• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores inventores da História

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      01/04/19 às 15h16

O ser humano está sempre procurando soluções para os seus problemas cotidianos, e quase sempre essa solução se torna uma invenção que muda para sempre as novas vidas. O que seria das nossas vidas sem os inventores? Hoje fica quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem algumas invenções revolucionárias.

Mas para classificar foram os maiores inventores da história envolve alguns parâmetros a serem analisados. Inclusive, muitas pessoas podem reivindicar ter inventado ou, no mínimo, ter aperfeiçoado alguma invenção de outra pessoa. A lista de hoje contempla alguns dos principais inventores com o maior número de invenções creditadas e as quais tiveram grande impacto na sociedade.

1 - Edwin Land

O fato é que não podemos dizer que o físico e inventor de Connecticut, Edwin Land, inventou a fotografia. No entanto, ele inventou e aperfeiçoou praticamente todo o resto relacionando à técnica de fotografia. Em 1926, Edwin era calouro da Universidade de Harvard e criou um novo tipo de polarizador. Esse novo dispositivo tinha uma folha de plástico embutida e que ele chamou de Polaroid. Algum tempo depois, com a ajuda de outros cientistas, ele aplicou o princípio da polarização em filtros de luz, dispositivos óticos e processos cinematográficos, e fundou a Polaroid Corporation nesse período. Entre as 535 patentes que Edwin tem nos Estados Unidos, ele se tornou mais conhecido por ter desenvolvido a primeira câmera capaz de imprimir a fotografia ao mesmo tempo em que foi tirada.

2 - Benjamim Franklin

Isso mesmo, Benjamim Franklin. Muitas pessoas podem não saber que além de jornalista, político, cientista, diplomata, ele também era um grande inventor. Entre as suas várias criações, estava o para-raios - um dispositivo que salvou inúmeros lares e vidas de incêndios induzidos por raios -, o fogão Franklin, óculos bifocais, um hodômetro de carruagem, e até um cateter urinário flexível. Acontece que Franklin nunca patenteou nenhuma de suas invenções, talvez por isso ele tenha sido muitas vezes negligenciado por seus talentos criativos. Para ele, as inovações devem ser compartilhadas livremente com os outros. Em sua autobiografia ele disse: "... ao desfrutarmos de grandes vantagens das invenções de outros, devemos nos alegrar por uma oportunidade de servir aos outros por qualquer invenção nossa".

3 - Jerome "Jerry" Hal Lemelson

Se você nunca ouviu falar de Jerome Lemelson, saiba que ele foi um dos maiores inventores da História. Ele conta com 605 patentes creditadas a ele. Ele foi o responsável por criar coisas como armazéns automatizados, robôs industriais, telefones sem fio, máquinas de fax, gravadores de videocassete, filmadores e a unidade de fita magnética usada em toca-fitas Walkman. E não somente essas coisas, Lemelson também registrou patentes em outros campos. Ele contribuiu com instrumentação médica, tecnologias de revestimento, eletrônicos de consumo e televisão.

4 - Alexander Graham Bell

Mesmo que Alexander Graham Bell seja mais famoso por ter sido creditado como o inventor do telefone, ele também carrega muitas outras invenções marcantes em sua vida. Muitas pessoas não sabem, mas Bell também inventou diversos outros dispositivos. Ele criou invenções capazes de localizar icebergs, detectar problemas auditivos através de um audiômetro, até encontrar tesouros. Foi ele quem inventou o moderno detector de metal. Ele ainda construiu aerobarcos e trabalhou nos primeiros aviões, deixando claro que ele tinha uma grande variedade de interesses.

5 - Thomas Edison

Thomas Edison pode ser considerado o inventor mais prolífico da história moderna. E não é para menos, ele conta com mais de mil patente em seu nome. Ele é inventor da lâmpada, do fonógrafo, da câmera cinematográfica e de tantas outras. Não se pode negar que Edison era um homem talentoso. No entanto, muitas de suas invenções mais conhecidas foram desenvolvidas por outros que trabalhavam para ele. O que fez dele o responsável pelo desenvolvimento de muitas delas, supervisionando o processo, mas não como o principal inventor. No entanto, ele supervisionou a criação e produção de muitas das grandes invenções do século XIX.

6 - Nikola Tesla

Nikola Tesla acabou passando grande parte da sua vida como um desconhecido, e morreu sem receber todos os créditos por suas invenções. O sérvio foi provavelmente o principal responsável pela criação da eletricidade comercial, mais do que qualquer outro. As suas patentes e o trabalho teórico da Tesla formularam a base dos modernos sistemas de energia elétrica de corrente alternada. Esses sistemas ajudaram a inaugurar a Segunda Revolução Industrial. No entanto, ele ficou mais conhecido por seu trabalho no campo do eletromagnetismo. Tesla ainda contribuiu em vários níveis para a ciência robótica, criou bases para o desenvolvimento do controle remoto, radar e ciência da computação. Mesmo com apenas 111 patentes para o seu crédito, não se pode negar que ele foi uma das melhores e mais inovadoras mentes da história.

7 - Arquimedes de Siracusa

Arquimedes de Siracusa foi um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ele chegou perto de calcular com exatidão o valor de pi, e descobriu como determinar a área sob o arco de uma parábola. Inventou também muitas bases e fórmulas matemáticas que hoje são o pesadelo de muitos estudantes. Por ter feito tudo isso há mais de 2 mil anos, sem o auxílio de computadores ou das tecnologias disponíveis hoje, ele pode ser considerado um dos maiores inventores da História.

E você, o que achou desses inventores? Sabe de algum outro que merecia estar nessa lista? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+