• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores coisas vivas que já existiram na Terra

POR Isabela Ferreira    EM História      26/09/17 às 17h55

Durante muito tempo criaturas e plantas muito maiores que nós povoaram o Planeta Terra. Ao longo dos anos muitos deles foram extintos, seja por ações temporais, ou pelo início da atividade humana. Ao estudar um pouquinho mais a respeito, podemos perceber que existe ainda uma imensidão de criaturas que nunca entenderemos completamente.

Embora a pré-história tenha sido o principal palco para a coexistência de seres vivos gigantes, ainda podemos encontrar alguns nos dias de hoje. A natureza é realmente surpreendente... Bom, pensando nisso, separamos abaixo 7 maiores coisas vivas que já existiram na Terra, contando com algumas que ainda existem! Dá uma olhada!

1 - Sequoias Gigantes

O que poderia crescer tanto quanto um dos maiores prédios que já foram construídos? Sim, uma sequoia gigante! É sem dúvida, uma das árvores mais impressionantes de todo o planeta, e também uma das maiores e a mais densa de todas elas.

Existem muitas curiosidades a seu respeito, mas uma das mais interessantes é que sua casca não contem nenhum resíduo inflamável, revestindo a madeira da árvore por uma espessa camada. É por isso que essas gigantes da Terra são capazes de sobreviver a incêndios!

2 - Titanoboa

Você é desses que morre de medo de uma cobra? Então provavelmente ficaria completamente horrorizado com uma Titanoboa. Em Cerrejón, localizada nas terras baixas ao longo da Colômbia, já foram encontrados alguns dos fósseis mais importantes da história. Foi lá que encontram restos da cobra gigante.

Estima-se que ela tenha vivido há cerca de 58 ou 61 milhões de anos, podendo atingir incríveis 13 metros de comprimento! Para que você tenha noção, uma das maiores cobras que habitam a Terra atualmente é a Python, mas ela só é capaz de chegar até os 7,5 metros, aproximadamente.

3 - Jaca

Você conhece essa fruta? Muito apreciada por nós aqui do Brasil e por muitos outros povos da Terra. Costuma dividir opiniões, visto que seu sabor e textura dão uma sensação completamente diferente de tudo que podemos experimentar. Bom, acontece que ela é a maior fruta do mundo, na categoria em que se cultiva em árvores! Pode alcançar até os 50 centímetros de diâmetro e impressionante 90 de comprimento!

4 - Argentavis

Quando o assunto são os animais pré-históricos, já podemos esperar de tudo. Argentavis foi uma ave gigante, considerada como a segunda maior que já habitou a Terra. Foi extinta há cerca de 6 milhões de anos, e podia alcançar até 72 quilos, distribuídos em até 7 metros de comprimento! Imagine um passarinho desses...

5 - Flor da Raflésia

Essa é considerada a maior flor de toda a Terra. Possuem uma aparência bastante peculiar, podendo ser encontradas nas selvas de Samatra, Bornéu ou Kalimantan, incluindo outras regiões pertencentes à Indonésia. Foi descrito pela primeira vez em 1819, por Robert Brown. A flor conta com cerca de 15 a 19 espécies. Ela pode atingir até os 100 centímetros de diâmetro, e um fato bastante curioso sobre ela, é que possui um cheiro terrível... Bem semelhante ao de carne podre.

6 - Cervo Gigante

Chamados também de Alces Irlandeses, habitavam a Terra há cerca de 2 milhões de anos atrás. Estima-se que sua extinção tenha sido provocada devido ao aumento das florestas. Apenas seus chifres mediam cerca de 5 metros de largura, o que os deixava impossibilitados de circularem livremente para se alimentar.

Acontece que, de acordo com fósseis encontrados, ele pode ter vivido aproximadamente 2 mil anos a mais, depois de ter sido declarado como extinto.

7 - Baleia-azul

E claro, a gigante das águas não poderia deixar de ser mencionada em nossa lista! Assim como já é de conhecimento popular, a baleia-azul é o maior animal vivo de toda a Terra. Elas podem atingir seus 36 metros, no entanto, a média é de que a maior parte delas tenham entre 24 e 27 metros de comprimento. Podem pesar até absurdas 180 toneladas! Já correram risco de extinção - não que atualmente estejam livres -  mas por sorte, conseguiram se reproduzir e manter a espécie.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum dos itens aqui mencionados? Conhecem outras coisas tão grandes quanto? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+