• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores decepções do cinema em 2019

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      03/01/20 às 17h54

Ao passo que entramos em um novo ano, é importante lembrar que 2019 foi um tanto quanto marcante para o cinema. Além de ter sido um período revolucionário para produções de super-heróis, como Vingadores: Ultimato e Coringa, também contribuiu para a ascensão de outros gêneros. Também foi um marco importante para a tecnologia cinematográfica. Afinal, o desenvolvimento de O Rei Leão reconfigurou totalmente a forma de fazer filmes. Falando nisso, foi um ano marcado pelo debate a respeito de remakes. No entanto, enquanto Martin Scorsese insiste em criticar os longas da Marvel Studios, outros filmes roubaram os holofotes por sua falta de qualidade. Sendo assim, resolvemos apontar alguns dos maiores desapontamentos do ano passado. Logo abaixo você pode conferir uma seleção dos grandes fracassos de 2019.

7 - Star Wars: A Ascensão Skywalker

Embora muitas produções costumem dividir o público e polarizar opiniões, esse caso não é aplicável à Star Wars. Desde seu primeiro filme, a franquia conta com uma média favorável de avaliações. Quer dizer, tem o fator A Ameaça Fantasma, mas esse a maioria dos fãs prefere fingir que não existiu. Enfim, ao passo que essa nova trilogia contava com críticas favoráveis, as expectativas para o filme de encerramento da Saga Skywalker estavam extremamente altas. No entanto, o tão aguardado longa recebeu duras críticas, tanto dos especialistas quanto dos fãs e conquistou, surpreendentemente, uma posição entre as maiores decepções cinematográficas do ano passado. Em suma, A Ascensão Skywalker se propôs a desfazer tudo feito no filme anterior. Inclusive, toda a mensagem profunda em torno de Rey foi por água abaixo. Certamente, por essa a Disney não esperava.

6 - O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Enquanto Star Wars conseguiu manter uma constância positiva por muito tempo, a franquia Terminator foi perdendo a noção de suas raízes gradativamente. Apesar de não ter se saído tão mal quanto O Exterminador do Futuro: Genêsis, Destino Sombrio não consegue acompanhar as qualidades do clássico. Logo de início os roteiristas já matam John Connor. Embora isso implique um ganho de pontos de bravura e ambição, também foi onde a narrativa se perdeu. Afinal, uma grande reviravolta só serve se conseguir acompanhar o resto dos eventos. Assim, apesar de tentar dar continuidade aos recursos que funcionaram nos primeiros filmes, esse projeto se perdeu no processo. Contudo, se você estiver em busca de um filme de ação despretensioso que acabe em duas horas, essa produção pode até funcionar.

5 - Hellboy

Após o sucesso das duas adaptações anteriores e um intervalo de onze anos, a ansiedade para rever o personagem infernal nas telas estava altíssima. Entretanto, o filme de Neil Marsahll passou muito longe de ter o mesmo efeito das produções de Guillermo del Toro. Nem mesmo o entusiasmo com a escalação de David Harbour para estrelar o longa foi suficiente para salvá-lo de uma recepção fatídica. Sendo assim, apesar de contar com alguns elementos promissores, Hellboy não soube explorá-los. Por exemplo, o roteiro foi amplamente criticado por não parecer ser escrito por alguém que leu as histórias em quadrinhos do herói. Ademais, a trama não conta com nenhum recurso narrativo capaz de prender sua atenção, é cheia de pontas soltas e marcada pela escassez de diálogos estimulantes.

4 - MIB: Homens de Preto Internacional

Ao contrário dos filmes que citamos anteriormente, MIB: Internacional merece pelo menos alguns elogios por tentar ser diferente. No entanto, a produção não teve sucesso ao se afastar dos personagens estabelecidos por Will Smith e Tommy Lee Jones. É importante ressaltar que a culpa do fracasso desse longa não deve ser atribuída à Tessa Thompson e Chris Hemsworth. Na verdade, a química e dinâmica da dupla foi o único destaque positivo do filme. Inclusive, com Emma Thompson e Liam Neeson no apoio, o elenco é a única coisa da qual não podemos reclamar aqui. Ademais, os principais problemas estão relacionados ao script que, assim como o de Hellboy, não parecia saber o que estava apresentando.

3 - X-Men: Fênix Negra

Considerando que X-Men: Apocalipse já foi uma bomba, as expectativas para Fênix Negra nem eram das melhores. Contudo, surpreendentemente o filme ainda acabou saindo pior do que o esperado. Sabemos que a compra da Fox pela Disney acabou ajudando nessa implosão, porém os mutantes mereciam um final muito melhor do que seu ex-estúdio parecia capaz de oferecer. Ao passo que já é a segunda vez que utilizam o enredo da Fênix Negra no cinema, eles já deveriam saber como fazê-lo. Entretanto, acabou sendo mais uma bola fora. Com um elenco fantástico e um orçamento satisfatório, o potencial era alto e os riscos baixos. Porém, mesmo assim a produção conseguiu ser um fiasco.

2 - Projeto Gemini

Esse é um exemplo de filme que todos tiveram contato em algum grau, mas ninguém se lembra qual é. Afinal, o título pode até não ser familiar, mas certamente você viu a foto do Will Smith rejuvenescido em algum lugar. Pois bem, Projeto Gemini foi vendido como uma produção com efeitos inovadores. No entanto, a maior questão é que não existe nada relevante além do visual. Considerando que longas estrelados por Smith geralmente estão associadas ao sucesso, é até difícil de acreditar que essa esteja na lista. Porém, contando com personagens rasos, diálogos extremamente expositivos e nenhuma motivação para os eventos do enredo, esse filme não possui nenhuma justificativa para ter acontecido.

1 - Cats

Embora os memes e fotos compartilhados na internet tornem difícil acreditar nisso, Cats é um filme sério. Bom, pelo menos deveria ser. Contudo, até os amantes de gatos e musicais vão querer evitar essa produção. O engraçado sobre esse longa é que ele parece zombar de você por ter esperado que ele fosse bom. Após o lançamento do primeiro trailer, muitas opiniões se dividiram em relação ao visual dos atores. No entanto, levando em conta o nível de relevância dos interpretes, era esperado que o talento e a qualidade do filme transcendessem a caracterização ridícula. Pois bem, não foi assim. Além de ter deixado o musical original de lado, essa adaptação consiste em gatos cantando sobre que tipo de gatos eles são e desaparecendo. Enfim, não é uma surpresa que o estúdio esteja correndo risco de ter um prejuízo milionário com esse filme.

E então, o que você achou da lista? Tem algum filme faltando? Discorda de algum item? Olhando pelo lado positivo, qual foi o melhor filme de 2019? Aliás, qual suas maior expectativa cinematográfica para 2020? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+