• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maiores mitos sobre o leite que você aprendeu

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      26/03/19 às 16h17

Se tem um alimento que é universal é o leite, seja de um jeito ou de outro, todos nós bebemos o bebemos, nem que seja apenas quando éramos bebês. Quando crescemos alguns podem até não gostar tanto, mas ainda assim ele está presente em muitos alimentos que consumimos diariamente. De fato, o ser humano é o único animal que bebe leite depois de adulto.

Então, desde a infância, somos ensinados dos benefícios do leite, e são muitos, inclusive, sendo o mesmo essencial para a saúde dos ossos e dentes. No entanto, quando crescemos, nos tornamos um pouco céticos com certas dúvidas sobre sua eficácia e necessidade. Assim, para esclarecer isso, vamos desmistificar alguns mitos sobre essa bebida tão importante.

1 - A taxa diária de cálcio pode ser completamente suprida com leite

Que o leite é rico em cálcio, isso não resta dúvidas. Um adulto precisa de 800 a 1.200 mg de cálcio por dia. Um copo de leite integral contém até 315 mg de cálcio, sendo assim, para obter a taxa diária de cálcio, seria necessário beber de 3 a 5 copos por dia. Na teoria isso é possível, na prática, parece um pouco improvável.

Outro fator que influência nesse sentido, é que depois dos 3 anos de idade, o nosso corpo perde a capacidade de decompor as proteínas do leite, que impedem a absorção do cálcio. E para a absorção de cálcio dos alimentos, o corpo precisa de uma quantidade ideal de vitamina D, isso significa que fica mais difícil administrar somente com a bebida láctea.

2 - As crianças precisam de muito leite

É recomendado que crianças mais novas bebam 2 copos de leite por dia, crianças entre 4 e 8 anos, 2,5 copos, e adolescentes 3 copos. Nesse sentido, um copo é o equivale a um copo de iogurte ou 45 gramas de queijo. Ou seja, não é como se as crianças tivessem que ter os nutrientes apenas na bebida, o ideal é uma dieta mais variada.

3 - Você não pode beber leite fresco

Até 4 horas após a ordenha, o leite é considerado fresco. A vantagem irrevogável fica por conta da proteína lactoferrina presente nele, e que tem um efeito positivo no sistema imunológico. Essa substância não é encontrada na bebida industrial, que é perdida durante o processo de pasteurização.

Você pode sim beber leite fresco, porém é importante tomar certos cuidados. A vaca deve estar completamente saudável, as condições e regras de armazenamento devem ser respeitadas.

4 - Leite de vaca e leite vegetal possuem a mesma quantidade de vitaminas

O leite de soja é o mais próximo do de vaca em sua composição, os dois contêm a mesma quantidade de proteína, no entanto, outros tipos de leite vegetais têm pouca ou nenhuma proteína.

Enquanto o da vaca contém cerca de 9 g de proteína, o leite de amêndoa, por exemplo tem apenas 4 g. Indicadores de vitaminas e mineiras também são distintos. Em cerca de 100 g de leite há120 mgs de cálcio, no leite de coco apenas 16 mgs. E o de arroz, tem um teor muito baixo de potássio se comparado ao leite de vaca.

Mesmo com essas diferenças nas composições, os tipos de leite vegetais também contêm elementos úteis, dessa forma, é ideal alternar entres os tipos diferentes para ter uma boa nutrição.

5 - Os adultos não precisam de leite

Essa ideia surgiu da convicção de que o leite não é digerido completamente pelos adultos. No entanto, estudos já provaram que os laticínios não são digeridos por apenas uma parcela da população mundial. Mas isso é apenas uma condição de algumas pessoas, e não de todos adultos. Os produtos lácteos são importantes para o ser humano em qualquer idade, eles contêm substâncias necessárias para o corpo, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e mineiras.

6 - Leite engorda

Na verdade, quando se trata de ganho de peso, o problema não está no próprio leite, mas na sua quantidade e teor de gordura. É claro, que se você beber leite integral, com 6% de teor de gordura, durante o dia todo, e comer bastante queijo gordo, você vai engordar. Mas, se você consumir apenas um copo por dia com um teor de gordura de 2,5% ou 3,2%, não se preocupe pois você não vai ganhar peso devido à bebida láctea.

O ganho de peso acontece apenas quando você consome mais calorias do que gasta. Então, se você tem um estilo de vida ativo, pode beber leite com qualquer teor de gordura, avalie apenas a quantidade de calorias consumidas.

7 - Leite com validade de mais de 5 dias não pode ser usado

Há um consenso de que o leite saudável é aquele que é consumido rapidamente, já que ele começa a azedar sob a influência de bactérias. Essas bactérias aparecem já na ordenha, no transporte, filtragem e em todos os processos, até chegar ao consumidor. O leite pasteurizado pode ser armazenado na geladeira de 3 dias a 2 semanas. Sendo assim, a bebida que passou pelo processo corretamente, e foi armazenada devidamente é igualmente útil, mesmo que tenha ficado mais tempo no supermercado. Então, se o leite tiver sido armazenado da forma certa, o prazo de validade pode ser maior.

E aí, em quais desses mitos você acreditava? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+