icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 maiores desastres naturais da história

POR Isabela Ferreira    EM Natureza      30/01/18 às 14h10
capa do post 7 maiores desastres naturais da história

Por diversas vezes, as ações humanas na natureza são capazes de fazer com que ela se rebele contra nós. Ao longo de nossa história, diversos desastres naturais já foram registradas, acabando por ceifar milhares de vidas e deixar rastros de destruição e sofrimento. Não podemos descartar as probabilidades de que nossos atos inconsequentes perante ao meio ambiente, tem sua parcela de culpa em acontecimentos tão catastróficos quanto estes.

Alguns dos piores desastres naturais aconteceram há alguns anos... Mas isso não faz com que nos dias de hoje, estejamos livres de acontecimentos com consequências tão massivas quanto. Infelizmente, ainda temos que lidar com coisas semelhantes. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos, separamos abaixo 7 maiores desastres naturais da história. Confere aí!

1 - Erupção do lago Nyos Limnic

Foi no dia 21 de agosto de 1986, que um dos mais misteriosos desastres naturais de nossa história foi registrado, tudo por culpa de um lago. O lago Nyos Limnic não é muito grande, mas apresenta muita profundidade, sem contar que contem características que já foram capazes de destruir diversas vidas. Sob ele é possível encontrar uma câmara de magma que, de alguma forma, vaza dióxido de carbono em suas águas.

Neste dia, o lago simplesmente liberou cerca de 1,6 milhões de toneladas desse gás, formando em sua superfície uma densa nuvem que certamente, continha o cheiro de morte. Aos poucos, todo o dióxido de carbono ali presente foi se espalhando nas redondezas do rio, a cerca de 100 km/h. Várias aldeias que se concentravam por ali foram afetadas, matando cerca de 1700 a 1800 pessoas. Diversos animais também acabaram morrendo após respirar o gás venenoso.

2 - Terremoto de 1960 no Chile

O terremoto ocorrido no Chile durante este período, foi o pior já registrado em escala mundial. Um dos desastres naturais mais catastróficos e impressionantes de nosso planeta. Foi capaz de deixar aproximadamente 6 mil mortos, mas poderia ter sido pior... Por sorte, o país se preparou para o desastre e muitas pessoas já haviam deixado áreas de risco.

Mais de 40% das casas de Valdivia foram simplesmente arrasadas. Apenas para que você tenha noção, o terremoto atingiu 9,5 graus na escala Richter, registrando ondas com metros de altura e atingindo distâncias absurdas.

3 - Tempestade do Século

Entre os dias 12 e 13 de março de 1993, ocorreram intensas tempestades ciclônicas que tiveram formação entre o leste dos Estados Unidos, sendo capazes de atingir até regiões do Canadá. Sua ação foi tão intensa, que o clima sofreu drásticas mudanças. Foi possível registrar até 16 centímetros de altura da neve, que caiu em apenas uma noite. Tudo isso foi acompanhado com fortes rajadas de vento e furacões. Estima-se que 5 pessoas tenham morrido após serem arrastadas por tornados em meio às vastas tempestades de neve.

4 - Erupção de Tambora

Falar em desastre naturais sem mencionar Tambora, é algo praticamente impossível. Situada na ilha de Sumbawa, na Indonésia, foi no ano de 1815 que a pior erupção vulcânica do mundo aconteceu na região. Assim que houve a explosão do Monte Tambora, aproximadamente 5 quilômetros cúbicos de rochas foram simplesmente lançados em nossa atmosfera. Os sedimentos acabaram caindo em forma de cinzas, sendo capazes de matar inúmeras pessoas e destruir plantações que haviam por perto.

Embora já tenha acontecido há um bom tempo, os efeitos da erupção podem ser sentidos ainda hoje. Diversos restos vulcânicos ainda permaneceram presos na atmosfera, fazendo com que a luz do sol fosse parcialmente bloqueada. Tal fator acabou provocando um resfriamento global e estima-se que cerca de 200 mil pessoas tenham morrido devido a tragédia.

5 -  Terremoto de Shaanxi

No dia 23 de janeiro de 1556, na China, ocorreu um dos piores terremotos já registrados em nosso mundo. O abalo sísmico chegou a alcançar os 8 graus na escala Richter e o número de mortos chegou aos 830 mil. Apenas para que você tenha noção do quanto foi devastador, estima-se que 60% da população que vivia na região tenha morrido.

6 - Furacão Katrina

Ocorrido em 2005, é também um dos piores desastres naturais recentes já registrados. O acontecimento foi responsável por inundar os estados de Louisiana, Mississipi e também a Flórida, deixando cerca de 1.836 pessoas mortas... Um número realmente alto. Por outro lado, estima-se que Nova Orleans tenha ficado com os principais danos. Ao calcular os prejuízos provocados pelo desastre, foram registrados 81 milhões de dólares, sem contar que mais de 1,5 milhões de pessoas acabaram sendo diretamente afetadas.

7 - Furacão Irma

Este foi um dos desastres naturais que aconteceram recentemente em nossa história. Para ser mais preciso, foi um ciclone tropical que ocorreu entre agosto e setembro do ano passado, 2017. Atingiu várias regiões, deixando cerca de 134 mortos e outros milhares de feridos. Os ventos chegaram aos 295 quilômetros por hora! Por ainda estar bastante presente na mente daqueles que viviam nas regiões afetadas, ainda se trata de um tema bastante doloroso. Este, foi considerado como o furacão do século.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros desastres naturais tão catastróficos quanto estes, mas que não foram mencionados? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest