icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maiores problemas da exploração espacial

POR Bruno Dias EM Curiosidades 19/06/19 às 14h44

capa do post 7 maiores problemas da exploração espacial

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! A possibilidade de uma missão para Marte tem especulações de que humanos pousarão no planeta até a década de 2030.

Esse sonho pode até se tornar realidade, mas é bem mais difícil do que parece. Além de existirem também vários problemas que nós não podemos controlar. O que geralmente envolve os corpos humanos nas condições de Marte. Mostramos aqui mais algumas coisas que podem ser um empecilho para a exploração espacial.

1 - Dinheiro

Em julho de 2017, a NASA disse que não pode pagar a missão para Marte. Segundo o chefe de voos espaciais tripulados da NASA, William Gerstenmaier, a agência não está recebendo fundos suficientes do governo americano para que o sonho de pousar em Marte se realize.

Os custos estimados da missão tripulada para Marte giram em torno de um milhão de dólares, distribuídos ao longo de 25 anos, podendo chegar até 100 bilhões entre trinta e quarenta anos. Mas a NASA não pode pagar sua estimativa. Em 2017, a NASA recebeu 19,5 bilhões de dólares em financiamento fiscal. Pode parecer bastante dinheiro, mas a agência divide o dinheiro em várias outras missões, programas e pesquisas. E essa seca de financiamento pode demorar a acabar.

2 - Solidão

Existem momentos que queremos ficar sozinhos, mas os humanos são criaturas sociáveis, que pedem interação com outros em algum momento. E os pesquisadores têm medo de que a solidão na expedição para Marte possa ser um problema.

Há alguns anos, um grupo de pessoas vivia em um habitat isolado no deserto do Arizona. O que foi observado foi que, depois de um tempo, os participantes sofreram de depressão e alterações de humor. Outros ficaram hostis e não interagiram entre si por 18 meses. Esse grupo, depois, teve a ajuda de psicólogos, mas os astronautas de Marte não terão esse mesmo privilégio. Depois do experimento, os pesquisadores se questionaram sobre enviar astronautas para Marte em uma mesma espaçonave.

3 - Comida

Segundo um estudo, feito por estudantes de doutorado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi visto que os astronautas em Marte poderiam morrer de fome. Eles basearam seu estudo na missão tripulada planejada pela Mars One.

Eles querem um colônia humana em Marte com cerca de 25 a 40 pessoas até 2025. A comida virá das culturas cultivadas pelos astronautas dentro do seu habitat. E o estudo do MIT sobre o habitat mostrou que os astronautas teriam que escolher entre a comida ou o oxigênio. O estudo deixou claro que as plantas vão produzir oxigênio em excesso para conseguirem produzir os alimentos para todos. E esse excesso é prejudicial para os astronautas, uma vez que, se respirarem grandes quantidades de oxigênio, podem morrer.

4 - Transporte

Na corrida para nos levar ao Planeta Vermelho, a liderança está com a NASA, SpaceX e Blue Origin. Todas elas têm naves que poderiam nos levar à Marte, mas o combustível que esses foguetes usam levaria muito tempo para chegar no novo planeta.

A NASA está tentando mudar isso com o seu Sistema de Lançamento Espacial. Tal alternativa usará hidrogênio líquido e outros produtos químicos como combustível. A SpaceX pensa em mudar sua espaçonave para usar o metano líquido como combustível. E já a Blue Origin, está indo para o uso de hidrogênio líquido. Mas algumas pessoas ainda têm suas dúvidas se essas naves e combustíveis nos levarão à Marte efetivamente.

5 - Cirurgias

Conforme as missões espaciais aumentam seu tempo, as chances de os astronautas terem algum problema de saúde e precisarem passar por algum procedimento, são maiores. E no ambiente único do espaço, os astronautas doentes têm uma maior probabilidade de morrer.

Os astronautas que vão para a Estação Espacial Internacional (ISS) são treinados para fazer alguns procedimentos como injeções, costurar feridas e tirar um dente. Mas os que são submetidos a esses procedimentos têm logo que voltar para a Terra em uma nave que fica ancorada ao lado da ISS. E mesmo que em uma missão para Marte tenha um médico a bordo, a falta de gravidade seria um grande desafio a ser enfrentado.

6 - Poeira tóxica

O Planeta Vermelho é cheio de poeira tóxica, algo que pode dificultar a missão. Essa poeira são partículas de silicato redondas, finas e eletricamente carregadas que podem se prender aos trajes dos astronautas. Ela também é bastante difícil de limpar e pode entrar na base dos astronautas e entupir instrumentos importantes como o purificador de ar, por exemplo.

Essa poeira pode ser fatal porque pode entrar nos pulmões dos astronautas, onde reagirá com água e se transformará em substâncias químicas nocivas. E o efeito dessa poeira só piora porque nela também existe gesso e percloratos. O gesso, a longo prazo, pode causar problemas nos olhos, na pele e nos pulmões. E o perclorato pode trazer problemas na tireoide.

7 - Espaço

Um dos maiores perigos é o próprio espaço e o que os astronautas vão encontrar lá. Desde raios cósmicos e tempestades solares irregulares, uma radiação intensa pode ser causada. Segundo os cientistas, os astronautas que viajarem para Marte, estarão expostos a níveis de radiação de até 20% a mais do que receberão durante a vida na Terra. E essa radiação pode causar problemas cardíacos, pulmonares, oculares, distúrbios neurológicos e até mesmo câncer.

Logicamente, isso é um problema porque somente a ida para Marte poderia levar seis meses. Além das tempestades solares serem imprevisíveis. Talvez, a solução seria construir uma nave que levasse os astronautas o mais rápido possível até o Planeta Vermelho. Mas, mesmo assim, eles não estariam livres dos riscos da radiação nem mesmo quando chegarem em Marte.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest