icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maiores crimes da humanidade contra a Terra

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      03/04/19 às 16h42
capa do post 7 maiores crimes da humanidade contra a Terra

O mundo está evoluindo. Para ser mais preciso, a humanidade está evoluindo, mas como toda ação tem uma reação, o planeta Terra está sofrendo com tudo isso. Estudos científicos em larga escala, exploração de terras e intervenção no meio causam danos irreparáveis. Até mesmo alguns fenômenos, como enchentes e tornados são, em parte, culpa dos seres humanos. A poluição e desmatamento são duas coisas que causam um enorme mal ao planeta. Aqui mesmo no Brasil, vivenciamos um crime ambiental terrível que fez várias vítimas recentemente. O rompimento da barragem de Brumadinho, cidade de Minas Gerais, que virou assunto no mundo inteiro e representa um terrível crime da humanidade contra a Terra.

Pensando um pouco sobre isso e a fim de mostrar o quanto nossas atitudes causam danos, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns dos maiores crimes da humanidade contra a Terra. Se você se lembra de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Bisão americano

O vazamento de óleo da Exxon Valez completou seu vigésimo aniversário recentemente. Temos uma péssima lembrança dos crimes que causaram um impacto devastador ao nosso planeta. A matança de bisões norte americanos foi um dos eventos mais tristes de todos os tempos. Um produto de matança em morte dos animais foi sancionado pelo Exército dos Estados Unidos em 1800. A imagem dos animais amontoados choca até hoje pessoas do mundo inteiro. O massacre foi tão "efetivo" que a população de bisões nos Estados Unidos caiu de 60 milhões, em 1800, para apenas 750 em 1890.

2 - Lodo em Tennessee

Mais de 1 bilhão de galões de lodo tóxico foram derramados em uma comunidade do Tennessee, quando uma represa rompeu em 2009. O rompimento causou um derramamento maciço de carvão na Usina de Fósseis de Kigston, onde queimam carvão de propriedade da Tennessee Valley. O crime causou um grande dano, pois continha produtos químicos e perigosos. Diversas pessoas ficaram desabrigadas.

3 - Crime Ambiental de Bophal, Índia

Mais de 40 toneladas de isocianato de metila foram derramadas em uma fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal, na Índia, em 1984. Isso matou mais de 20 mil pessoas no pior desastre químico do mundo. O produto químico feriu pessoas que inalaram, mas também os animais próximos. Até mesmo as árvores sofreram com isso. Foi um terrível crime ambiental.

4 - Poluição no norte da China

A economia chinesa explodiu nos últimos anos e assim o problema de poluição também. Os resíduos sólidos geralmente não têm o descarte adequado. Sendo assim, há poluição em excesso nas águas chinesas e no ar como um todo. A qualidade de vida é totalmente baixa no norte chinês e isso por causa das usinas de carvão que servem como a principal fonte de energia do país. O maior crime do país é a poluição acima do comum.

5 - Desmatamento na Indonésia

A Indonésia abriga a terceira maior floresta tropical do mundo, mas que está desaparecendo rapidamente. De forma ilegal, as florestas são cortadas para a indústria de celulose e papel em expansão. Além disso, o desmatamento serve para limpar áreas e assim utilizar para outros meios. Por causa do desmatamento, a Indonésia ocupa o terceiro lugar na lista de países que mais contribuem com o gás que causa o efeito estufa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

6 - Segundo maior vazamento de petróleo

O poço exploratório Ixtoc I sofreu uma ruptura em 3 de junho de 1979, na baía de Campeche, no México, a 600 milhas do sul do Texas. Esse poço não foi controlado até anos mais tarde, quando 140 milhões de galões derramaram na baía. Acima desse derramamento, estava apenas o que ocorreu durante a Guerra do Golfo de 1991, quando o Iraque despejou 462 milhões de galões de petróleo.

7 - Caça primata

A caça primata é um dos maiores crimes contra o nosso planeta. Em florestas africanas, cerca de 1 milhão de toneladas de carnes de caça são extraídas por ano. Isso ameaça a população de gorilas, principal vítima desse comércio.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Imagens R Bispo 77 G1
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest