icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maiores medos humanos

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 08/02/18 às 14h13

capa do post 7 maiores medos humanos

Todos nós sentimos medos de várias coisas. Esse sentimento é a emoção que nos protege do que consideramos uma ameaça para nós ou para o meio ambiente. Eles podem ser muito complexos a ponto de se tornar fobias. Com os nossos medos, algumas coisas simples se prolongam a ponto de se tornarem absurdas. Alguns são específicos e considerados exagerados, outros são em demasia popular e muitos compartilham do mesmo sentimento. Um exemplo disso são os palhaços. Descobrimos durante a febre do "remake" de "It: A Coisa", que uma grande quantidade de pessoas tem medo da imagem do palhaço. Não só isso, mas existe também o pavor de altura, do escuro e várias coisas comuns do nosso dia-a-dia.

Pensando um pouco mais sobre isso, nós da redação da Fatos Desconhecidos procuramos por fobias comuns e as suas explicações. Esses medos listados foram os mais citados pelas pessoas e, pode ter certeza, você também possui e se identifica com pelo menos um deles. Se você tem algum amigo medroso, compartilhe com ele.

1 - Perder a Liberdade

Embora a liberdade seja algo relativo e vista de forma diferente por muitas pessoas, é um medo em comum. Muitas pessoas têm medo de perder o seu espaço, seja ele qual for e, assim se sentir preso ou limitado. Isso começa na infância, quando ficamos de castigo em nossos quartos e não podemos sair. Outra coisa que encontramos na pesquisa é o medo do casamento, onde as pessoas perdem a liberdade de fazer o que bem entendem.

2 - O Desconhecido

O medo de coisas desconhecidas é facilmente explicado. O conhecimento de algo é o que nos gera o resultado bem sucedido. Esse medo nos acompanha desde sempre e foi graças a ele que sobrevivemos. Muitos temíam o escuro quando crianças, simplesmente por não saber o que estava lá dentro. Isso, na vida adulta, nos ajuda a temer o que não podemos ver ou o que não conhecemos, por não saber o que pode acontecer.

3 - Dor

A dor física é um sentimento puramente subjetivo, que é percebido de forma diferente por cada pessoa. É difícil julgar uma dor e generaliza-la por esse motivo. A dor física é descrita como uma sensação desagradável, geralmente causada por danos em alguma parte. A maioria das pessoas temem esse sentimento e buscam evitar sentir qualquer dor. Isso se prova com o desespero que muitos sentem quando sabem que vão enfrentar qualquer coisa do tipo. Esse medo ainda se relaciona com o da liberdade, como no caso das pessoas que sofrem de dor crônica e geralmente veem sua liberdade física limitada.

4 - Desapontamento

Esse é um medo bastante difícil de explicar, pois pode evoluir de algum evento na infância. Quando crianças, geralmente temos a experiência de sentir que fizemos algo errado ou agimos de forma inadequada. O pior disso é ver os nossos pais com o olhar de desapontados, o que nos faz se sentir culpados. Essa sentença causa um grande desconforto e, quando crescemos, tendemos a temer o desapontamento de pessoas que amamos ou o nosso em específico, visto que ambos nos machucam.

5 - Solidão

O medo de ficar sozinho é um terrível. O sentimento de vazio causado pela ausência de interação com outra pessoa pode fazer muito mal. Tememos a solidão porque é mais provável que consigamos sobreviver quando estamos em grupo.

6 - Parecer Ridículo

O medo de parecer ridículo está relacionado ao medo de receber alguma crítica negativa. É também causado pelo medo social de não apresentar a imagem que desejamos apresentar. Isso explica o que alguns sentem antes de apresentar um trabalho e se sair mal, passando a imagem de ridículo em público.

7 - Rejeição

Mesmo que esperemos por uma coisa negativa quando almejamos algo, tememos a rejeição. Esse é um dos principais motivos pelos quais uma pessoa não se impõe. Às vezes é mais fácil se adaptar a algo ou aceitar uma situação do que tentar mudá-la e ser rejeitado ou ter sua ideia descartada. Na questão amorosa, isso aumenta ainda mais, visto que ser rejeitado por alguém que amamos danifica muito o psicológico.

E aí, quais desses medos também te representam? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest