a felicidade no fim da vida. "Este, surpreendentemente, é o mais comum. Muitos não perceberam que a felicidade é uma questão de escolha. Essas pessoas permanecem presas a velhos padrões e hábitos. O medo de mudar os fez fingir para os outros e para si mesmos que estavam satisfeitos, quando no fundo ansiavam por outras coisas".

6. Eu deveria ter dito mais "Eu te amo"

Amar e ser amado. Muitos gostariam de ter restaurado relacionamentos, que foram danificados, antes de irem embora desse plano. "A importância do amor torna-se mais presente no fim da vida. Pode ser difícil dizer a alguém que você o ama, especialmente se você tem medo da rejeição. Mas não ser capaz de expressar esses sentimentos vai deixar uma necessidade instável em você".

7. Eu gostaria de ter tido filhos

Analogamente, com o pensamento moderno de hoje, as crianças podem ser vistas como inconvenientes ou obstáculos. "Em suma, conforme envelhecemos, muitas vezes, nos sentimos solitários e sentimos falta da companhia de nossos filhos e filhas. Aqueles que nunca tiveram filhos muitas vezes se arrependem de não ter ninguém para confortá-los ou herdar seu legado".

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+