icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maiores desastres causados pelo homem

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      31/05/19 às 16h25
capa do post 7 maiores desastres causados pelo homem

Por diversas vezes, as ações humanas na natureza são capazes de fazer com que ela se rebele contra nós. Ao longo de nossa história, diversos desastres naturais já foram registrados, acabando por ceifar milhares de vidas e deixar rastros de destruição e sofrimento. Não podemos descartar as probabilidades de que nossos atos inconsequentes, perante ao meio ambiente, têm sua parcela de culpa em acontecimentos tão catastróficos quanto estes.

Várias são as vezes que a natureza gosta de nos lembrar que é ela quem está no comando. Como por exemplo com terremotos, tornados e outras calamidades. Mas, na maioria das vezes, esses desastres vêm das nossas próprias mãos. Pensamos que nossos atos não terão consequências, mas sempre nos enganamos. Colocamos aqui alguns dos piores desastres provocados pelo homem.

1 - Explosão do Navio em Halifax

No dia 6 de dezembro de 1917, aconteceu essa explosão que foi o resultado de dois navios, o norueguês SS Imo e o SS Mont Blanc, colidindo no porto de Halifax, na Nova Escócia. O cargueiro Mont Blac estava cheio de explosivos para serem usados na Primeira Guerra Mundial e estava a caminho de Bordeaux, de Nova York, com uma parada em Halifax.

Quando ele entrou no canal de Halifax, encontrou o Imo. O protocolo para situações assim era que cada navio fosse para um lado do estreito canal. Mas no dia, nenhum dos capitães quiseram fazer isso. No último segundo, o Mont Blanc virou, mas mesmo assim foi atingido pelo Imo.

Com a explosão, o porto ficou vazio por um momento e as ondas de tsunamis foram para a costa. Os dois, combinados, destruíram tudo em um raio de 0,8 quilômetros. No total, quase duas mil pessoas foram mortas e nove mil ficaram feridas. E as ondas foram sentidas a 177 quilômetros de distância.

2 - Inundação Mortal do Melaço

Essa inundação, de 15 de janeiro de 1919, matou 21 habitantes do North End de Boston depois que uma onda de gosma marrom destruiu prédios e sufocou quem estava assistindo. Tudo começou quando um tanque gigante cheio de melaço começou a ranger. O tanque tinha feito os barulhos antes, mas todos acharam que era o melaço se mexendo lá dentro.

O tanque tinha 15 metros de altura e foi feito para comportar 8,7 milhões de litros de melaço. Os sons aumentaram cada vez mais. Até que, à meia-noite e meia, o estrondo profundo foi seguido do som do metal rasgando. E quando o tanque explodiu o melaço inundou a área. No final, 150 pessoas ficaram feridas e 21 morreram.

3 - Falha de Johnstown Dam

Em 1879, um grupo chamado South Fork Fishing and Hunting Club construiu uma pousada luxuosa perto de Johnstown, na Pensilvânia, para hóspedes ricos passarem suas férias. Mas eles negligenciaram a atualização da barragem de terra que mantinha o lago Conemaugh sob controle. E, em 31 de maio de 1889, todos pagaram o preço.

Depois de dois dias de chuva torrencial, o lago subiu até o topo da represa. As pessoas tentaram sugar parte da água, mas já era tarde demais. Às 15h10, a represa explodiu. As milhões de toneladas de água atingiram o vale a 64 quilômetros por hora. E quando a água chegou em Johnstown, ela estava cheia de carroças, animais e árvores.

4 - Nevoeiro matador de Londres

Em dezembro de 1952, durante cinco dias, uma nuvem sufocante desceu sobre Londres e matou milhares de pessoas. O dia 5 de dezembro foi um dia muito frio, então quando os londrinos acordaram, acenderam suas lareiras de carvão que lançaram fumaça no ar. Junto com os ônibus e as fábricas, toneladas de poluição gasosa foram jogadas no ar.

Infelizmente, no dia, uma inversão se instalou e aprisionou os poluentes no topo da cidade. E como não tinha vento para limpar o ar, a poluição não tinha para onde ir. Ao meio-dia, a fumaça tinha ficado amarela e começado a cheirar ovos podres. O ar estava denso e os pássaros morriam quando a atravessavam e todo o gado sufocou. O destino das pessoas foi o mesmo. Estima-se que aproximadamente 12 mil pessoas morreram de doenças respiratórias.

5 - Derramamento de óleo Exxon Valdez

O Prince William Sound e suas terras ao redor abrigam ursos pardos, lontras e várias espécies de pássaros e vida aquática. A área também apoiou uma grande comunidade de pescadores. No dia 24 de março de 1989, um petroleiro chamado Exxon Valdez encalhou.

Com o impacto, começou a jorrar óleo cru. Cerca de 41 milhões de litros, 11 milhões de galões, jorraram na água. E envenenaram criaturas do mar e destruíram o ecossistema. E não demorou para que a gosma se espalhasse pela costa. Vários animais foram cobertos pelo petróleo. Mas milhares de aves marinhas, lontras, centenas de focas e 22 orcas não sobreviveram.

6 - Tsunami de cerveja de Londres

A cerveja sempre foi uma bebida popular, mas as pessoas tendem a preferir ela em um copo do que inundando a cidade. No começo de 1800, muitas cervejarias londrinas usavam enormes cubas de cerveja de madeira. No começo, eram atrações turísticas e depois se transformaram em uma competição não oficial para quem construía o maior barril.

Os donos da Cervejaria Ferradura se orgulhavam de seus barris. No dia 17 de outubro de 1814, um dos seus tanques estourou e causou um efeito dominó. O resultado foi uma onda de cerveja de 4,6 metros de altura que bateu em New Street, no St Giles Rookery, uma das áreas mais pobres de Londres. No final, oito pessoas morreram.

7 - Terrível colisão de trem

O acidente de trem do Dutchman's Curve ocorreu em Nashville, Tennessee, há mais de 100 anos. Mesmo assim, ainda é a pior colisão em trilhos de todos os tempos da história dos EUA. No dia 9 de julho de 1918, dois trens viajando em alta velocidade colidiram. O som desse impacto foi ouvido a 3,2 quilômetros de distância.

Por volta das sete da manhã, o engenheiro de trens, David Kennedy, puxou seu trem para fora da estação e o colocou nos trilhos que levavam a Memphis. Depois de ter a aprovação do operador da torre, ele viu que tinha outro trem na direção oposta. Quando ele percebeu o erro, tocou o apito de emergência, mas já era tarde demais. No total, foram 101 pessoas mortas e 171 feridas.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Listverse
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest